Vida de escritora

Diário de Uma Escritora [01.2] – Técnica para criar o hábito de escrever

Quem diria que um dia eu faria um diário de escritora? Acho que todos nós já dissemos aquela velha frase “tenho vontade de escrever um livro”. Eu não sou diferente. Sim, quero escrever um livro, tenho um projeto de ideia mas, sendo sincera, não me sinto confortável com minha escrita ainda. Nos últimos meses, toda a minha escrita tem se resumido aos posts aqui do blog e redações com formato do ENEM, mas convenhamos, ninguém quer ler uma história com estrutura de dissertação argumentativa.

A questão é que escrever precisa de prática como qualquer outro hábito, ninguém começa já escrevendo um livro. Claro que é necessário fazer disso um hábito, fazer todo dia. Mas sinceramente? É difícil.

A chave para fazer tudo dar certo é estabelecer uma meta realista e ter algo que te motive todos os dias. O “método” que eu desenvolvi para mim funcionou muito bem e me incentivava a escrever todos os dias, por isso decidi contar para vocês.

O que eu fazia era escrever uma cena completamente diferente todos os dias. Minha meta eram 1000 palavras que, acreditem em mim, não é nada monstruoso. Não sei se podemos dizer que são contos porque esse tipo textual tem que ter começo, meio e fim também, minhas histórias não tinham, eram apenas cenas aleatórias.

O legal dessa técnica é que ela te ajuda em várias coisas. Primeiramente, exercita muito a criatividade. Como você tem que ir pensando algo na hora, criando personagens, cenários, contextos, sua criatividade vai a mil. Outra coisa boa é que você acaba descobrindo seu estilo de escrita, algo muito importante.

Também é legal para aqueles que sabem que querem escrever, mas não têm uma ideia de história. Quem sabe você não tem uma ideia genial e a coloca em prática.

Não é necessário ficar revisando e corrigindo as coisas, o legal é que você vá escrevendo conforme as ideias surjam, mas eu acho interessante deixar tudo salvo para que, mais para frente, você possa ler seus primeiros e ver o quanto evoluiu.

Uma alternativa interessante que acredito que daria ainda mais um incentivo, seria criar um blog com todas essas mini histórias. Seria algo a mais para te motivar a continuar todos os dias, melhorando cada vez mais.

Espero que essa dica seja útil para vocês. Escrever é algo realmente libertador que pode te levar a vários lugares. Caso não saiba como começar, essa é uma boa dica. Apenas escreva aquilo que vier na sua cabeça e, com o tempo, você melhorará significativamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: