Extras

Como ler em outras línguas

Quem nos acompanha no Instagram sabe que, em janeiro, li Harry Potter e a Pedra Filosofal em inglês. Como eu tenho um nível bom no idioma, achei que seria super tranquilo, mas não poderia estar mais enganada hahahaha.

Por conta disso, o post de hoje trás algumas dicas que foram fundamentais para facilitar o processo. Espero que ajude aqueles que, assim como eu, resolveram encarar esse desafio.

1. Encontre um livro que esteja no seu nível

Não tem nada mais frustrante do que começar a ler uma história e não entender nada. Por isso, para evitar que você abandone a leitura, é importante determinar uma meta possível de ser atingida.

Provavelmente, caso você estude um idioma, você deve saber em qual nível está. Se não sabe, pare de ler este post agora, eu te dou essa permissão. Para aprender qualquer idioma, é importante saber sempre em que ponto você está, então dê um jeito nisso primeiro.

Para aqueles que sabem se estão no A1, A2, B1, B2, C1 ou C2, é só procurar livros nesse nível. Muitos sites oferecem indicações de livros para cada um desses níveis, então vale a pena dar uma olhada.

E, caso queiram, posso fazer um post dando algumas indicações para vocês.

read english GIF

2. Leia um livro você já leu em português

Isso é basicamente o que estou fazendo com Harry Potter. Já li a saga inteira e fiz até uma resenha completa da série. Não preciso dizer que amo muito. Foi difícil para eu começar, mas depois que comecei, simplesmente não parei mais.

Já havia um tempo que eu queria reler os livros e como a Thai me deu A Pedra Filosofal em inglês, foi a oportunidade perfeita. Agora estou lendo Prisioneiro de Azkaban em espanhol e sei que boa parte do motivo para eu estar avançando na leitura é porque já li o livro. Enquanto em inglês estou no nível avançado (tanto que estou começando a trabalhar como professora do idioma), estou apenas no intermediário do espanhol.

E digo mais, meu espanhol é uma grande mistura de vários espanhóis diferentes. Eu fazia biotecnologia em uma faculdade de integração latino-americana, que traz pessoas de vários países. Fiz amigos de vários lugares, tive aulas com professores de várias nacionalidades, moro ao lado do Paraguai e tive muito contato com novelas mexicanas quando era mais nova, resumindo… Meu espanhol é uma verdadeira bagunça.

Tanto para pessoas na minha situação quanto aquelas que ainda estão aprendendo o idioma, é bom ler alguma coisa que já leram anteriormente. A compreensão fica mais fácil e ajuda a ler com mais naturalidade.

cat book GIF

3. Esqueça o dicionário e os cadernos

Essa é a dica mais controversa que tem. Eu dei uma boa pesquisada antes de começar a escrever este post e quando comecei a tentar a ler em outros idiomas e dicas como “leia com um dicionário do lado” ou “anote tudo” são as mais comuns.

Pessoalmente, depois das experiências que tive, posso dizer que essas dicas acabam apenas prejudicando. Se você está seguindo a primeira dica e está lendo um livro adequado para seu nível, o vocabulário não será diferente. Claro que surgirão dúvidas, palavras desconhecidas, mas pense que chatice seria ficar parando sempre para anotar alguma coisa. O que você pode fazer, que acredito que não prejudicará tanto, é grifar ou marcar com post its as palavras para pesquisar depois, mas não fique parando tanto a leitura.

Cat Dictionary GIF by swerk

4. Foque no contexto

A maior dificuldade que tive quando comecei a ler Pedra Filosofal era que sempre que eu encontrava uma palavra que eu não entendia, ficava relendo a sentença um milhão de vezes como se por mágica, o significado fosse aparecer na minha mente. Não importava se eu tivesse entendido o contexto ou não, eu queria entender a maldita da palavra.

Demorou para que eu conseguisse me policiar para não ficar fazendo isso sempre. Eu não queria pegar dicionários, mas ficava parada nas mesmas partes. Essa dica é importante para qualquer texto em outros idiomas. Nunca vamos saber todas as palavras. Sempre vai existir alguma palavra ou expressão que não conhecemos e não adianta se martirizar por isso. Então quando achar algo que você não conheça, siga em frente, entenda a frase e já pode ficar muito feliz por isso.

kids read GIF

2 comentários

  1. Oi Amanda, comprei um livro bilíngue, o pior livro da face da terra já escrito, Orgulho E Preconceito, havia colocado nos abandonados, mas uma noite de insônia dois anos e algum tempo depois, terminei esse livro chato, a “sala de visitas”, não sei inglês que não o básico da internet, não li a parte em inglês, nem tentei, mas como curiosidade, no começo de cada capítulo, primeiro vinha em inglês, arriscava alguma coisa, mas não dava, uma que outra coisa solta, depois vinha em português.

    Curtir

  2. Vou me dar nota 8 pela minha habilidade em ler francês e leio muitos livros nesse idioma. Seus conselhos, em geral, são bons, mas escolher um livro que já foi lido em português talvez ajude se o conteúdo já tiver,pelo menos em parte, sido esquecido. O que te faz avançar quando você ainda não domina completamente o vocabulário é a curiosidade a respeito do enredo ou do conhecimento que o texto lhe oferece.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: