Listas

TOP 10: Continuações desnecessárias.

Selecionando as 10 continuações mais desnecessárias que já vi.

Há pouco eu estive assistindo a segunda temporada da série You, a qual já tem comparação de Série x Livro aqui no blog, e senti que não havia necessidade dessa continuação, da mesma forma que eu achei com o próprio livro.

Foi assim que surgiu a ideia para a lista de hoje, afinal, sempre tem aqueles autores que não sabem a hora de parar, né? Vou mostrar 10 exemplos que, na minha opinião, representam bem essa situação, a de não ter acabado na hora certa.

Enquanto selecionava, percebi certa similaridade com o TOP 10: Séries que abandonei e vou deixar o link aqui, caso alguém queira ver. Lembrando que vocês podem deixar os exemplos de vocês nos comentários!

  1. Harry Potter – J. K. Rowling.

Resultado de imagem para harry potter livros

Esse eu vou deixar numa posição mais baixa só para marcar uma presença amena, afinal, Criança Amaldiçoada não foi exatamente escrito por J. K., apenas aprovado.

E isso se mostra muito claro com a mediocridade desse livro. Ele foi criado exclusivamente para a peça de teatro, lá na Inglaterra, e é muito ruim, cheio de furos (coisas que a autora jamais deixaria passar se fosse a própria escrevendo), inconsistências quanto à personalidade dos personagens e diversos outros fatores péssimos.

É um livro desnecessário e eu imagino que ver lá no teatro deve ser intrigante, mas se você parar de olhar o espetáculo e focar no desenrolar… É sofrível. Umas situações sem noção que qualquer idiota perceberia não serem viáveis de se escrever, como Harry assistindo a morte dos próprios pais.

Terrível demais. Não teria como deixar fora dessa lista, já que eu ignoro a existência desse troço sempre que posso.

Harry Potter 哈利波特 GIF - HarryPotter 哈利波特 DanielRadcliffe GIFs

  1. Percy Jackson/Os Heróis do Olimpo – Rick Riordan.

Resultado de imagem para percy jackson herois do olimpo

Já falei diversas vezes e repito: Amo Percy Jackson! Foi uma das minhas primeiras leituras e marcou muito minha fase de 13/16 anos. Sempre terá um espaço reservado no meu coração. Mas vamos falar a verdade, Os Heróis do Olimpo não tem como defender.

Tio Rick nem se esforça em esconder que escreveu pelo dinheiro dos trouxas dos fãs (me incluo nisso). É muito ruim, maçante de ler e com uns enredos tão apelativos… Realmente não gosto nada dessa série, isso que a li inteira! Sabem por quê? Por causa de Percy, um dos meus personagens favoritos da vida! E adivinhem? Ele nem mesmo tem narrativa no livro que fecha seu ciclo!

Fiquei chateada demais, ele só colocou o Percy ali para vender mais, com toda a certeza. Foi uma falta de respeito o que ele fez com o personagem e com o legado que deixou para ele. Antes tivesse começado essa série deixando-o apenas em aparições especiais, como Cassandra Clare fez com os personagens de Os Instrumentos Mortais em Os Artifícios das Trevas. Mas não! Colocou como um dos protagonistas sem a mínima dedicação.

O fandom odiou e nem preciso dizer que não fui diferente, né? Péssima continuação, não precisava.

Funny Animals Dogs GIF - FunnyAnimals Dogs RollingEyes GIFs

  1. A Maldição do Tigre – Colleen Houck.

Resultado de imagem para maldição do tigre livros

Já não sou a maior fã dessa série e vocês sabem, fiz uma resenha dela inteira ressaltando o meu desgosto.

Aí pouco tempo atrás ouvi falar que sairia um quinto livro… Pergunto-lhes: Por que diabos? Não entendo de verdade! Já estava ruim do jeito que terminou lá, então a autora resolveu piorar?

Esse eu não li nem irei. Essa série tinha competência para ser algo bom, mas tudo se perdeu no caminho, todos os méritos foram esquecidas do segundo livro para frente. Não tenho motivos para seguir em frente, sabendo que esse quinto volume não só é uma bomba, como uma bomba repleta de encheção de linguiça. Mais de 600 páginas! Tão desnecessário que mal consigo definir.

Enfim… Lê quem tem coragem, eu já fui corajosa demais por ler até o quatro e olha que nem sou Grifinória. Irei honrar minha Corvinal sendo inteligente a ponto de não prosseguir.

Nicole Bahls GIF - Nicole Bahls Nicolebahls GIFs

  1. Beijada por um Anjo – Elizabeth Chandler.

Resultado de imagem para beijada por um anjo

Essa é uma das séries que era para ser trilogia e depois de algum tempo de finalizada, a autora resolveu continuar, o que foi uma péssima decisão.

Eu gostei muito do desfecho apresentado no terceiro livro, os outros livros não me atraíam tanto assim, eu lia mais por ler mesmo, mas esse terceiro, com todas as respostas e reviravoltas, eu adorei, de verdade! O único livro que teve cenas marcantes a ponto de eu lembrar vez ou outra.

O quarto livro, que retoma o enredo depois do suposto desfecho, não é ruim. Até que envolveu e me mantive entretida do início ao fim, mas daí veio o quinto… E o sexto.

Tremendamente decepcionantes. Ruins de verdade mesmo. A série já era meio novela mexicana antes, depois dessa retomada… Deus do céu. Só o último livro já coloca Maria do Bairro no chinelo, porque olha…

Chato demais, a trilogia em si já não era modelo de qualidade, agora, os outros três que lhe precederam abusa da decadência. Não precisava existir e justamente por isso fica em 7° lugar nessa lista.

Can't GIF - SethMeyers Stressed Cant GIFs

  1. Círculo Secreto – L. J. Smith/Aubrey Clark.

Resultado de imagem para circulo secreto livros

Está aí uma saga pouco conhecida, que porém, eu adoro!

Isso não quer dizer que seja perfeita, pelo contrário. Primeiro tínhamos uma trilogia escrita pela mesma autora de Diários do Vampiro, então, depois de todos os ciclos serem fechados, uma autora fantasma resolveu continuar.

E eu gostei dos dois livros subsequentes. A Ruptura é excelente, dei até favorito no Skoob. A Caçada já começou a decair, mas A Tentação… Cacete, que livro ruim.

Mesmo tendo gostado dos volumes 4 e 5, se eu soubesse desse desfecho tão mal feito, forçado, chato e horrendo, eu teria escolhido a não existência. Porque pegou todos os bons sentimentos que eu tinha pela história e jogou nos ares.

Estragou tudo. Se eu pudesse apagar da memória… Assim seria feito. Uma pena, porque era uma premissa ótima e bastante intrigante.

Me decepcionou tanto que eu precisei colocar nessa posição alta. Uma continuação que começou bem, apresentando-se promissora, mas logo se mostrou como todas as outras: desnecessária.

Friday Movie GIF - Friday ChrisTucker FacePalm GIFs

  1. Você – Caroline Kepnes.

page

Como foi o que me deu motivação para escrever esse post, eu não poderia excluir daqui.

Eu li o primeiro livro, achei ótimo, mas parou por aí. Ele tinha um início e um fim, era realista, sórdido e conseguia nos tocar no âmago, não tinha necessidade alguma, nenhuma, 0, inexistente, para continuar. A moral já estava entregue ali, passar daquilo já era um ato claro de ambição e apelação. Sendo o primeiro trabalho da autora (que já não tem lá uma escrita tão fantástica assim) era nítido que se dali se seguisse uma série, acabaria com tudo.

Eu, desde que entrei em contato com essa informação, já sabia que não daria sequência, as críticas dizem que eu sempre estive correta e me parece que a autora é uma grande tola se imaginou que realmente conseguiria manter a qualidade.

Tem certos livros, certos enredos e certais morais que são feitas para serem usadas em um livro único, stalker é um desses. Transformando em sagas, a premissa para de ser um thriller psicológico/suspense, e passa para algo no estilo sessão da tarde: “Venha cá e acompanhe as trapalhadas do Joe correndo atrás da sua mais nova vítima!”, isso é tão irresponsável e tolo. Parece um Sherlock Holmes dos stalkers, o que, por si só, já é uma metáfora pífia que mostra a mediocridade da ideia.

Não dá, eu nem preciso ler para ter certeza mais que absoluta de que é horrível.

Andressa Urach GIF - AndressaUrach GIFs

  1. Maze Runner – James Dashner.

Resultado de imagem para maze runner livros

James Dashner ainda é um pouco mais truqueiro que seus colegas de profissão. Isso porque ele nitidamente nunca teve a intenção de terminar Maze Runner como uma trilogia, conforme o prometido. Ele queria instigar até o desfecho (que não é bem desfecho), aí deixar mais um monte de ponto de interrogação para jogar mais livros na nossa cara. Mais dinheiro tirado de nossos bolsos.

Espertinho ele, e eu fui besta, na época que li, ele tinha lançado Ordem de Extermínio, que responde algumas das perguntas, mas não todas. Eu só passei a ser esperta igual ele a partir de Código da Febre, e olha que eu até pensei em ler, mas aí foi passando o tempo e azedou. Agora eu não leria nem se me pagassem.

Está bem, é mentira, se a V&R quiser me pagar eu leio, sim, e até falo bem se pagar a mais.

Eu não duvido que seja um livro bom, os outros são, mas ele é desnecessário porque tudo podia ser respondido em um único livro, mas ele decidiu picotar tudo e quem se ferra é a gente mesmo. Nunca perdoarei. Fica em 4° lugar.

Gretchen No GIF - Gretchen No Nope GIFs

  1. Métrica – Colleen Hoover.

Resultado de imagem para metrica livros

Chegamos no pódio! E esse aqui não é novidade para ninguém que acompanha o blog.

Já não sou a maior fã do primeiro livro, achei ele bom… E fim. Não tem nada de mais, não me chamou muita atenção, nem me prendeu muito também. Foi o segundo livro da autora que eu li e, tendo amado Um Caso Perdido da forma que amei, esperava muito, sendo que rendeu uma leve decepção. Mas tudo bem, eu perdoei pensando que era a estreia da Colleen Hoover e decidi dar uma chance para Pausa, imaginando que ele compensaria os erros de seu antecessor.

Não foi o caso, na verdade se mostrou mais como encheção de linguiça do primeiro livro. Achei bem dispensável mesmo, não me marcou em nada. E se foi assim… É claro que eu não leria o terceiro livro, que só pela premissa (alguns momentos do passado sendo narrados pelo mocinho e misturados com momentos do presente) já entrega ser algo tremendamente desnecessário.

Colleen ficou mais nos livros únicos depois disso e eu aprovo a atitude, acho que ela realmente é autora de início, meio e fim, sem alongamentos, porque senão ela se perde.

Quanto a essa trilogia aqui, mantenho em 3° lugar e é isto.

Chandler Photo GIF - Chandler Photo Friends GIFs

  1. Perdida – Carina Rissi.

Resultado de imagem para perdida livros

Gostei de Destinado? Gostei! De Prometida também? Sim! Mas, Encontrada foi um livro muito besta e escusável. Definitivamente não precisava existir. Eu acho que seria muito melhor focar os outros livros nos personagens coadjuvantes, mas vai lá saber o que se passa na cabeça da Carina Rissi para amar tanto essa praga insuportável da Sofia.

Ou seja, eu não acho as continuações em si desnecessárias, acho as continuações com a Sofia desnecessárias. Eu quero muito ler Desencantada, mas tenho 0 vontade de ler o último livro, porque da onde ela vai tirar mais história pra Ian e Sofia? Não consigo imaginar e mesmo que conseguisse, não gostaria. Vejo uma encheção de linguiça chata pra caralh* eminente.

A Carina Rissi não tem noção nenhuma de quando parar, eu pensava que o desfecho da série seria com um casal secundário, ou, quem sabe, como Os Bridgertons, uma junção de contos. 4 livros de Sofia e Ian, 1700 páginas… Qualquer casal que se mostre por tanto tempo, seja um deles intragável ou não, já se apresenta apelativo. Uma fixação inexplicável por dinheiro.

Sorte da autora, que é famosinha e pode fazer esses absurdos, vai uma autora independente escrever um monte de livro de 400 páginas saturando um casal, rs. Fica humilhada e pobre por investir nisso.

Vai ficar em 2° lugar e quem não gostou, só lamento. Faz um B.O. pra ver se ajuda.

Madison Madison Montgomery GIF - Madison MadisonMontgomery Ahs GIFs

  1. A Seleção – Kiera Cass.

Resultado de imagem para a seleção livros

Outro que não é novidade. Eu defendo A Seleção com unhas e dentes, mas faço isso desconsiderando completamente A Herdeira e A Coroa, faço isso para prevenir minha sanidade mental, já que ambos são indefensáveis.

Eu acho que nem preciso alongar muito na explicação, porque é aquela coisa, né, não adianta chutar cachorro morto. Já critiquei tanto que dedicar mais algumas linhas de raiva à terrível ideia da Kiera parece petulante da minha parte.

Não basta a protagonista ser detestável, o casal final é chato e sem desenvolvimento e o enredo político, totalmente sem coerência. Um show de horrores. Me decepcionei tanto que olha… É de partir coração.

Quando fiquei sabendo que teria continuação da trilogia, achei que seria com América e Maxon, o que poderia dar bons resultados, afinal, muitas coisas mudaram, e como eles reagiriam a isso? Diferente de Perdida, aqui envolve muito o lado político, e teria algum sentido além do econômico para sequências deles. No entanto, no lugar disso, tivemos nosso casal com uns 50 anos mais parecendo estar com 70, o pé na cova, e novos personagens extremamente desinteressantes. Mas enfim, eu não ia me alongar.

Quem quer saber melhor, tem resenha. Finalizo essa lista de uma forma que não tinha como ser diferente, pior continuação do universo.

Tulla Luana Puke GIF - TullaLuana Tulla Puke GIFs

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: