Listas

TOP 15: As melhores leituras do ano.

Meus 15 melhores livros de 2019!

Ainda falta algumas leituras para finalizarmos esse ano? Falta, mas sinceramente não acho que essa lista vá mudar agora nesses próximos 20 dias, então já vou fazê-lo e qualquer coisa, mais para frente eu comento se alguma leitura for superada em um post posterior.

Os melhores livros do ano para mim é o que selecionarei no dia de hoje. Lembrando que opiniões variam, você pode discordar, apenas respeite, porque esses dias veio uma condenada aí achando que manda na minha opinião, falando que eu deveria tirar uma autora x de determinada lista porque ela não gostava dessa autora. Vocês vão me poupar que tudo aqui é baseado nas minhas preferências e vivências, total direito de discordar, apenas tenham noção de que cada pessoa é diferente e não tem nada de errado nisso. Você não está errado em desgostar e eu não estou errada em gostar (e vice-versa), ponto final.

Dá até vergonha da classe ver que realmente são pessoas que leem vindo falar asneiras e ofender gratuitamente. Pra qualquer pessoa que venha encher o saco já saiba: eu não me importo e minha opinião não vai mudar porquê você quer. Lide com isso.

Foi uma lista complexa de se fazer e eu precisei até aumentar o número para conseguir colocar todos os queridinhos na lista, haha, muitos tem resenha ou também temos autores com TOP 10, os quais estarão com post linkado nos respectivos nomes, mas enfim, bora lá!

15) O Amor… É Cego? – Lynsay Sands.

Resultado de imagem para o amor é cego livro

Não é um livro perfeito, ele já foi citado em uma lista aqui e se tornou um dos meus romances de época favoritos mesmo com seus pequenos defeitos.

É um livro divertidíssimo, clichê e muito intrigante. Tive que ler por PDF, infelizmente, pois não encontrei em lugar algum para comprar (só tem em formato romance de banca), e olha que não sou fã disso, eu não curto muito nem ler e-book, essa foi uma das minhas primeiras leituras em formato digital que realmente não desgrudei do celular, precisei chegar no final o quanto antes, porque tudo que envolvia Clarissa e Adrian era interessante.

Adorei o casal, amei os clichês e as situações, foi um livro delicioso de ler e vai ser o que estreia essa linda lista de retrospectiva.

Gretchen GIF - Gretchen GIFs

14) Treze – FML Pepper.

Resultado de imagem para treze livro

Treze no décimo quarto lugar? Pois muito que bem, haha.

Outro que já esteve em outras listas e eu adorei, principalmente porque não esperava muito. A própria autora convidou a mim e a Amanda para ler sendo que nenhuma de nós tínhamos contato com a escrita dela, e foi uma experiência muito prazerosa, a história foi envolvente, os personagens eram carismáticos…

Tinha mais de 400 páginas e eu não consegui parar enquanto não li tudo. Novamente, não é um livro perfeito, acho que a parte fantasiosa ficou muito de lado e a capa dá uma impressão de ser um livro de fantasia, né? Foi uma expectativa quebrada ali e Rebeca irrita em alguns momentos pela sua prepotência, mas mesmo assim, a leitura foi fantástica e, sim, uma das melhores do ano.

Outro livro lido em e-book que quebrou meu próprio preconceito com o formato.

Joey Flirt GIF - Joey Flirt Wink GIFs

13) O Acordo (Amores Improváveis #1) – Elle Kennedy

Resultado de imagem para o acordo livro

Como não colocar Elle Kennedy aqui e a obra que me apresentou a ela?

Ainda vou fazer um post sobre as descobertas mais preciosas do ano, mas por enquanto só digo que essa série de new adult foi perfeita, leituras leves, engraçadas, gostosas que dão aquela sensação de suavidade, de conforto.

Esse primeiro livro foi realmente um dos meus preferidos, não dava nada por ele, nada mesmo. Comprei porque queria algo clichê e a capa chamava atenção, foi a primeira coisa que me fisgou, então lá fui eu comprar sem expectativas, terminando completamente apaixonada, querendo mais páginas de Hannah e Garret.

Elle, posteriormente, comentou que se divertiu muito escrevendo tanto esse quanto The Risk, de outra série, e dá para perceber, eu também me diverti horrores com esses dois e amei a introdução ao nosso time de Hóquei favorito. Só amores!

Miacolucci Anahi GIF - Miacolucci Anahi GIFs

12) Uma Duquesa Qualquer (Spindle Cove #4) – Tessa Dare.

Resultado de imagem para uma duquesa qualquer livro

Eu jurava que tinha lido esse livro no ano passado, só na hora de selecionar os livros para essa lista que descobri ter sido em fevereiro de 2019.

Eu amo a Tessa Dare, vocês sabem, e se bem me lembro, no TOP 10 dela, essa obra aqui ficou no TOP 3, é muito divertido ver uma caipira sem modos se preparando para ser uma duquesa. A carga dramática do enredo também achei muito intrigante, trágico, mas necessário para mudar a cabeça do Griffin.

É claro que um amigo de Colin Payne renderia o livro, né? Não sabia o que esperar, porque durante a série não tivemos antes contato com a Pauline, protagonista, mas me surpreendi positivamente, ela é incrível. Um dos melhores da Tessa, sem dúvidas.

Rainha Gretchen GIF - Rainha Gretchen Ícone GIFs

11) O Bosque de Faias – Amanda Bonatti.

Resultado de imagem para o bosque de faias livro

Estou sempre puxando o saco, vocês acham mesmo que eu iria deixar de fora dos melhores do ano? Pois não vou, não.

Amei O Bosque de Faias, sim! Nutri expectativas desde que descobri essa obra e demorei horrores para conseguir tê-la, mas super valeu a pena, é um enredo simples, porém tocante e com aquele estilo novelesco que me lembrou bastante Jane Austen em seu auge.

Joana é uma mulher à frente de seu tempo, decidida, inteligente. Alexandre faria tudo por ela e isso fica claro logo a princípio. Esse casal é maravilhoso e o que gostei muito é o desenvolvimento em cima dos secundários. Você odeia a maioria? Odeia, mas não sei vocês, eu amo sentir raiva durante a leitura porque isso quer dizer que realmente estou envolvida com os personagens e a história e que esta vai se tornar uma experiência marcante mais para frente.

Tive várias emoções durante a leitura: como já dito, raiva, alívio, rancor, esperança… E o desfecho tem uma moral bem interessante também, vale a pena ler, viu? Melhor romance de época nacional.

Britney Spears Perform GIF - BritneySpears Perform Concert GIFs

10) A Casa Torta – Agatha Christie.

Resultado de imagem para a casa torta livro

Começando o TOP 10 agora com uma rainha, a do crime: Agatha Christie.

Só conheci ela esse ano (atrasadíssima, sim senhora!) e foi incrível, li o que? Uns 5 livros dela e o que me intriga é o fato dela conseguir idealizar tantos crimes e dar soluções tão diferenciadas para cada. Em A Casa Torta, ninguém imaginaria o culpado. E quando eu falo ninguém, é ninguém mesmo. Impossível, simplesmente, eu tinha dois suspeitos, imaginei que precisaria de duas cabeças para pensar em um crime tão bem bolado, mas imagine só: é apenas uma que assim… Não vou falar.

Só digo que o indivíduo é muito inteligente, muito mesmo, soube enganar os leitores e toda a investigação de forma perfeita. Meu queixo foi no chão nas últimas páginas, porque eu nem tinha levantado a hipótese!

Enfim, nem posso falar muito sem entregar, só saibam que indico demais.

Shocked GIF - ChirsFarley Shocked What GIFs

9) Ligações Proibidas – Cheryl Holt.

Resultado de imagem para ligaçoes proibidas

Outro e-book e esse é ainda pior: só tem versão português de Portugal!

Estranhei imensamente no início, demorei para engatar. Ele é mais voltado para o erotismo, preciso dizer e eu não esperava gostar tanto justamente por esses fatores citados, mas foi uma leitura… Inacreditável.

Me envolvi tanto com Abigail e James, sofri com eles, torci por eles… E olha, vou admitir que essa parte erótica deu um toque a mais na história deles, porque foi o que moveu tudo e eu não julguei algo forçado, como muitas vezes acontece. A escrita é envolvente e as circunstâncias te fazem ficar apreensivo.

Outra coisa bem legal foi o teor histórico das relações. A questão de James ser um bastardo e toda negação em torno do relacionamento deles justamente por causa disso… É uma obra diferente dos romances de época típicos e eu estava precisando de leituras assim, que deem uma repaginada no gênero, que já está se tornando mais do mesmo para mim.

Se está no 9º lugar é porque mereceu!

Kermit Water GIF - Kermit Water Bowl GIFs

8) Um Casamento Conveniente (Girls Meets Dukes #1) – Tessa Dare.

Resultado de imagem para um casamento conveniente

Tessa outra vez! Amo!

Outro livro que eu não estava dando muito por ele e fui pega de surpresa. Vi algumas críticas negativas e não sabia o que esperar, baixei as expectativas e comecei a ler sem esperar muito, acho que isso ajudou a tornar a leitura ainda melhor.

No início desse ano eu desanimei um pouco com romance de época, como eu disse na posição anterior, geralmente lia um que era incrível e outros 5 que não tinham nada de novo, me divertia enquanto estava lendo, mas só. Nada que realmente ficasse marcado.

Esse foi o um entre os 5, hahaha. Não é tão original, mas eu adorei. Adoro casamento arranjado, adoro mocinha à frente de seu tempo e mocinho (levemente) mal humorado! E ainda tem um gatinho que rouba a cena aqui, o Calças.

Outra coisa que me chamou bastante atenção foi o trabalho por trás dos traumas dos nossos protagonistas, ficou bem verossímil e a química dos dois juntos, com um ajudando o outro… Amei, amei e amei! Obrigada por essa lindeza, Tessa!

Tinky Winky Teletubbie Shakedown! GIF - Teletubbies Tinkywinky Shakeit GIFs

7) O Jogo (Amores Improváveis #3) – Elle Kennedy.

Resultado de imagem para o jogo livro

Muita gente discorda e eu entendo o ponto deles, mas O Jogo é o meu livro favorito da série. Eu já gostava da Allie desde o primeiro livro e do Dean então? Mesmo nesse século, quem resiste a um libertino regenerado? Eu não, hahaha!

Os dois descobrindo o amor, todas as piadas que foram criadas graças ao namoro escondido deles… Me diverti muito lendo. É aquela coisa de vários sentimentos durante a leitura que eu amo.

E vale dizer também que foi aqui que a escrita da Elle começou a dar uma amadurecida, tratando de temas um pouquinho mais pesadas do que estávamos acostumados nos volumes antecessores, tirando a grande bomba que temos no final, né? Que dá aquele desespero para ler A Conquista e ver como nosso quarteto favorito vai se “despedir”.

Enfim, eu julguei um livro completo, com tudo aquilo que amo tanto no gênero quanto fora dele até, virei a madrugada lendo, terminei morrendo de sono, só querendo deitar e morrer, mas não me aguentei, tive que fazer uma resenha antes pra espalhar todo o meu amor pela história e por esse par amadíssimo.

Andressa Urach Heart GIF - AndressaUrach Heart Flirt GIFs

6) E Não Sobrou Nenhum – Agatha Christie.

Resultado de imagem para e nao sobrou nenhum

E voltamos para a rainha do crime.

Enquanto em A Casa Torta temos um crime típico, embora com um culpado inimaginável, aqui o inimaginável é o próprio enredo mesmo. Um suspense perfeito que intriga o leitor do início ao fim da leitura com um crime tão bem bolado, similar a um dominó: dez pessoas, onde uma a uma vai morrendo, sem nunca ter noção de quem será o próximo.

Foi cada surto com esse livro que misericórdia, no fim eu só olhava pros cantos, sem saber o que sentir. Enfim, não vou me estender muito, afinal é a leitura mais recente dessa lista e o primeiro post de janeiro é uma resenha de E Não Sobrou Nenhum, então fiquem ligados.

Tea Shady GIF - Tea Shady AddamsFamily GIFs

5) É Assim que Acaba – Colleen Hoover.

Resultado de imagem para é assim que acaba

Um livro que trata de violência contra a mulher e relacionamento tóxico/abusivo pode ser uma cilada, muitas vezes é, afinal, rola uma romantização em cima do boy lixo que trata as mulheres como um grande nada, mas Colleen, nossa rainha dos New Adults, tem senso e fez um trabalho verdadeiro, mostrando as coisas cruéis da forma que tem de ser mostradas.

Ryle tem uma imagem perfeita, um cara lindo, simpático e médico! Neurocirurgião. E mesmo assim é um lixo de ser humano, que conquista Lily para casar e bater nela em casa. Eu fiquei bastante impactada durante a leitura, porque acho que é um medo geral de todas as mulheres.

Homens são fisicamente mais forte que nós, se eles quiserem bater na gente, não tem muito como se defender, infelizmente. E tem muita gente psicopata por aí que só descobrimos esse desvio mental depois de muito tempo, várias vezes nem percebemos que aquilo que está ocorrendo é um problema. Isso que acontece com a Lily.

Quando a gente ama, tende a aliviar as ações da pessoa, ainda que elas sejam horríveis, afinal, não queremos perdê-la.

O legal daqui é que a própria autora já presenciou uma relação assim, então não tenham medo, é realmente um enredo realista e sensível, outro que me emocionou. Achei muito legal o final, porque dá uma sensação de esperança. Enfim, excelente leitura, vale estrear o TOP 5.

Feminist GIF - Feminist Feminism GirlPower GIFs

4) Perigo Para um Inglês (Escândalos e Canalhas #3) – Sarah MacLean.

Resultado de imagem para perigo para um ingles

Mais um romance de época que sai da bolha, nesse temos um casal que já é casado, mas que vive em um relacionamento altamente abusivo desde que subiram ao altar e nós tivemos uma ideia disso logo no primeiro livro da série, quando Malcom trai Seraphina grávida (!!) e a ofende na frente da sociedade londrina inteira.

Eu odiava ele com todas as minhas forças e não esperava terminar esse livro rendida. Ele é dramático, trata de temas complexos e eu quase chorei no final, o que quem acompanha o blog sabe, é uma grande proeza.

É tão lindo e tocante, nos faz ter esperanças, nos traz a noção de que mesmo a pessoa errando horrores, pode ter alguma coisa boa ali dentro ainda a se salvar, só precisa colocá-la em uma posição para perceber o que está perdendo.

Adorei também o fato de Seraphina não engolir mais desaforo e querer o divórcio a qualquer custo, simplesmente, considerando tudo o que Malcon a fez passar, ela não podia se entregar de forma fácil pra ele, eu amei vê-lo rastejando atrás dela, amei! Karma is a bitch, né?

Falando assim nem parece que quase chorei com ele no final, hahaha.

É um livro que carrega uma grande carga emocional, muitos ensinamentos que valem a pena, gostei do misto de sensações que me tocaram, o quanto meus sentimentos com o duque eram controversos.

Meu melhor romance de época do ano, incrível, lindo, marcante. Sarah MacLean vinha me trazendo algumas decepções, mas nesse ela voltou a me conquistar.

Luana Tulla GIF - Luana Tulla Cry GIFs

3) It: A Coisa – Stephen King.

Resultado de imagem para it a coisa livro

Lindíssimo esse monstro de mais de 1000 páginas. Pra vocês verem o quanto eu não me importo com essa questão de páginas, não tenho medo, encarei esse aqui e não teve espaço para arrependimentos.

É claro que quando falo desse livro, sempre estou ignorando uma parte em especifico que quem já leu sabe qual é. Óbvio, eu odiei aquela cena, apenas não queria que ela estragasse o resto do livro, então finjo que nem existe.

Sabe, é um livro complexo, muitos personagens com personalidades e vidas diferentes, todos com traumas pesados que são desenvolvidos de forma fenomenal no decorrer das páginas. Se você não gosta de livros nesse estilo, muito enredo, muitas figuras, já saiba que pode não ser seu estilo de literatura, mas quem é mais amigável, leia, por favor!

O que gostei é que se trata de um terror sim, mas não só disso. É uma obra com diversas camadas e eu adorei desvendá-las. Gostei de ver como a infância terrível daquelas crianças foi reflexo de uma vida adulta problemática, é frio, cruel, mas real. Muito real.

Eu falei isso na resenha e repito: O que foi pior nas vidas das crianças, os pais tóxicos e negligentes que simplesmente destruíram a autoconfiança de todos eles, ou a Coisa, que quase os matou, mas formou uma amizade ali e deu motivo para que todos lutassem por algo? Podem acreditar, Pennywise é super simpático perto dos adultos da primeira parte.

Achei esse contraste bastante intrigante, foi uma das melhores leituras do ano, sim, e uma das mais marcantes da vida. As 1100 páginas assustam, mas é tudo tão fluido que compensa, de verdade.

It Pennywise GIF - It Pennywise Hello GIFs

2) O Sol é Para Todos – Harper Lee.

Resultado de imagem para o sol é para todos

Esse livro é famosíssimo e dado como um clássico nos Estados Unidos, vários filmes colegiais mostram o professor passando ele nas aulas de literatura e justamente por isso eu sentia um pouco de medo de lê-lo, mas sabe, desculpa se estiver ofendendo alguém e peço que respeitem, não é questão de síndrome de vira-lata, é questão de que pra mim é sempre muito mais fácil ler clássicos de outros países.

Aqui no Brasil os clássicos são muito maçantes e eu não digo nem pelo português rebuscado, mas pela narrativa arrastada mesmo. Questão de opinião e percepção, no meu caso gostei bem mais dos clássicos gringos que li, aqui é um bom exemplo.

É narrado por uma criança, a Scout e eu gostei muito desse diferencial, ela vive com seu pai, que é um advogado, defensor de um negro acusado de estupro em plena década de 30, e com seu irmão, Jem. É muito legal ver esse lado infantil, especialmente dela com o irmão, eu também cresci com um irmão mais velho e me trouxe muita nostalgia e sabe, eu acho que não teria forma melhor de montar esse livro se não com uma criança narrando.

Porque Scout, embora muitas vezes pareça madura, tem aquela visão imatura do mundo, não entende as coisas, tem muito a conhecer ainda, o que nos mostra como absorvemos o preconceito do nosso meio social enquanto crescemos, ninguém nasce com preconceitos, apenas adquire-se.

A cena do tribunal é fantástica, incrível, maravilhosa, perfeita. É longa, se não me engano dura até mais de um capítulo, mas é fenomenal, de tirar o fôlego.

É um livro antigo, mas com uma moral palpável até os dias de hoje, uma leitura que eu amei e indico a qualquer pessoa, parece-me uma leitura obrigatória a qualquer ser humano.

Haters Gonna Hate Kid GIF - HatersGonnaHate Kid Car GIFs

1) Proibido – Tabitha Suzuma.

Resultado de imagem para proibido tabitha

Pegar um tema tão complexo quanto o incesto (entre irmãos), dissecá-lo e mostrar a realidade de forma nua e crua sem entrar num clima apelativo é muito difícil.

Aliás, qualquer desses temas mais pesados é muito simples você perder o rumo e apresentar uma coisa caricata, digo porque sou escritora e já tive alguns erros assim no meu processo de amadurecimento descritivo, tratei a bipolaridade de uma forma bem ruim em uma das minhas primeiras fanfics, porém, já tratei de incesto entre irmãos também e eu gostava de escrever sobre isso, justamente por ser algo tão ousado e oculto.

Aquela coisa de romance proibido numa forma simplesmente perturbadora. Como já escrevi sobre esse tema e gostei bastante, queria ver como outra autora faria isso, porque realmente é bem delicado e você precisa tomar certo cuidado com o que vai contar, não são todos os leitores que tem estômago para ler uma obra assim.

Logo que tomei conhecimento desse livro, quis ele. É bem raro encontrá-lo em livrarias, precisei pedir para encomendarem diretamente com a editora e demorou um pouco para chegar, mas quando chegou eu quis loucamente ler logo. Pulei várias leituras e em abril li tudo em um único dia.

E que leitura! Deus, só de lembrar eu quero chorar.

É muito intenso, muito pesado, muito verdadeiro.

Lochan e Maya não tinham mais ninguém no mundo, seus pais largavam eles para criar os três irmãos mais novos, eram o único suporte um do outro, como eu disse na resenha, naquele mundo, naquelas circunstâncias, não tinha como ser diferente.

A autora pega o incesto e te faz enxergar por um ângulo que parece justo acontecer. Por si só já não mostra um trabalho excepcional? Além disso, também temos desenvolvimentos de personagens e tramas perfeitos… Aquele final… Dói, é pesado, trágico, mas não tinha outra opção. Eles escolheram salvar a família.

Chorei? Não, vocês sabem que me falta coração, haha, mas acho que fui além, terminei o livro tremendo, juro. Fiquei muito impactada, precisei de alguns segundos olhando para a parede e me recuperando, tentando aceitar.

Muito triste, mas tão necessário!

A escrita é sensível e transpassa todas as emoções necessárias. Perfeição, né gente? Uma leitura que vai ficar marcada aqui dentro para todo o sempre, tanto pela dor que me trouxe tanto pela moral. Lindo, lindo, o melhor desse ano, um dos favoritos de todos os tempos. Obrigada, Tabitha, por colocar seu talento em um trabalho tão controverso. Incrível ver autores que arriscam, que mostram uma coisa original e inesperada, de mesmice nós já estamos de saco cheio nesse meio literário.

Que 2020 me traga outra leitura tão tocante quanto essa.

Tulla Luana GIF - Tulla Luana Crise GIFs

AFazenda Farm GIF - AFazenda Fazenda Farm GIFs[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

 

2 comentários

  1. ótimas escolhas! “proibido” também é um dos meus preferidos da vida, tantas emoções com esse livro… Também amei “É assim que acaba”, um livro que todo mundo deveria ler ❤

    Curtir

  2. Ahhh, esse livro partiu meu coração, mas é tão verdadeiro e sensível! Foi lindo demais. Concordo, É Assim que acaba é leitura obrigatória, amei demais 💖

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: