Resenhas

RESENHA: Perfeitos (Feios #2), de Scott Westerfeld

Saiba minha opinião sobre o segundo volume da série Feios: Perfeitos!

Livro: Perfeitos (Feios #2)

Autor: Scott Westerfeld.

Páginas: 384.

Editora: Galera Record.

Lido em: 4 dias.

Há bastante tempo atrás eu fiz resenha do primeiro livro da série Feios, intitulado com o mesmo nome e demorei para criar coragem pra ler o segundo, como dito por lá, eu não fiquei tão animada, porque já tinha visto aquela mesma fórmula centena de vezes.

E agora falo pra vocês que seguimos sem muita coisa nova, mas ainda assim vale a pena ler esse segundo volume.

Agora que Tally é uma perfeita, temos uma nova ambientação, que é a cidade dos perfeitos e eu gostei bastante de notar as discrepâncias de cada ambiente, além de ver Tally e Zane lutando para se manterem sanos mesmo com o cérebro relativamente destruído naquele mundo repleto de futilidades.

Precisa de poucas páginas para a estória alcançar um ritmo eletrizante e quando começa, não para mais, seguindo em uma crescente que nos deixa intrigado, querendo saber o que mais acontecerá, o que será descoberto mais para frente, o que eu considero essencial para um livro, esse clima de curiosidade.

Preciso dizer que alguns pontos realmente me surpreenderam, como um pequeno experimento mostrado do meio para o final do livro, eu não imaginava que teria algo daquela forma, então o autor de fato conseguiu nutrir pontos positivos a mais comigo, pois achei tudo aquilo bastante interessante. É um plot que pode e deve ser trabalhado no próximo livro.

Toda a questão das dores de cabeça de Zane também me pegaram de surpresa, eu não sabia muito bem o que pensar em relação aquilo e pouco entendi, considerando o teor biológico daquilo, mas mesmo assim fiquei surpresa, haha.

Enfim, o enredo como um todo é muito bom, mantendo a qualidade no decorrer da páginas e, embora o final tenha sido previsível, eu não o achei ruim. Na verdade, estou curiosa para ver o que o autor fará com a nova perspectiva que foi apresentada.

Voltando-nos para os personagens agora, gostei bastante de conhecer Zane, ele é meio burro às vezes, mas tem seu carisma e seu valor moral, além de ter formado uma boa dupla com a Tally, que segue mais do mesmo para mim. Não me causa grande raiva como a maioria das protagonistas, mas também não a amo. Acho aceitável, e aqui ela teve um amadurecimento e desenvolvimento bem legai que valem a pena ressaltar.

As outras figuras não tem tanto tempo em cena para podermos criar um verdadeiro juízo de valor em cima delas, só posso dizer que quero saber mais da Dr. Cable e penso que Shay devia ter sido melhor desenvolvida nesse volume. Digo ela como perfeita, tivemos uma ou outra cena marcante com a presença dela, mas nada que mostre algo relevante de fato, queria ter visto um pouquinho mais de foco em cima dela.

David teve uma breve presença no fim do livro e fiquei com dó em certa parte, pobrezinho. Espero realmente que o autor não esqueça dele no próximo livro.

Agora falando de ambientação: achei que deu pra diferenciar bem todos os lugares que foram retratados e sentir como era a vida em cada um deles, o que foi essencial pra trama se desenvolver, já que nos mostram dezenas de espaços divergentes. A cidade dos perfeitos é cheia de festas de um local em que as pessoas não refletem muito sobre a realidade, são levadas a isso, enquanto outro lugar apresentado temos homens quase selvagens que ainda se matam entre si e não têm noção do mundo ao seu redor, e a parte dos enfumaçados, que lutam por suas crenças e vidas independente do que isso vai lhes custar.

Esses exemplos lembram a vocês alguma coisa? Pois bem…

Só vou reclamar de uma coisa aqui nesse finalzinho: Gente, eu não aguentava mais eles falando que estavam “borbulhantes”, pelo amor de Deus, depois de certo tempo eu já revirava os olhos de tanto asco. Podia encontrar um sinônimo pra representar esse sentimento, sei lá, só sei que a repetição exacerbada me irritou profundamente.

Finalizando a resenha: é uma obra que flerta com a excelência, mas por sua previsibilidade em determinadas partes e alguns pontinhos defeituosos, vai ficar como ótimo apenas.

4 estrelas

 

[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: