Listas

TOP 10: As piores leituras do ano.

Listando minhas 10 piores leituras do ano.

Esse mês eu vou reservar para ser voltado apenas para retrospectivas desse ano que se tornou o maior para mim no quesito literário, 108 livros lidos por enquanto. Superei qualquer expectativa que pudesse impor no início de 2019 e estou muito satisfeita.

Começando o mês daquele jeito que dá bastante visualização: Os piores do ano.

Todo TOP 10 de piores eu ressalto isso e nesse não pode ser diferente: não é porque foi uma leitura ruim para mim, que será para você também. Gostos mudam e você tem total direito de discordar das coisas que falarei mais abaixo, pode comentar aqui embaixo, inclusive, sua opinião. Apenas vamos manter o respeito, certo? Já tive que dar uma cortada esses dias em uma pessoa que me veio com “a sua opinião não é confiável porque você não gosta do livro x”, quem tem esse tipo de pensamento, me poupe. Não tenho medo de responder gente sem noção, vou responder e vou colocar no devido lugar, porque o mundo não gira ao meu redor, nem ao seu ou de qualquer outra pessoa. É isto.

  1. Um Cavalheiro a Bordo (Os Rokesbys #3) – Julia Quinn.

Resultado de imagem para um cavalheiro a bordo

Dói colocar a Julia nessa lista? Imensamente, mas essa leitura de fato foi muito chata pra mim.

É divertida, traz alguns risos, mas é aquilo que eu falo, quando você vai ler um livro de ROMANCE, você quer ver um ROMANCE, não uma amizade, um “casal” que demora mais de 200 páginas para ter um mero beijo.

Romance de época é um gênero que tende a se voltar para o lado sensual, a Julia não usa tanto desse lado, mas química nos diálogos nunca falta em nenhuma obra dela, mesmo que o casal não esteja nas vias de fato, você sente aquele quentinho no coração de querer vê-los juntos. Nesse terceiro volume de Os Rokesbys isso não aconteceu comigo.

Tinha várias situações ali que dava para fazer uma puta cena envolvendo esse lado de tiradas sarcásticas ou puxando para o lado sensual mesmo, mas a Julia as pegou e usou dos artifícios mais tediosos que conseguiu imaginar na hora da escrita.

Eu li em poucas horas? Sim, mas li na força do ódio! Estava me forçando a gostar, porém, chega em certo ponto que não dá. Eram muitas expectativas jogadas no lixo.

Outra coisa que tornou essa leitura mais decepcionante para mim, é que eu amava o Andrew, era meu favorito dentre a família apresentada, então ansiava muito pelo livro dele, que não foi lá essas coisas.

Muito chato, não tinha como excluir dessa lista.

Slide Pool GIF - Slide Pool Fail GIFs

  1. Depois do Primeiro Olhar – Malu Simões.

Resultado de imagem para depois do.primeiro.olhar

Eu peço meu mais sincero perdão à Malu Simões por isso, ela é da minha editora, uma autora nacional que merece todo o reconhecimento, mas a narrativa dela é muito descritiva em pontos completamente desnecessários.

Além de ter um mel no enredo que chega a ser desagradável, de verdade. Não curto casal meloso nem mesmo na vida real, não queria ler uma obra sobre isso, mas enfim… Não é meu tipo de literatura, achei um estilo mais voltado para adolescentes mais jovens.

Eu entrei numa breve ressaca literária por causa desse livro, a parte descritiva era de fato desgastante em níveis astronômicos e indescritíveis. Me forcei a terminar, mas não teria como eu mentir, não gostei mesmo. Estendo mais uma vez minhas desculpas à autora caso ofenda.

Apenas a escrita dela não bate com o que eu aprovo e gosto, sinto muito.

Pequena Sereia Entediada GIF - Hair Blow Ariel GIFs

  1. Lolita– Vladimir Nabokov.

Resultado de imagem para lolita livro

É um livro ruim? Não, não é. Gostei de alguns sentimentos que ele me trouxe (de questionamento, reflexão, etc), mas gente, que narrativa mais podre.

Chata pra cacete, Tudo bem que Humbert é um louco maldito, mas que pensamentos insuportáveis, descritivos ao máximo, pelo amor de Deus! Pensa numa leitura arrastada, pesarosa, que chegava a dar dor de cabeça no fim do dia? Isso foi Lolita para mim.

No início eu ainda voltava algumas partes para entender algo que não havia entendido, mas depois de certo ponto eu continuava lendo sem entender nada e só queria terminar logo mesmo. Pulava linhas, ficava estressada. Isso nunca é um bom indicativo, né?

Eu pensava que a pedofilia seria a pior parte, mas não!! A pior parte é a chatice do protagonista, dos pensamentos dele. Deus do céu, foi muito difícil ler essa obra, demais mesmo.

Por algum tempo eu pensei que o livro só não batia com a minha maturidade literária, que talvez daqui a uns anos eu relesse e aprovasse mais, mas querem saber? Não é isso não. Eu não gostei porque foi extremamente puxado de ler. Aquela leitura que você só quer terminar para ter mais um livro lido na estante, digamos.

Sinto muito aos admiradores, entretanto, de fato, deixo no 8º lugar dessa lista. Pra mim não foi.

Gretchen Explaining GIF - Gretchen Explaining Angry GIFs

  1. Medo Clássico – Edgar Allan Poe.

Resultado de imagem para medo classico edgar allan poe

Olha, esse é um que poderia dar ctrl c + ctrl v quanto a justificativa de cima. Leitura enfadonha, arrastada, chata.

Eu respeito o autor e o legado que ele deixou, não venham me xingar e dizer que eu não o entendi, eu só não gostei. Teve um ou dois contos que eu até achei ok, mas os outros eu não via a hora de terminar.

Não senti medo nenhum lendo, só tédio e vontade de dormir.

Esse me causou uma ressaca literária de verdade. Eu não podia ver palavra na minha frente que já queria vomitar.

Compreendo porque ele marcou tanto uma época, não entendo como tem gente que gosta hoje. Eu queria gostar, de verdade, pra me sentir mais culta, talvez. Porém, não vou mentir, foi outra leitura difícil que eu não podia deixar de fora dessa lista.

Kid Tired GIF - Kid Tired Monday GIFs

  1. Ligeiramente Seduzidos (Os Bedwyns #6) – Mary Balogh.

Imagem relacionada

Depois de dois clássicos seguidos, voltamos para a literatura contemporânea e mais leve.

Eu já aleguei várias vezes aqui no blog que não curto Mary Balogh e seu estilo de escrita. Essa série já começou de um jeito ruim, então teve um livro mediano, um muito bom, e chegamos nesse.

Que eu comecei a ler e tive que me distanciar por uns dias, porque não ia pra frente.

O livro é movido a uma vingança ansiada pelo mocinho, o que já deixa a química do casal bastante forçada, aí se não bastasse tem todo um melodrama que eu não me importava, por causa da Batalha de Waterloo. Acharia até legal explorar esse lado histórico, se fosse, no mínimo, interessante.

Não é.

E voltando para o tópico química entre mocinhos, aqui temos a primeira vez mais escrota de todos os livros do universo. Eu não sei nem como eles conseguiram transar daquele modo, não entendi nada e precisei de umas páginas pra compreender 100% que de fato, aquilo foi sexo, não dois idiotas se enroscando num sofá qualquer.

Ruim demais, Deus do céu!

Tem pontos bons, mas eles não chegam nem perto de esconder os ruins. Foi péssimo e o motivo para eu dar um basta nessa série que não me desce de jeito nenhum.

Luizmo Pan GIF - Luizmo Pan Pandlr GIFs

  1. After– Anna Todd.

Resultado de imagem para after livro

Eu tenho um post aqui comentando só sobre a problemática desse livro que é: a existência dele.

De verdade, esse livro é um desserviço, romantiza a porcaria de um relacionamento abusivo, e o mais revoltante: o público alvo são adolescentes!

É um livro nojento, absurdo. Hardin é o maior lixo que eu já vi em toda a vida, que cara mais escroto, pelo amor, que eu nunca cruze com um ser desses na minha vida.

Ah, e claro, como esquecer a mocinha que é tão inteligente quanto um pedaço de madeira? Uma desonra a todas as Tessas, ridícula e tola. Temos tantas protagonistas independentes e fortes por aí, ver essa aqui é triste demais para a classe. Espero que ninguém nunca se inspire nela, nem deseje um Hardin. É muito pra minha cabeça pensar que alguém realmente pode querê-lo, eu só queria que ele levasse um tiro, sério mesmo.

Odeio esse livro, odeio os personagens, odeio tudo! Não é só uma das piores leituras do ano, como da vida.

AIndomada Novela GIF - AIndomada Indomada Novela GIFs

  1. Cante Para eu Dormir – Angela Morrison.

Resultado de imagem para cante para eu dormir

Não falo desse livro nunca, porque aqui no Brasil ele é publicado por uma editora que vai contra os meus princípios. Eu o li em outra língua, e foi uma primeira experiência terrível, não por eu estar lendo em espanhol, mas porque essa estória é muito ruim e forçada.

Tudo é clichê, a menina feia, o melhor amigo de infância dela que apaixonadinho por ela, o bad boy que surge do nada, triângulo amoroso, todo mundo é apaixonado por música, aí a menina feia fica bonita. Aff gente, que sono! A autora se esforçou o mínimo para ser original e ainda assim não deu certo, porque o original dela envolve doença e morte, que também já se tornou clichê desde A Culpa é das Estrelas, então né? Nada de novo, nada de interessante.

Mesmo que tenha sido inspirado em uma história real, o que achei intrigante, ainda assim, não foi um trabalho bom ou honroso.

Achei a escrita amadora, o Scott, que é um dos caras do triângulo amoroso, nem aparece direito, então não tem como você comparar ele com Derek, porque não chega a de fato conhecê-lo. E a protagonista passa por um monte de perrengue e no final continua a mesma idiota, não evolui em nada. Ela é superficial e muito levada pelas opiniões alheias.

O final então… Fica um mistério sobre a tal doença o livro inteiro, chega nas últimas vinte páginas e acontece tudo. Muita falta de aptidão e senso.

Não gostei mesmo. Tudo deixou a desejar e eu demorei 2 semanas pra ler isso aqui. Um livro de pouco mais de 300 páginas. Foi realmente pesaroso e vai ficar no 4º lugar.

Tulla Luana Web Diva GIF - TullaLuana WebDiva Puch GIFs

  1. O Professor – Tatiana Amaral.

 

Resultado de imagem para o professor tatiana amaralEsse tem resenha, vai ficar linkado aqui em cima, não me alongarei.

É um livro erótico. E só. Não tem nada além disso, e quando eu digo nada, é nada mesmo. Os protagonistas são dois birrentos chatos, você não se atrai pelo mocinho e não se identifica nem um pouco com a mocinha.

Tem cenas de sexo de forma exacerbada, a ponto de você ficar enjoada e pular linha, uma premissa problemática (isso eu não posso reclamar, pois sabia e mesmo assim li, mas também não vou deixar de fora), escrita que não empolga, enfim.

Queria um livro clichê só pra passar o tempo e nem assim esse funcionou comigo, não faço a mínima ideia de como rendeu toda uma série depois disso. Deve ser os dois lá transando até o útero dela cair, porque não é possível.

Carminha GIF - Carminha GIFs

2. O Anjo e a Fera – Elissande Tenebrarh.

Resultado de imagem para o anjo e a fera

Mais uma vez eu começo aqui pedindo desculpa à autora.

Sei como é difícil ser uma autora independente e eu, de verdade, sinto muito, queria gostar de todos os livros, mas não dá.

O que me incomodou nesse foi o estupro sendo, de certa forma, minimizado. Eu jamais acharia que foi a intenção da autora, acho que ela só não quis se aprofundar no assunto para tornar a obra pesada, mas penso eu, que ela fez de forma errada, porque pode parecer ofensivo.

Eu mesma, não gostei, achei que o abuso foi tratado de forma irresponsável. Nós vemos tantos casos de mulheres sendo desacreditadas, as pessoas tentando colocar culpa na vítima, sem dar apoio, falando que ela que pediu… Colocar uma protagonista para ser estuprada logo na primeira página e no dia seguinte já agir como se nada tivesse acontecido é de fato muito, muito sem noção.

E ela ainda pensa estar grávida de seu abusador e fica feliz! As mulheres não reagem de formas idênticas a esse fato, concordo, mas penso que não é bom ou saudável, na literatura, representar desse modo.

Porque ser forte não é agir como se nada fosse, como se não sentisse, sabe? Isso é insensibilidade, transtorno de personalidade, qualquer coisa assim, porém acredito que se você se propõe a trabalhar com algo tão grave, invasivo e pesado quanto um estupro, precisa ter certo desenvolvimento emocional em cima disso. Por mínimo que seja, a mulher vai se sentir abalada por dentro, afinal, seu direito sobre si mesma foi violado, e eu considero isso pior que a morte.

Eu preferia morrer mil vezes a ser estuprada uma única vez. Então isso me incomodou e o livro já foi sentenciado logo em seu início para mim.

Desculpa pra quem gostou e para a autora novamente, mas achei muito imprudente esse artificio para juntar casal, haviam outros mais saudáveis a serem usados.

Doutor Doctor GIF - Doutor Doctor Kalil GIFs

  1. Louca Por você – A. C. Meyer.

Resultado de imagem para louca por voc

Esse livro me dá asco só de lembrar, Jesus, é péssimo, horrível, mal escrito, mal elaborado, mal pensado, mal tudo!

Ambientação: Não tem. Os personagens supostamente moram nos EUA, mas agem como se vivessem no Brasil usando termos típicos daqui e citando comidas exclusivas daqui (detalhe: em nenhum momento se fala que eles são brasileiros, pelo contrário, são americanos mesmo)

Personagens: Todos com personalidades variáveis, incompreensíveis. Agem de um modo e poucas páginas depois mudam da água pro vinho.

Enredo: o início é tanto faz, não estraga, mas também não encanta, agora do meio pro final vocês me segurem que eu vou dar a louca. Pensa num livro farofento que a autora joga qualquer coisa ali no meio pra tentar agradar. É isso!! Não teve esforço, foi ruim demais, pai amado! Se a autora chegar a ler essa review, desculpa, mas eu espero que a sua escrita tenha evoluído muito, aqui não dava pra defender de jeito nenhum.

Parece uma fanfic, só que daquelas muito ruins que você lê até certa parte e fala “nossa, que merda” e parte pra outra. Sério mesmo, eu detestei esse livro, odiei. Não funcionou em nada comigo, nada nada NADA.

Não foi exatamente uma leitura arrastada, SÓ FOI MUITO RUIM. Eu não tenho como defender, porque não tem o que defender! Eu não sei como foi publicado, minha primeira fanfic era tão confusa quanto isso aqui, só que eu sabia que era ruim, esse livro passou por diversas pessoas antes de chegar a ser comercializado, vocês têm noção disso?

Horrível, desculpa, horrível ao extremo, chega a ser ofensivo. Esse, se alguém gostou, nossa. Perdão, mas nossa. É aquele tipo que eu realmente não entendo como alguém pode gostar, todos os outros dessa lista eu entendo, mas esse… Complexo, gostos são coisas complicadas e inexplicáveis.

Mas pra mim aqui não tem nada de complicado, nota 0, fica em 1º lugar.

Kermit Freakout GIF - Kermit Freakout KermitTheFrog GIFs


Mesmo que possa parecer errado para muitos, fazer esse tipo de lista dá um baita alívio, nem todas as leituras são boas, precisamos concordar, e colocar pra fora o que nos fez desgostar tanto é amenizador. É isto, minhas leituras ruins desse ano.

 

[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: