Listas

TOP 10: livros que previram o futuro

Por causas dos Simpsons, meio que virou moda falar de filmes e séries que previram o futuro, mas poucas pessoas dão atenção para os livros. Temos alguns que até são bastante comentados como 1984 e o livro que basicamente contou a história do Titanic, mas temos vários outros bem mais antigos que falaram sobre coisas bem impressionantes antes até de uma tecnologia parecida existir. 

Antes de qualquer coisa, já quero deixar bem claro que não li nenhum dos livros dessa lista. Pelo que pesquisei, enquanto alguns são aclamados, outros são super criticados, então não estou indicando nada, apenas mostrando aspectos que se concretizaram no futuro.

1. As Viagens de Gulliver – 1726

Esse é relativamente conhecido por conta do filme protagonizado por Jack Black. Basicamente, é um livro que retrata as viagens de Gulliver por diferentes mundos. Em um deles, a Ilha de Laputa, um lugar cheio de cientistas, descobriram que Marte era orbitado por duas luas.

A parte interessante é que em 1877, pouco mais de 150 anos depois, foi descoberto que Marte realmente tem duas luas, Fobos e Deimos. 

2. Vinte Mil Léguas Submarinas (Twenty Thousand Leagues Under the Sea) – 1870

13405367_resized_500x718-768x1102

Aqui, o autor já falava sobre os submarinos elétricos mais ou menos 90 anos antes de serem inventados.

3. Olhando Para Trás (Looking Backward) – 1888

images

63 anos antes da invenção, este livro já falava sobre cartões de débito. Na história, o personagem principal dorme por 113 anos e acorda no ano de 2000. Assim, ele vê que todos utilizavam algo muito parecido com nossos atuais cartões de débito/crédito para pagar por suas compras. Por mais que eles não fossem exatamente igual a como são hoje, é realmente impressionante a semelhança.

4. Ralph 124C 41+ – 1911

imagem.aspx

A história toda se passa no ano de 2660 e conseguiu prever a energia solar, viagens espaciais, filmes com som e TVs. O livro foi lançado em 1911 e já falava sobre coisas que seriam lançadas quase meio século depois. A primeira televisão surgiu em 1926, não muito tempo depois do lançamento do livro, entretanto, as viagens espaciais, por exemplo, só aconteceram à partir de 1961.

5. The World Set Free – 1914

Resultado de imagem para the world set free

Esse, para mim, é o mais surpreendente. Esse livro falava sobre uma bomba muito parecida com a atual bomba nuclear. Não igual, mas extremamente parecida. Como se isso já não bastasse, ao que tudo indica, esse livro deu a ideia para um dos principais pesquisadores da fissão nuclear, que nada mais é do que o processo de funcionamento da bomba nuclear.

6. Fahrenheit 451 – 1953

Resultado de imagem para fahrenheit 451

 

Não só temos uma sociedade que não liga para livros, como também o autor fala muito sobre um mecanismo muito similar aos earbuds e fones de ouvido Bluetooth que temos atualmente. No caso do livro, eles serviam para comunicação, mas não tem como negar a semelhança que eles tem com os da atualidade.

7. 2001 Uma Odisseia no Espaço – 1968

01_2001UmOdisseiaNoEspaco

Neste livros, temos uma civilização alienígena a qual desenvolve tecnologia aqui no planeta Terra, entre elas, algo muito parecido com os tablets que temos hoje. Isso é incrível já que os primeiros celulares só começaram a ser comercializados em 1983 e não eram nada parecidos com o que são hoje. 

É fácil pegar um celular com uma tela touch, aumenta-lo e transforma-lo em um produto novo, mas tem que se dar o crédito para alguém que idealizou algo totalmente diferente do que a tecnologia da época permitia.

8. O Guia do Mochileiro das Galáxias – 1979 

5-volumes-coleco-o-guia-do-mochileiro-das-galaxia-lacrado-D_NQ_NP_22719-MLB20235422266_012015-O

Já em 1979, o livro conseguiu prever algo que só está sendo concretizado (em partes) atualmente, os tradutores universais simultâneos. Há quem diga que aprender um idioma novo hoje em dia é uma coisa boa, já que existem vários aplicativos que traduzem tudo que você fala enquanto fala. Eu acho isso uma grande besteira já que esses aplicativos ainda precisam avançar muito para substituir o aprendizado da língua, mas vai de cada um.

9. Não Vai Acontecer Aqui – 1935

Resultado de imagem para não vai acontecer aqui

Esse livro vem chamando muita atenção ultimamente por conta de uma matéria do New York Times que mostra as semelhanças entre a história e o governo do presidente Trump.

10. Feed – 2002

Resultado de imagem para feed m.t. anderson

Esse é um pouco mais recente e meio que conseguiu prever a união de algumas coisas… Mais ou menos. O livro fala sobre uma sociedade onde as pessoas possuem um chip implantado nelas, onde elas podem compartilhar fotos, vídeos, vários tipos de mídia e interagir com outras pessoas. 

Não podemos chamar isso 100% de previsão já que já existiam redes sociais. A primeira surgiu em 1995, Classmates, com o obejetivo de conectar estudantes da faculdade. Para aqueles que acham que a série Friends previu o Facebook (eu também achava), sinto muito, mas estão muito enganados. Classmates já existia uns bons anos antes de Ross e Chandler descobrirem sua existência. Mas, voltando ao livro, as redes sociais que existiam na época de seu lançamento eram bem limitadas, nada se comparadas comparava com o que foi criado pelo livro.

Outra coisa “prevista” foi a facilidade de acesso à essa rede social. No caso do livro, é algo que está dentro da sua cabeça. Na época em que foi lançado, por mais que já existissem redes sociais, elas poderiam ser acessadas apenas por computadores e estes eram muito caros. 

Como se isso já não bastasse, o chip apresentado na história permitia que as empresas analisassem as informações dos usuários para enviar anúncios personalizados. Soa familiar? Quem nunca pesquisou sobre algo e passou dias recebendo anúncios de coisas relacionadas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: