Resenhas

RESENHA: O Verão que Mudou Minha Vida

A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós.

Livro na Amazon

Resenha de Para Todos os Garotos que já Amei

Resenha de P.S. Ainda Amo Você

Resenha de Agora e Para Sempre Lara Jean


Já de início, quero deixar claro que esse livro foi uma grande decepção. Vocês estão cansados de saber o quanto eu amo Para Todos os Garotos que já Amei, já fiz resenha, falei do livro em várias TAGs e por isso achei que O Verão que Mudou Minha Vida, por ser da mesma autora, seria tão maravilhoso quanto. Grande erro.

Não vou dizer que o livro é ruim, claro que não. Se fosse, eu não teria lido ele inteiro em menos de dois dias. A questão é que ele também não é a melhor obra do mundo e tem vários detalhes que Para Todos os Garotos que já Amei também tem.

Sabe quando você lê um livro e pensa que já leu algo do tipo antes? Essa é a sensação que eu tive. Esse post está sendo publicado em fevereiro, mas estou escrevendo no comecinho de janeiro (estou um pouco adiantada, eu sei) e no final de dezembro li Para Todos os Garotos que já Amei novamente. Por esse motivo, todos os detalhes da história de Lara Jean e Peter Kavinski ainda estão na minha cabeça. 

Não quero dar muitos detalhes porque muitos deles são spoilers, mas dá para reconhecer Peter tanto em Jeremiah quanto em Conrad. Isso acontece em vários e vários momentos. Isso é muito triste. Entendo que deve ser difícil de criar personagens novos, mas eles não precisam ser uma cópia descarada de personagens de outros livros. 

Além disso, achei a personagem principal, Belly, extremamente imatura. Não vou debater muito o assunto já que ela é uma adolescente de 16 anos, então ela não tem obrigação nenhuma de ser um exemplo de maturidade, mas aquela obsessão por não ser tratada como uma criança às vezes era meio irritante. 

Diferente da maioria dos livros, aqui temos três caras apaixonados pela protagonista: Conrad, Jeremiah e Cam. Não vou negar que Cam, para mim, não passou de uma distração então nem vou falar muito sobre. Agora, Conrad e Jeremiah são dois personagens que valem a pena discutir sobre. 

Primeiramente Jeremiah. Ele é o carinha perfeito. Diferente de Conrad, sempre trata a Belly bem, independente do que esteja acontecendo na vida particular dele. Por mais que ele tenha passado por momentos péssimos e sofrido muito, ele entendeu que ELA TAMBÉM ESTAVA. Já ouviram aquela história de que você só conhece uma pessoa nos piores momentos dela? A única coisa que deu para perceber é que Jeremiah é uma pessoa no mínimo decente. Infelizmente não podemos dizer o mesmo sobre Conrad.

Ele foi rude e só fez besteira ao longo do livro inteiro. A única coisa que ele fez foi descontar em todo mundo tudo aquilo que ele sentia para apenas no final tentar se redimir. É verdade que as pessoas mudam e etc, mas ele resolveu que queria mudar praticamente nas últimas 30 páginas de um livro que tem mais de 230. Pode ser que ele esteja diferente no resto da série, mas até agora, para mim, ele não presta.

Outro grande problema para mim foi a amizade de Taylor e Belly. Estou começando a achar seriamente que amizades tóxicas são um problema da autora já que isso acontece também em Para Todos os Garotos que já Amei. Nunca achei a Chris uma amiga boa. Ela nunca estava lá por Lara Jean e ficava constantemente tentado fazer com que ela mudasse. Pensei que esse era o limite, mas preciso dizer que a amizade de Belly e Taylor é muito, mas muito pior.

Taylor, além de ter esse defeito de querer mudar Belly constantemente, ainda provou ser uma pessoa extremamente egoísta. Ela sabia que Belly já havia gostado de Conrad e disse que tentaria ficar com ele mesmo assim. Prometeu para Belly que não seria má para Jeremiah e praticamente quebrou o coração dele. Não satisfeita com tudo isso, ainda ficou com o irmão dela, aquele que ela sempre disse que não suportava. 

Fora a constante necessidade de se sentir melhor que Belly. Eu acredito que boa parte dos problemas de autoestima que Belly tem são por causa de Taylor. É complicado quando a pessoa se sente inferior às pessoas mais próximas dela constantemente, mas era sempre assim que Taylor fazia com que ela se sentisse. 

Tirando todos esses problemas, gostei do livro. A escrita é muito boa, no mesmo estilo de Para Todos os Garotos que já Amei. Foi ótimo ler esse livro porque eu estava lendo outro que não estava avançando nada e eu já estava sentindo uma ressaca literária se aproximando por conta dele. Então super indico esse livro para aqueles que estão de ressaca literária e não sabem o que fazer. 

A história é bem leve e teve um final condizente. A fuga, os problemas com a mãe dos meninos, os divórcios, tudo já era de certa forma esperado, mesmo combinando com o livro.

Resumindo, eu gostei do livro. Gostei dos personagens e dos assuntos tratados de modo geral. Por mais que eu tenha criticado Taylor ou Conrad, bem, toda história precisa de vilões. A única coisa que faz o livro perder mais pontos é o plágio descarado que a autora fez dela mesma. Isso não tem como desculpar.


Escrita: ⭐⭐⭐⭐⭐

Personagens: ⭐⭐⭐⭐⭐

História: ⭐⭐⭐⭐

Final: ⭐⭐⭐

Cópia: ⭐⭐⭐


Nota final: ⭐⭐⭐⭐

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: