Extras

Como Organizar as Leituras

É normal para pessoas que costumam ler bastante ter uma pilha de livros não lidos em casa e não saber o que vai ler depois. Isso é complicado porque, por mais que a estante fique bonitinha, livros que você não lê são basicamente dinheiro que você jogou fora. Não só isso, mas é bom ter uma meta que te incentive a ler constantemente.

Por isso, decidi fazer esse post com algumas coisas que você pode fazer para separar suas leituras e não deixar pilhas e mais pilhas de livros não lidos acumulando. Vocês já viram nas nossas metas de 2020 que já no começo do mês temos uma lista com todos os livros que queremos ler, então vou explicar mais ou menos como eu decido quais entram.

Listas

Existem algumas listas que você pode fazer que vão facilitar muito sua vida. É legal até que você tenha um caderno de leitura para poder colocar todas elas e ficar sempre atualizando. Essas listas são:

  1. Listas de séries para terminar
  2. Listas de releituras 
  3. Listas de livros novos de cada mês 

Com essas listas, fica bem mais fácil de separar as leituras de cada mês.

Tenha uma meta de livros para o mês 

Quando a gente quer ler alguma coisa, mas não tem um prazo, geralmente deixamos para depois e procrastinamos até não ter mais como. Com livros isso também acontece e é péssimo já que leitura também é um hábito e como tal, precisa de prática.

Eu tenho minhas metas anuais, mensais e diárias e elas meio que se complementam. Minha meta anual é ler 100 livros. Isso dá uma média de oito ou nove livros por mês, mas minha meta mensal são 10 livros. Digamos que o mínimo que quero ler são 100 livros no ano, mas quero mais mesmo assim. Estranho, eu sei, mas funciona.

Agora que estou de férias, estou lendo em média 150 páginas por dia. 100 páginas de ficção e 50 de não ficção. Geralmente, quando estou perto de terminar um livro, vou até o final, mas minha meta diária são 150 páginas.

Tenha um lugar para escrever os livros que você quer ler durante o mês 

Eu costumava usar um caderno físico como caderno de leitura, mas ficou um pouco inviável porque ele nem sempre estava comigo. Por isso, comecei a anotar tudo no aplicativo de notas do celular. Não sei exatamente como o sistema Android funciona (imagino que igual nesse caso), mas no da Apple, podemos criar categorias diferentes para cada coisa. 

Assim, eu tenho uma lista mensal de todos os livros que quero ler onde posso marcando os que já foram completos. Faço um post atualizado sobre o caderno de leitura? Me digam nos comentários. E só lembrando que agora, todos os meses, mostramos essas listas para vocês aqui no blog e comentamos no final do mês se conseguimos atingi-la ou não.

Passos para fazer a seleção dos livros

Agora que você já sabe quantos livros quer ler no mês e onde vai anota-los, hora de fazer a lista. Você lembra daquelas três listas que eu disse no começo que seriam importantes? É agora que você vai utiliza-las.

1. Projetos literários 

A primeira coisa que deve ser colocada na lista são seu projetos literários para que você não se atrase com eles. Nesse ano, estou envolvida em uma releitura de Harry Potter e em nosso club do livro.

Esses são projetos coletivos, mas também é aqui que você coloca seus projetos pessoais. Ano passado, eu estava lendo A Garota do Calendário seguindo os meses corretos, então era sempre uma das primeiras coisas que eu colocava na lista.

2. Listas de séries para terminar

Uma das coisas mais comuns é começar uma série e abandonar por preguiça. Ano passado, comecei a ler Instrumentos Mortais e, mesmo gostando muito, não continuei. E essa não é a única que foi apenas começada, ainda há várias. 

Para que isso não aconteça, é legal colocar os livros dessas séries já no começo da lista para não esquecer também. 

Não é bom colocar vários livros da mesma série no mesmo mês, é bem possível que você acabe enjoando. Tudo depende de quantos livros você tem para ler. No meu caso, leio um livro de uma série e dou pelo menos um mês de pausa até ler o próximo.

3. Lista de releituras 

Para as outras listas, acredito que não há limites para o número de livros. Você pode se meter em quantos projetos quiser, ler quantas séries quiser, desde que você consiga dar conta de tudo. Já para releituras… Acho que não é bem assim.

Para mim, o máximo de releituras que coloco são duas e só porque o número de livros que leio por ano é meio alto. Não é interessante ficar relendo livros quando temos tantos que ainda não foram lidos. Mas claro, a lista é sua, então você pode colocar quantas releituras quiser!

4. Livros que você comprou faz tempo

O motivo para ter uma lista com os livros comprados em todos os meses, é para que você saiba quais livros estão encalhados há um tempo e que também merecem ser lidos. Eu entendo que a vontade de colocar apenas livros novos, mas isso não é justo com os antigos. 

5. Livros que você esta ansioso para ler 

Claro que você também pode colocar esses, não estou pedindo para excluí-los da sua vida até ler todos os outros antes. É só balancear tudo e dá para ler os novos também. 

Mas claro, isso é só para aqueles que levam a leitura um pouco mais a sério e gostam de ter tudo organizado. Para mim, isso é importante principalmente por causa do blog e, por mais que essas dicas sirvam para qualquer pessoa, ninguém é obrigado a segui-las.

6 comentários

  1. Suas dicas são válidas e ótimas para se organizar. Porém, para mim, acho que não funciona. Ano passado me propus a participar do desafio de 12 livros e li apenas 5 e o projeto de livros nacionais li apenas a metade. 🙂 🙂 Acho que quando estabeleço metas para ler, eu acabo travando e aí que as coisas não fluem como o desejado. Mas acredito que vai de cada pessoa, não é mesmo!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu comecei a criar metas em 2016 e tendo que ler 4 livros (na época físicos) ao mês, com o tempo essa meta foi para o espaço, bastava eu ler ou superava a meta ou não alcançava. Em 2019 apesar de ler bem, olha o menu “Livros lidos” no meu blog, não foi tão bom quanto em anos anteriores. Este ano vou lendo, e vendo a quantos chegarei. O importante é ler.

    Curtir

  3. São dicas super valiosas, e se não me engano vc já me deu algumas dessas em outras oportunidades.
    “Não é interessante ficar relendo livros quando temos tantos que ainda não foram lidos.” Essa é, definitivamente, a melhor e q terei de me prender em seguir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: