Tudo sobre

Tudo sobre: Agatha Christie [02]

Biografia, bibliografia e curiosidade de Agatha Christie

Voltando com esse quadro que só fiz uma vez aqui, falando da Julia Quinn, hoje resolvi tirar ele do limbo!

Eu adorei fazê-lo da primeira vez, mas realmente é bem cansativo para escrever, haha. Precisa procurar várias fontes diferentes… Enfim, hoje me decidi por contar mais de outra rainha: a do crime! Combinando com esse mês que traz aquele clima de Halloween, né? Quem sabe eu não faça um mês especial? É uma ideia.

De qualquer forma, Agatha Christie foi a escolhida para o post de hoje. Novamente lembrando que o post será dividido em três partes: Biografia, curiosidades e bibliografia. A última eu decidi ressaltar as obras mais conhecidas por motivos de: essa mulher tem muito livro, eu ficaria 2 anos para selecionar todos, hahaha.

Bora lá!

Biografia:

Nascida Agatha Mary Clarissa Miller no dia 15 de setembro em 1890 em Torquay, uma cidade no sul da Inglaterra situada no condado de Devon, era uma escritora, poetisa, contista e dramaturga conhecida mundialmente por, ao longo da vida, ter publicado mais de 80 livros, tanto com o nome Agatha Christie quanto com o pseudônimo Mary Westmacott.

Resultado de imagem para agatha christie

Agatha já nasceu em berço de ouro, sendo a terceira filha de um americano rico, que mal parava em casa devido a viagens de negócios. Sua mãe era uma mulher tímida a qual, dizem, a escritora era bastante similar. Ela teve dois irmãos: Madge e Monty. Aos 6 anos, em 1896, mudou-se para a França junto de sua família onde começou a estudar logo cedo, sendo acompanhada por vários professores e tutores. Aos 11 anos perdeu seu pai, o que a fez, junto de sua mãe, viajar pelo mundo para conhecê-lo melhor.

E olhem que diva mais multitalentosa: Ela se destacou com cantora e pianista numa escola em Paris. Essa tem moral, hein?

Resultado de imagem para agatha christie

Aos 22 anos conheceu Archibald Christie, piloto do Corpo Real de Aviadores, com quem se casou em dezembro de 1914 e foi, não só de onde veio o sobrenome que a deixaria conhecida pelo mundo, mas também o relacionamento que deu sua primeira e única filha: Rosalind Christie, nascida em 1919.

Em 1916 publicou seu primeiro livro, intitulado O Misterioso Caso de Styles aqui no Brasil, ele foi rejeitado por 6 editoras e vendeu cerca de 2 mil cópias em seu lançamento. Vários outros vieram depois deste, podendo ressaltar Assassinato no Campo de Golfe e O Segredo de Chimneys, porém seu maior sucesso, que realmente começou a exaltar seu nome foi O Assassinato de Roger Ackroyd, vendendo 5 mil cópias em seu lançamento, ocorrido em 1926.

Vale dizer que durante a Primeira Guerra Mundial, que seu marido esteve presente, ela trabalhou em hospitais, como enfermeira, e em farmácias, onde tirou inspiração para vários de seus livros com seu extenso conhecimento sobre venenos que adquiriu nessa época.

Resultado de imagem para agatha christie archibald christieResultado de imagem para agatha christie archibald christie

Também em 1926 sua mãe falece, mesmo ano em que ela acaba por entrar com pedido de divórcio com Archibald, seu marido adúltero que pede tal recurso devido a, justamente, esse fato, inclusive, graças a toda essa situação temos um dos episódios mais intrigantes da vida de Agatha, que será contado nas curiosidades, aguardem.

Apesar de um grande rebuliço nesse meio, ela só conseguiu se separar de fato dele em 1928, mesmo ano em que, convidada por um amigo, foi para o Oriente Médio, participar de algumas escavações. No ano seguinte conheceu seu segundo marido, Max Mallowan, 14 anos mais jovem que Agatha. Eles se casaram em 1930 e juntos seguiram a viajar o mundo e participar de escavações.

A escritora decidiu manter o Christie em seu nome artístico, pois assim ficou conhecida por seus leitores e não queria correr o risco de perder parte da fama, afinal, não tínhamos a internet como temos hoje, é uma ação compreensível.

1934 foi o auge de sua carreira, ano em que O Assassinato do Expresso Oriente foi adaptado para as telas e jogou o nome dela a grandes alturas, tendo rendido diversos prêmios como Oscar e BAFTA.

Rosalind, a filha de Agatha casou-se em 1939 e 4 anos depois deu à luz o seu único filho, Matthew Princhard.

Em 1971 Agatha foi considerada dama do Império Britânico, nessa época ela já não sentia mais tanto prazer em escrever e em 12 de Janeiro de 1976 ela morreu vítima de pneumonia. Nesse mesmo ano foi publicado seu último livro, protagonizado por Miss Marple.

Agatha Mallowan morreu aos 85 anos deixando um grande legado para trás.

Resultado de imagem para agatha christie

Curiosidades:

Agora vamos para a parte interessante?! Essa primeira história que vou contar pra vocês realmente me intrigou e eu adorei saber sobre isso, venham comigo:

-Com a esposa já informada da infidelidade do marido, no inverno de 1926, Archibald foi a uma viagem com amigos e sua amante e, Agatha, ao chegar em casa e não vê-lo por ali, pode-se dizer que teve um surto que, imaginem só: Ela largou seu carro no meio de um barranco com faróis acesos e simplesmente desapareceu. Por onze dias.

O desaparecimento foi divulgado por toda a Grã-Bretanha, na época ela já era consideravelmente conhecida, então chamou muita atenção e foi anunciada até mesmo certa recompensa para quem desse qualquer informação sobre a autora.

Onde ela foi descoberta? Em um hotel de Harrogate, assumindo a identidade da amante do marido e ainda dizendo que era uma mãe de luto pela morte do filho. O músico Bob Sanders Tappins foi quem a reconheceu e ainda recebeu a recompensa tê-la achado. A autora alegou estar sofrendo com problemas amnésia.

Bizarro, não? Hahaha, assim vemos que Agatha realmente sempre foi dada a dramaticidade, adorei conhecer essa história.

– Muitas teorias foram boladas devido a toda essa ocasião. Muitos diziam que não passava de um golpe de publicidade para vender seus livros, outros diziam que isso era para dar um susto em seu marido, para castigá-lo e permitir que possivelmente ele fosse acusado de homicídio, outros alegavam que talvez ela de fato tivesse sofrido um acidente e sofrido de uma amnésia.

Ela nunca se posicionou, obviamente, mas há outra teoria que diz que a obra O Retrato é uma espécie de desabafo sobre todo o caso. É válido colocar esse livro na wish list, né?

– A mãe de Agatha lia para a filha muitos livros, o que era uma distração para ambas, entre os autores lidos pela mãe estavam Sir Walter Scott, Charles Dickens, John Milton, Alexandre Dumas e Jane Austen, Agatha disse uma vez que seu autor favorito foi Charles Dickens, e que sua obra preferida do autor era Bleak House. Agatha e a irmã Madge também gostavam muito de histórias de detetives, sendo que a futura escritora leu a primeira história de Sherlock Holmes com apenas oito anos, Agatha passou a ler também as obras de Edgar Allan Poe. Na época Agatha disse a irmã, Madge, que poderia escrever uma história de detetive, após elas lerem o livro The Mystery of the Yellow Room de Gaston Leroux, a irmã duvidou, e em sua biografia Agatha disse que então, a semente foi plantada, e que ela havia sido atingida pela determinação de escrever histórias policiais.

– Os feitos de Agatha Christie no teatro entre 1952 e 1955 lhe garantiram o título de mulher mais bem-sucedida na dramaturgia inglesa.

– A morte de Poirot foi o primeiro obituário de uma pessoa não real publicado pelo New York Times.

– Agatha escreveu sobre dois casos de homicídio verdadeiro: um em artigo no Sunday Chronicle e outro no Sunday Tymes.

– Foram encontrados 73 cadernos com anotações da escritora que revelam o processo de trabalho para composição de algumas de suas obras.

– A primeira exibição de uma adaptação dos livros de Agatha Christie foi feita pela TV Paulista em 1956, sendo Os Três Ratinhos Cegos.

– O livro intitulado originalmente como Ten Little Niggers, ou de forma traduzida O Caso dos Dez Negrinhos, causou grande polêmica nos EUA, onde se tinha certos movimentos para diminuir o racismo. Exatamente por esse motivo na atualidade o livro é intitulado “E não Sobrou Nenhum”

– O primeiro livro com o pseudônimo de Mary Westmacott foi escrito em apenas três dias.

Bibliografia:

SÓCIOS NO CRIME

PUNIÇÃO PARA A INOCÊNCIA

PORTAL DO DESTINO

POIROT INVESTIGA

PASSAGEIRO PARA FRANKFURT

O VISITANTE INESPERADO

OS ULTIMOS CASOS DE MISS MARPLE

OS TRABALHOS DE HÉRCULES

OS RELÓGIOS

OS QUATRO GRANDES

OS PRIMEIROS CASOS DE POIROT

OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM

O SEGREDO DE CHIMNEYS

OS CRIMES DO MONOGRAMA

OS CRIMES DO ABC

OS CINCO PORQUINHOS

O RETRATO

O NATAL DE POIROT

O MISTERIOSO SR. QUIN

O MISTERIOSO CASO DE STYLES

O MISTÉRIO DO TREM AZUL

O MISTÉRIO DE SITTAFORD

O INIMIGO SECRETO

O HOMEM DO TERNO MARROM

O DETETIVE PARKER PYNE

O CAVALO AMARELO

O CASO DOS DEZ NEGRINHOS

O CASO DO HOTEL BERTRAM

O CADÁVER ATRÁS DO BIOMBO

O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD

TREZE À MESA.

NOITE SEM FIM

NÊMESIS

MORTE NA RUA HICKORY

MORTE NA PRAIA

MORTE NO NILO

MORTE NA MESOPOTÂMIA

MISTÉRIO NO CARIBE

HORA ZERO

ENQUANTO HOUVER LUZ

ENCONTRO COM A MORTE

É FÁCIL MATAR

DESENTERRANDO O PASSADO

DEPOIS DO FUNERAL

CONVITE PARA UM HOMICÍDIO

CIPRESTE TRISTE

CEM GRAMAS DE CENTEIO

CARTAS NA MESA

CAI O PANO

CAFÉ PRETO

AVENTURA EM BAGDÁ

A TESTEMUNHA OCULAR DO CRIME

A TERCEIRA MOÇA

ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE

ASSASSINATO NO CAMPO DE GOLFE

ASSASSINATO NA CASA DO PASTOR

A RATOEIRA

A NOITE DAS BRUXAS

A MORTE NAS NUVENS

A MORTE DO ALMIRANTE

A MORTE DA SRA. MCGINTY

A MINA DE OURO

A MÃO MISTERIOSA

A MANSÃO HOLLOW

A MALDIÇÃO DO ESPELHO

A EXTRAVAGANCIA DO MORTO

A CASA DO PENHASCO

A CARGA

A AVENTURA DO PUDIM DE NATAL

A AUSÊNCIA

A FILHA

ASSASSINATO NO BECO

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: