Extras

Review do aplicativo: Spdr

Nunca fizemos uma review de aplicativo aqui no blog. O máximo que fizemos foi falar do Kindle Unlimited, mas nunca de um aplicativo específico. Como tem uma primeira vez para tudo, vamos falar de um aplicativo que chamou muito minha atenção e está me ajudando a ler mais rápido.

O que é

O aplicativo Spdr é basicamente uma plataforma em que você coloca um texto que quer ler e ele te auxilia a ler em uma velocidade constante.

Você pode colocar praticamente qualquer tipo de texto e ele te mostra uma palavra por vez para que você não perca tempo olhando para as outras ou tentando voltar.

É possível ir de 25 até 1000 palavras por minuto e ler livros completos pelo aplicativo.

O que está por trás

Em média, lemos de 150 à 200 palavras por minuto. Uma pessoa acostumada a ler, lê em média 250. Por mais que 250 palavras por minuto seja um ritmo bom, temos que considerar as possíveis distrações e aquela maldita mania de ficar voltando quando não entendemos muita coisa.

A verdade, é que 250, 200 ou 150 palavras por minuto é quando a pessoa lê sem parar um segundo. Sabemos que quando estamos com um livro ou ebook na mão, não é bem isso que acontece.

Quem já pesquisou técnicas para ler mais rápido provavelmente já viu coisas como “acompanhe as palavras com um lápis”, “não fique relendo aquilo que não entendeu”, etc. Mas sendo bem sincera, isso é um saco e não funciona a longo prazo. Funciona nas primeiras linhas, mas logo depois você já está lendo na sua velocidade normal e voltando naquelas frases que não compreendeu completamente.

Preço

O aplicativo é gratuito, porém, como praticamente todos atualmente, existe um plano pago. Custa em torno de R$39,00.

Enquanto a versão gratuita te dá várias limitações para baixar os arquivos, a versão paga te permite fazer tudo dentro do aplicativo. Uma coisa que me agradou bastante é que não é um serviço de assinatura, mas sim um pagamento único.

E também existe a possibilidade de mandar o link do aplicativo por mensagem para alguém e pagar metade do preço. Como não é necessário que a outra pessoa faça o download, você pode mandar o link para você mesmo e o desconto ainda assim é desbloqueado.

Sim, eu aderia à versão pro do aplicativo. Pareceu muito vantajoso para mim visto que meus dias são resumidos à leitura. Livros, artigos para a faculdade, notícias, todo tipo de texto.

Minha experiência

No geral, gostei muito do aplicativo. Realmente, ele elimina distrações e te permite ler em uma velocidade constante. Pode parecer que você perderá muito conteúdo, mas não acontece. Temos a impressão de que ler rapidamente significa que você não está prestando a devida atenção, mas vai por mim, velocidade de leitura não possui relação nenhuma com atenção.

É meio chato ficar voltando no livro, mas acredito que isso seja feito de propósito. Uma das premissas da leitura dinâmica é que você só volte em casos muito específicos, então essa dificuldade é uma coisa boa.

Enquanto importar documentos é bem fácil, trazer livros do Kindle ou do Apple Books é um saco. Simplesmente não tem como, o que é estranho já que o aplicativo diz que você pode importar livros. O que eu faço é tirar prints das páginas do Apple Books e copiar e colar o texto do Kindle.

Quando eles dizem que você pode importar documentos, basicamente o que querem dizer é que você pode importar o que está nos arquivos, mas não entendi muito bem o que querem com isso. Quando você compra um e-book, ele não é baixado em PDF, então qual é o sentido? Baixar um PDF pirata?

O aplicativo também tem uma certa dificuldade em entender quando o texto está em colunas diferentes. Isso não afeta muito na maioria dos livros, mas nos didáticos atrapalha bastante.

Preciso dizer que o reconhecimento do texto das fotos é realmente muito bom para e-books, porém poderiam mudar a forma de adicionar fotos e permitir fazer isso selecionando várias de uma vez. É fácil se perder quando temos que colocar umas 15 páginas uma por uma.

Já os livros físicos possuem um reconhecimento bom do aplicativo, mas a foto precisa ser muito bem tirada o que, convenhamos, não é a coisa mais simples do mundo de se fazer.

Por mais que pareça loucura o máximo de 1000 páginas por minuto, devo dizer que talvez não seja. Conforme você vai avançando, a velocidade vai aumentando gradativamente. Ler 300 palavras por minuto é difícil no começo, mas pouco tempo depois, já parece muito devagar. Hoje, dois dias depois de ter baixado o aplicativo, já passei para 400 palavras por minuto e sei que logo aumentarei a velocidade.

Não posso dizer exatamente se essa velocidade se traduz para livros físicos. Realmente senti que estou lendo mais rápido, mas sei que, diferente do que acontece no aplicativo, não é nada constante.

Para aqueles que não gostam de ler e-books, indico que testem este aplicativo também. A experiência é bem diferente. Há a opção de deixar a tela preta com letras brancas ou branca com letras pretas, mas eu prefiro mil vezes a primeira opção.

Sobre a leitura de noticias, aí eu realmente não gostei. Quando você envia a noticia diretamente do site ou aplicativo que você utiliza, o Spdr também considera todas as categorias do site como parte da leitura. Isso é péssimo, cansa muito e sinceramente é algo que eles deveriam arrumar.

No geral, gostei muito do aplicativo. Para quem lê bastante, é muito bom ter algo que te permita ler mais rápido e melhorar essa habilidade sempre. Também tem o aplicativo para o Apple Watch, o que também é bastante interessante já que te permite ler em basicamente qualquer tempo disponível. Mesmo com esse probleminha para baixar os livros, acredito que levar um ou dois minutos para passar o texto que preciso compensa o tempo extra que eu passaria lendo.

Vale a pena?

Depende muito. O preço normal, R$38,90 (ou algo assim), é algo que eu nunca aceitaria pagar por um aplicativo, principalmente um com tantos defeitos. Porém, quando você consegue os 50% de desconto já é algo mais aceitável.

Definitivamente o aplicativo não é para todo mundo. Minha opinião final é:

  • Leitores de ebooks: vale
  • Leitores de livros físicos: não vale
  • Leitores de notícias: não vale
  • Leitores de artigos científicos: vale

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: