Listas

TOP 10: Casos em que a adaptação é melhor que o livro

Selecionando 10 filmes melhores que o livro!

A gente está na vibe de adaptações aqui, não é mesmo? Estou falando seguidas vezes sobre adaptações. Comecei com o Filme X Livro de O Sol Também é uma Estrela, depois veio o de Precisamos Falar Sobre Kevin, e, por último, na semana passada falei de O Cemitério (2019).

No meio das elaborações desses posts que eu tive a ideia para o de hoje: um TOP 10 com adaptações melhores que os materiais originais, afinal, é costume que o livro seja melhor, por poder explorar as coisas de uma forma que se mostra impossível no audiovisual. Mas há algumas adaptações que realmente se destacam e mostram uma perspectiva diferente e melhorada da obra. E é isso que vamos ressaltar aqui hoje!

Obviamente, só falarei dos livros e adaptações que eu conheço. Caso você conheça outros filmes que se destaquem perante o material original, comenta aqui embaixo!

E perdoem as montagens horríveis, não desistam de mim! Hahaha, preguiça o nome, só joguei as fotos dos filmes e livros.

  1. Carrie, a Estranha.

ca

Antes mesmo de ler o livro, eu já tinha assistido as três adaptações existentes de Carrie e só não gostava do filme de 2013, mas os outros dois eu adorava. Meu favorito é o de 2002, acho que ele traz diferenças bem interessantes que me agradaram em particular. O de 1976 é um clássico que eu adoro também. Considero o mais assustador dentre todos, a mãe da Carrie, interpretada pela Piper Laurie, me dá arrepios toda vez que assisto!

Eu gostei do livro, não me entendam mal, mas acho que por já conhecer tanto do enredo, acabei esperando mais dele. Aprovei aquela narrativa misturando matérias em jornais com relatos, porém, no fim, terminei sentindo que faltava alguma coisa para me agradar completamente.

Foi o primeiríssimo livro de King, ele cresceu muito daí pra frente, acho que isso influenciou também. Enfim, gosto um pouco mais das adaptações que do livro, mas ambos são fantásticos.

Carrie Carrie77 GIF - Carrie Carrie77 StephenKing GIFs

  1. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

ODDCDBB

Esse é um dos meus filmes favoritos da vida, amo demais e assisto desde que era criança, ele me lembra bons momentos.

Só entrei em contato com os livros no ano passado, e eu amei do mesmo modo. Todo o bom humor e as trapalhadas da Becky estão lá e já até tenho o terceiro livro aqui, que logo pretendo ler. Mas, a adaptação acaba sendo mais profunda que o livro, na minha opinião.

Não que chick-lits precisem ser profundos, nós sabemos que não, eu só acho que o filme conseguiu desenvolver mais a obsessão da Becky. O livro fica mais voltado para o lado pastelão, aliás, os livros, porque a adaptação é uma mistura dos dois primeiros livros, o que eu achei ótimo.

Conseguiram contar uma história maravilhosa de forma sucinta, cortando algumas partes mais bobinhas. Até o Luke é mais suportável nas telas, não gosto dele nas páginas.

A diferença não é tão grande, afinal, amo tanto um quanto outro, mas se for para definir, realmente prefiro o filme, que deu uma resumida ali e marcou muito a minha infância com o jeitinho da protagonista. Minha parte favorita de todas é a dos noruegueses, sem defeitos! Hahaha.

Confessions Of AShopaholic Becky Bloom GIF - ConfessionsOfAShopaholic BeckyBloom RebeccaBloomwood GIFs

  1. Diário da Princesa

ddp

Outro filme que marcou não só a minha vida, mas de muitas pessoas que podem estar lendo aqui.

Vivia passando na Sessão da Tarde e era sempre uma festa pra mim quando passava. Às vezes eu também alugava nas falecidas locadoras… Resumindo, amava!

E não é que o livro seja ruim, ele é muito fofo e gostosinho de ler, mas o filme me envolve mais. Ter Anne Hathaway como protagonista já diz muito, né? Não tem como não se envolver e deixar de gostar.

Além disso, também sinto que o filme é um pouquinho mais maduro que o livro, o qual li com 16 anos e achei bem juvenil até mesmo para mim naquela época. O filme até hoje adoro assistir e não penso ter passado do meu tempo não, haha.

Realmente acho o filme um pouco melhor e é isto. Marca presença nessa lista.

Me Trying To Flirt GIF - Annehathaway Eyebrows Flirting GIFs

  1. As Crônicas de Nárnia

cn

Não é novidade que eu não sou a maior fã dessas crônicas. Acho que elas mostram a religião de modo metafórico errôneo, alienante e preconceituoso.

Mesmo sendo histórias com 100 páginas ou até menos, lembro-me de serem extremamente maçantes para ler, já até comentei por aqui que demorei 6 meses para terminar o livro todo. Abandonei várias vezes e só cheguei no fim por ser teimosa.

Nesse caso, assisti os filmes depois de ler o livro, então eles não marcaram muito a minha infância, como foi com algumas amigas minhas. Eu achei os filmes mais fluidos, dá pra assistir sem se sentir desconfortável, e Príncipe Caspian tem algumas mudanças que achei interessantes… Enfim, bem melhor na minha percepção. Inclusive, eu gostaria muito de ver adaptação de Cadeira de Prata, que foi o único conto que eu gostei de fato dentre todos. Aliás, acho que seria legal ver todo o resto de uma forma menos enfadonha. Apenas O Cavalo e Seu Menino, com aquele preconceito carregado, que não precisa.

Tilda Swinton Narnia GIF - TildaSwinton Narnia Kill GIFs

  1. O Lado Bom da Vida

olbdv

Aqui as diferenças nos acontecimentos entre livro e filme já são mais palpáveis, e é justamente isso que torna a adaptação melhor, ela nos apresenta situações mais interessantes e envolventes.

Tirando o fato de que o livro é inteiramente em primeira pessoa e Pat é doente mental, ou seja, narrativa cansativa. É realista considerando seu diagnóstico, só não é muito empolgante, entendem?

O autor também dá foco em coisas que não precisavam de tanta atenção assim, tipo o beisebol. Eu li esse livro há muito tempo, acho que já faz uns 5 anos, mas me recordo plenamente de como estava cansada de ouvir sobre beisebol, sendo que tinha tantas outras tramas melhores ao redor do personagem.

É um livro bom que traz tópicos importantes de discussão, mas, o filme é infinitamente melhor, não é à toa que concorreu a alguns Oscars.

Wow Jennifer Lawrence GIF - Wow JenniferLawrence Dance GIFs

  1. As Vantagens de Ser Invisível.

avdsi

O que torna a adaptação melhor que o material original nesse caso, é a profundidade da narrativa.

Eu gosto do livro, de verdade mesmo, só acho que ele é muito básico, raso demais. Podia ter uma exploração a mais em cima do Charlie que é um personagem cheio de carga emocional e poderia, sim, ser melhor aproveitado.

Ironicamente, é o próprio autor que escreveu e dirigiu o filme, acho que ele pegou os erros de seu primeiro trabalho, e os melhorou na hora de adaptá-lo, o que eu achei… Confuso. Mas digno, porque ele se superou e não só reconhecer que pode se superar, como também pôr isso em prática, é louvável.

É um filme indispensável para adolescentes, para que entendam as diferenças entre pessoas e contemplem o respeito pelo que não conhece. Vale a leitura, mas vale ainda mais assistir ao filme!

Infinite Wallflower GIF - Infinite Wallflower InThatMoment GIFs

  1. Dumplin’

dd

Nesse caso aqui eu falei até na resenha do livro, que é um tanto mediano.

Enquanto o filme foca na autoestima, amor próprio, amizade, sororidade e diversos outros tópicos extremamente importantes, o livro basicamente fala que uma gorda também pode conquistar uns caras aí.

Legal também? Sim, porque gordas sempre são encaradas de um jeito como se não conseguissem arranjar homem por suas aparências, mas assim… A adaptação arrisca em pontos mais certeiros, eu diria.

Não é um filme perfeito, eu sinto que tem uma barriga ali no meio, mas que é melhor que o material original, é sim. A amizade feminina é tratada com mais cuidado, Will e Ellen representam aquela amizade que você admira e se identifica, no livro… Bem, é meio merda.

Uma birrinha infantil as separou por quase metade do enredo, foi bem desnecessário.

Já assisti a adaptação diversas vezes, acho bem envolvente mesmo, diferente da obra, que eu achei morna ao extremo. Merece um lugar alto nessa lista.

Dumplin Pageant GIF - Dumplin Pageant Happy GIFs

  1. Para Todos os Garotos que Já Amei.

ptg

Eu costumo dizer que os livros da Jenny Han seguem aquele estilo de ser tão ruim, mas tão ruim, que acaba ficando bom, porque são livros tanto faz. Enredos clichês, sem muita originalidade, escrita amadora e com personagens rasos. Mesmo sendo Young Adult, é tudo bastante superficial.

Lembro-me até mesmo quando eu estava lendo esse livro em específico, que enviei uma mensagem para a Amanda falando que estava julgando tudo bem mal, porém algo não me deixava largar.

Antes que me ataquem, eu gosto de Para Todos os Garotos que Já amei! Só não acho grandes coisas. É uma literatura envolvente que apresenta um casal raso, mas com química, e só.

Eu amo a adaptação! Sempre que estou com as minhas crises de insônia, coloco para assistir e matar tempo. Aqui digo que é a mesma coisa de Diário de uma Princesa, senti uma maturidade a mais no filme. Mudar a idade da Kitty e suas motivações já foi um avanço imensurável, pois aquela menina é muito tola e desnecessária! Expor a irmã daquele jeito só por que vocês brigaram?

Eu e meu irmão vivíamos quebrando o pau, mas jamais chegaríamos nesse ponto, porque mesmo com raiva, ainda éramos irmãos, oras.

No filme ela já tem uma motivação um pouco mais compreensível. Não é uma mudança tão madura, mas é muito superior às páginas e isso que conta.

Terem amenizado um pouco aquele drama de Josh/Margot também fez a diferença, eu achava essa coisa toda bem chata.

Ah, e o primeiro beijo de Peter e Lara Jean! No livro é muito irreal, a forma que acontece… Super nada a ver. Nas telas tiveram noção e fizeram algo mais bem feito, não só nesse cena, aliás, como no todo.

Lara Jean Flip Hair GIF - LaraJean FlipHair GIFs

  1. Diário de Uma Paixão

ddup

Nesse não é difícil definir o que torna a adaptação melhor: simplesmente, desenvolvimento.

O livro tem pouco mais de 100 páginas, o início da relação dos personagens é um negócio muito jogado. A narrativa só fala que eles se envolveram em determinado verão. Não explica o que houve, não descreve situações… Nada.

No filme teve isso e fez toda a diferença. A gente conseguiu sentir mais a distância do casal, nos sentirmos mais próximos deles e, consequentemente, torcermos mais por eles. No livro é tudo tão por cima que você chega a ficar irritado, querendo saber mais coisas.

A química entre os atores também é muito mais palpável, mesmo que Ryan Gosling e Rachel McAdams não se entrosassem muito bem nos bastidores. Outro filme que me marcou bastante quando mais nova. Acho que até mesmo o drama é mais bem explorado aqui, lembro de me emocionar algumas vezes ao assistir.

Muito melhor, para mim não tem nem comparação. Fica em 2° lugar.

The Notebook Kiss GIF - TheNotebook Kiss Couple GIFs

  1. Diários do Vampiro

ddv

Quanto diário, não é mesmo? Hahaha, pelo o que parece os diários sempre são melhores na adaptação.

The Vampire Diaries é a única série citada nessa lista e não é uma série tão excelente assim, acho que fez sentido o sucesso em sua época, atualmente não faria mais. Além disso, os roteiristas se perderam imensamente da terceira temporada para frente, mas até mesmo os defeitos já pisam nos livros, que são muito ruinzinhos.

São rasos, não exploram bem nenhum dos universos criados, os personagens são unidimensionais e sem carisma. Não é uma leitura horrível, mas é bem morna e tanto faz.

Tirando o fato de que era para ser uma trilogia e a autora decidiu continuar anos depois, eu simplesmente odiei o final do terceiro livro, que findaria a história, e não prossegui com a série literária, só de ranço. Um desfecho jogado e muito, muito ruim.

Não que eu tenha terminado a série televisiva, parei no primeiro episódio da sexta temporada, mas cheguei lá, e a diferença entre exploração de mundo, enredos e personagens é imensuravelmente melhor. Desde a primeira temporada já deixava os livros no chinelo.

Outro que nem tem comparação, a diferença é tão abismal, que não teria outro lugar se não o primeiro pelas melhorias colocadas na adaptação.

Tvd Smile GIF - Tvd Smile Fangs GIFs

5 comentários

  1. Teve uma adaptação literária que AMEII! O Caçador de Pipas. Este foi até melhor que i livro, pq as cenas sendo interpretadas fizeram ainda mais sentido pra mim.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Tenho medo de ler esse livro ou assistir o filme e morrer de chorar 🤭 hahahahah. Obrigada por complementar o post!! ❤️

    Curtir

  3. É… sabemos do terror real que abrange a temática do livro/filme, né. Mas é justamente uma lição. Aquela premissa de “aqui se faz, aqui se paga”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: