Extras

REVIEW: Editora Harlequin.

Esse estilo de post só foi feito uma única vez pela Amanda, eu nunca tinha feito, embora tenha alfinetado uma ou outra editora em posts aleatórios (rs), nunca fiz algo tão direto e abrangente, digamos.

Afinal, nunca encontrei muitos motivos para reclamar de uma editora em específico que não seja por motivos pessoais, mas antes eu não conhecia a Harlequin.

Quer dizer, eu conhecia por nome, eles tem muitos romances de época no catálogo e sendo este o meu gênero favorito, como não vou entrar em contato uma hora ou outra, não é mesmo? Pois bem…

Minha primeira compra foi do livro Como se Vingar de um Cretino da Suzanne Enoch, não me recordo de ter encontrado nada muito grave nele, apenas o preço que é extremamente salgado considerando que o livro é pequeno e não tem grandes detalhes. A capa é simplória, a diagramação é feita de qualquer jeito… Enfim, o preço não justificava.

Depois disso, comprei dois livros direto na Bienal, Desejo e Escândalo e A Verdade Sobre Amores e Duques. Estavam com um preço um pouco mais baixo que o normal eu aproveitei. Com os 40 reais que compraria apenas um normalmente, comprei dois. Pouco tempo depois eu fiz uma troca com uma moça e consegui Como Encantar Um Canalha, teoricamente, de graça.

E agora eu chego na parte de expor meu principal problema com a editora: o português.

Erros crassos de português! Erros simples que qualquer ser humano com o mínimo conhecimento de ortografia conseguiria corrigir, eu realmente não entendo porque passaram! Eu não tenho foto de todos os erros que encontrei em todos os livros, mas enviei em alguns grupos e vou deixar aqui no post para vocês verem que eu não estou exagerando. São erros daquele tipo de trocar “houve” e “ouve”, “mas” e “mais”. Um absurdo, simplesmente, que impede você de ter uma leitura agradável.

Quem consegue continuar lendo com calma depois de ver erros dessa estirpe? Falo por mim: eu não consigo, fico aflita e dá vontade de largar. Preciso dar uma pausa, beber uma água, porque me incomoda de verdade, na alma.

Por uma questão bem simples: você paga caro por um livro, e nesse preço considera que vem a qualidade junto. Nesse caso, não vem, não. Você paga caro, porque eles querem dinheiro mesmo. Claramente os livros não passam por revisão e as edições em si são mais do mesmo. Não tem nada que justifique o preço elevado. Ou melhor, eles sabem que, por ser uma extensão da HarperCollins, as pessoas confiam e compram.

Eu tive que publicar meu livro em editora pequena, vocês acompanharam meu drama. E minha editora sempre fala sobre como eles tem que deixar os livros com preços muito abaixo do mercado, se não não vendem. E olha que qualquer pessoa que pegou meu livro comentou sobre o capricho na edição! Até pessoas que conhecem do assunto. Aí muitos leitores gastam uma fortuna com livros sem qualidade, nem capricho.

Eu não me importo com erros, o Inalcançável, livro de minha autoria, também acabou ficando com alguns, mas todos de digitação e nenhum nesse nível de absurdo, garanto isso com toda a plenitude possível.

E essa reclamação quanto à revisão não é só de mim, não. Vejo vários Bookstagrams reclamando e até em resenhas no Skoob já vi! A Harlequin faz alguma coisa quanto a isso? Não, rs.

Aliás, eu cheguei a enviar uma sugestão, nem era sobre essa questão de revisão, era sobre outra coisa, e eles não respondem, podem enviar e-mail que eles vão ignorar, porque nitidamente não estão nem aí para os leitores.

A Record, Arqueiro, podem ser injustas no quesito publicação de autores nacionais, isso são mesmo e ninguém pode negar, mas eu já enviei e-mail e eles responderam com toda a educação e hospitalidade, tirando o fato de que ambos nos apresentam edições sem erros de português (nas que tem, são poucos e errinhos bobos que passam mesmo), com capas diferenciadas e lindas, e (às vezes) com diagramações bem feitas. O preço paga pelo produto, entendem?

O que é diferente da Harlequin. Eu não tenho confiança ao fazer a compra de um livro deles, pois sei que vou receber algo mal feito, mesmo tendo que pagar caro por ele. Vou deixar de comprar obras da editora? Não, porque infelizmente eles são responsáveis pela publicação de várias autoras que gosto, mas só compro quando estiver em um limpa estoque ou uma promoção notável, sem outra possibilidade, já que não sou idiota e meu dinheiro não nasce em árvore.

Eu não tinha como não fazer esse post. Para quem não conhece a editora, tenham noção do que os espera caso compre um produto deles, e quem já conhece, pode se sentir representado aqui, eu te entendo e sei como é complicado ler erros crassos e tão doloridos em uma editora que exala uma confiança inexistente e ilusória, com um marketing gigante e uma fama injusta.

Espero que melhore, não pela editora em si, mas porque muitas autoras excelentes estão lá, como a Suzanne Enoch e a Juliana Dantas, pessoas que merecem um trabalho bem feito em cima do trabalho tão árduo delas.

E se alguém da equipe chegar a ler, não tem como vocês me processarem (risos), considerando que tudo o que falei tem provas e constatações, então só absorvam como uma crítica construtiva, que é o que estou tentando apresentar. Valorizem seus leitores e o dinheiro deles, muita gente economiza pra caramba pra conseguir comprar um livro, já pensou como é frustrante encontrar um com a qualidade que vocês entregam? É bem triste e não deveria acontecer.

Leitores: tentem dar espaço para editoras pequenas. Falo isso com todo o coração, mas também com a razão, porque as editoras pequenas capricham muito mais nesses quesitos técnicos, falo por experiência própria de compras que valeram a pena. Garanto que vocês vão se surpreender e adorar grande parte dos enredos, tanto quanto as obras de grandes editoras.

4 comentários

  1. Eu senti a mesma coisa e, por ser formada em Letras, esse tipo de erro, me causa muita irritação! E não tem jeito. Erros grosseiros atrapalham, mesmo que o enredo do da historia seja bom!
    Seria interessante que as editoras valorizassem mais seus leitores!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá, tudo bem?
    Concordo com você. Não tenho uma opinião sobre a editora pois nunca peguei nada do gênero. No geral um ou outro erro não me incomoda tanto mas quando isso persiste começo a ter problemas sérios também. Concordo que incomoda investir tanto e não receber o que se espera, e incomoda ainda mais o descaso.
    Gosto de posts sinceros assim. É complicado mas vale de alerta, para leitores e editores.

    Beijo!!
    https://www.amorpelaspaginas.com/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu sou escritora e no meu próprio livro saíram errinhos de digitação, é uma coisa normal, um trabalho feito por pessoas humanas que deixam passar mesmo, mas assim, problemas como troca de “ouve” por “houve”… Hmm… kkkkkkk. Não dá, sabe? Parece nem ter tido uma revisão nisso aí, só traduziram e mandaram pra gráfica logo. É aquele tipo de coisa que você volta a ler pra ter certeza do que leu, aí lê mais uma vez pensando que pode estar errada, realmente uma coisa que atrapalha quando você está envolvida com o enredo.
    Lamento principalmente pelas autoras, que colocam suas confianças no trabalho de uma editora com nome, imaginando que vale a pena.
    Acho posts assim necessários, não pra difamar, mas pra que a editora, caso entre em contato com isso, fique ligada e saiba que o consumidor não é idiota. A gente merece um trabalho bem feito, pagamos pra receber isso. Também serve pra alertar os leitores, que começam qualquer livro da editora já esperando erros assim, infelizmente, kkkkkk.
    Beijos e obrigada pelo comentário! 💖

    Curtir

  4. Nos dois casos da foto eu percebi o erro, parei, reli, aí pensei “não, não é possível” e reli de novo a frase inteira pra ter certeza que não era eu a errada. Incomoda demais a leitura quando se está envolvida com o enredo. É uma coisa que a editora precisa tomar cuidado, uma coisa bem básica mesmo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: