Listas

TOP 10: livros que todo mundo deveria ler

Existem muitos livros sobre os mais diversos assuntos, mas alguns deles simplesmente deveriam ser lidos por todo mundo. No post de hoje, trouxe uma lista com todos eles, livros que eu considero super importantes para qualquer pessoa.

Antes de tudo, já quero deixar claro que os livros não estão em ordem de importância, mas estão divididos em ficção e não-ficção. Como eu sei que o foco do nosso público não é esse tipo de livro, os de não-ficção são os quatro últimos, mas acho todos eles muito bons e tranquilos de ler.

Harry Potter

Esse simplesmente não poderia faltar. Harry Potter marcou uma geração e não á atoa. Estou em um grupo de releitura da saga e estou relembrando de como a série é maravilhosa. É engraçado que mesmo para quem já leu, os livros continuam tendo a mesma emoção já que acontece tanta coisa, tantos detalhes, que você acaba esquecendo da maioria.

Harry Potter é uma saga ótima para aqueles que não estão muito acostumados a ler já que os livros vão evoluindo tanto no tamanho quanto na complexidade. Não só isso, mas também ensina muitos valores, te dá muitos tapas na cara e, de uma maneira meio mascarada, fala muito sobre política.

Indico os livros para qualquer pessoa, mesmo que seja alguém que não gosta muito de ler. Vale muito a pena.

Warcross

Quem assistiu Black Mirror está acostumado com esse tipo de coisa. No começo de Warcross, é normal pensar que todo aquele mundo maravilhoso, onde a tecnologia se mistura com a realidade, é perfeito e queremos que isso se torne real. Entretanto, no final do primeiro livro e ao longo do segundo, vemos a quantidade de problemas que a tecnologia em excesso pode causar.

É complicado debater muito o assunto já que não existe muito que eu possa falar sem dar grandes spoilers do segundo livro, mas quanto mais você lê, mais você percebe que um mundo coordenado pela tecnologia seria algo péssimo.

Tudo precisa de um limite e, por mais que Warcross não deixe claro qual é, os livros ainda assim nos mostram o que poderia acontecer caso excedêssemos.  

Starters

Esse foi um livro que me deixou muito surpresa quando li em janeiro. Eu não sabia muito o que esperar e achava que passaria longe do que a história retratou. O que eu mais gostei foi que, além de também falar muito sobre a tecnologia da mesma forma que Warcross fala, Starters também aborda a busca incessante pela estética.

Vou dar um pouquinho de spoilers, mas não é nada demais. O que eu vou falar aqui, se eu não me engano, já estão nas primeiras 100 páginas do livro. A neta da mulher que alugou o corpo da personagem principal e outras pessoas da mesma idade dela alugaram o próprio corpo só porque queriam cirurgias e tratamentos estéticos.

E outra coisa ainda pior são os idosos que destruiram seus corpos ao longo da vida e agora precisam de outros para fazer aquilo que querem. Que vida é essa em que você está vivo, mas mesmo assim precisa pagar fortunas e alugar o corpo de uma pessoa jovem para fazer aquilo que você quer?

Gone

Muitas pessoas acreditam que as regras são inúteis e que a liberdade total para fazer aquilo que quer é a melhor coisa que se pode conquistar. Gone mostra de um jeito bem simples que não é assim que as coisas funcionam. Como todos os personagens são crianças, é chocante ver a maldade de algumas delas.

Não posso dizer que todos os livros da série são da mesma forma, li apenas o primeiro e o segundo, mas imagino que os próximos continuem na mesma linha. Pretendo ler a continuação nos próximos meses e fazer uma resenha completa da série porque ela merece.

No segundo livro, você já está mais acostumado, mas no primeiro é um choque por página, principalmente depois da chegada de Caine.

É realmente bom para perceber que nem as crianças estão livres da maldade que existe em algumas pessoas.

O Menino Feito de Blocos

Acho importante para todo mundo ler um livro nesse estilo, um livro que mostre como é a vida de uma pessoa que possui alguma doença mental. Nesse caso, vemos a história de um menino com autismo pela visão do pai dele.

O que mais me atrai nessa história, é que mostra como a internet e os jogos, quando utilizados de maneira correta, podem fazer muito bem para uma pessoa com esse tipo de doença. Gostei muito de ver a evolução do personagem ao longo do livro e de como a família dele ficou mais unida com tudo que ocorreu.

É um estilo diferente de leitura, mas mesmo assim é importante para qualquer pessoa.

Boa Noite

Por mais que esse livro seja ótimo para qualquer pessoa, é ainda melhor para um “grupo” específico: homens. Nele temos inúmeros momentos em que as mulheres sofrem todo tipo de preconceito e abuso pelo simples fato de serem mulheres. São consideradas pessoas menos inteligentes, incapazes de conseguirem aquilo que querem e o pior de tudo, são tratadas como bonecos para a simples satisfação dos homens.

Mesmo não sendo algo muito chocante (acredito que possa ser lido por todas as idades), ainda assim pode dar alguns tapas na cara de muitos homens que acham que dizer que uma mulher não serve para fazer engenharia é algo normal.

Me Poupe!

Agora começamos com os livros de não-ficção. Li esse livro poucos meses atrás e saí indicando para todo mundo. A verdade é que a esmagadora maioria das pessoas tem medo do dinheiro. Querem ganhar muito, mas acham que não precisam entender nada sobre.

O Me Poupe! é um ótimo livro para qualquer pessoa que quer entender pelo menos o básico. Claro que ninguém vai virar um economista apenas com ele, mas devido à linguagem super simples da Nathália Arcuri e da quantidade de dicas básicas, esse é um ótimo livro para os iniciantes.

O Poder do Hábito

Talvez você já tenha ouvido a frase que diz que seu sucesso está baseado nos seus hábitos. Por mais que muitos outros pontos estejam envolvidos no sucesso de uma pessoa, os hábitos são, sim, muito importantes.

Sempre existem aqueles hábitos que gostaríamos de mudar (como o de comer chocolate todos os dias) e aqueles que gostaríamos de criar (como ir para a academia regularmente). O objetivo do livro é justamente ajudar as pessoas a controlar esse tipo de coisa.

O único problema dele é que ele é apenas para pessoas acostumadas com o gênero. A leitura dele não é daquelas que flui completamente, então seria interessante que você se acostumasse a ler outros do gênero para depois se arriscar nesse.

O Milagre da Manhã

Existem algumas coisas que deveriam ser básicas na vida das pessoas, mas que, por conta da vida corrida, a maioria não faz. Esse livro basicamente ensina o caminho para fazer tudo diariamente.

É um dos clássicos de não-ficção e de longe um dos meus preferidos. Por mais que eu nunca tenha conseguido criar uma rotina, muitas pessoas conseguem e se beneficiam muito disso.

Pai Rico, Pai Pobre

Por último, temos mais um de economia. Esse é para aqueles que querem realmente aprender a controlar o dinheiro e precisam de novas portas e novas ideias para isso. Não indico ele para aqueles que não sabem nada, mas sim para aqueles que precisam de um empurrão maior para o mundo dos investimentos. Mesmo assim, esse foi de longe um dos melhores livros que li em 2019 e ele, com certeza, entra nessa lista.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: