Extras

Bienal do Rio X Bienal de São Paulo

E começamos nosso mês da Bienal! Eu e a Thais fomos na Bienal do ano passado e desse e já aprendemos algumas coisas na prática. Por isso, decidi que todos os meus posts desse mês serão sobre esse evento maravilhoso.

Mas enfim, sei que a maioria das pessoas não pode ir todos os anos e às vezes tem que decidir em qual vai. Por esse motivo, quero ajuda-los a decidir com esse post.

Acho que a maior diferença entre as duas é o tamanho. Enquanto a de São Paulo tinha apenas um pavilhão, a do Rio tinha três, sendo um deles apenas infantil – o que é muito legal para pais que querem levar seus filhos. Não gostei muito do jeito que dividiram os outros dois pavilhões, deixando um para as editoras e lojas mais conhecidas (como Submarino e Intrínseca) e outro para o resto das editoras. Acredito que, caso estivesse tudo misturado, as chances de as editoras menores serem conhecidas seria bem maior.

O pior de tudo é que, partindo da entrada, o pavilhão verde (o das editoras menos conhecidas) era o mais distante. Quem estivesse com pressa ou não quisesse andar muito, dificilmente chegaria até lá. Esse é o jeito deles de incentivar a leitura nacional?

Por causa do tamanho, é óbvio que no Rio de Janeiro haviam mais editoras, bem mais. Isso era legal porque dava para encontrar todos os tipos de livro.

Outra coisa bem perceptível eram os preços. Na de São Paulo, era fácil encontrar livros bem conhecidos por um valor bem baixo, enquanto na do Rio, mesmo tendo toneladas de livros com preços super promocionais, muitas editoras ainda metiam a faca e às vezes deixavam os preços mais altos do que nas livrarias normais. Qual é a lógica de ir para uma feira de livros e pagar o mesmo preço, ou até mais caro do que se pagaria normalmente?

Na parte da comida, gostamos muito mais do Rio de Janeiro. Em São Paulo, as opções eram pouquissímas, muito caras e nós não comemos bem em dia algum. No Rio, tudo era caro, mas pelo menos tínhamos muito mais opções e algumas coisas realmente eram boas.

Se querem a minha dica, não vão no Bobs. Não é possível que aquilo realmente faça parte de alguma franquia, parece aqueles lanches prontos que você compra no mercado e coloca no microondas. Fora aquela batata, que achamos que seria batata frita, mas era um pacote minúsculo de batata Ruffles. Ridículo. Acho que eles não tinham uma cozinha nos fundos, mas sim um microondas.

Tirando esse lanche, comemos várias outras coisas muito boas. Demos sorte que a editora em que a Thais fez seu lançamento era do lado da praça de alimentação do pavilhão verde, sempre que ficávamos com sede ou com fome, era fácil resolver o problema.

Outra coisa que me chamou muito a atenção foi a organização. No primeiro dia que fomos na Bienal de São Paulo, ficamos muito tempo na fila para entrar. Na do Rio, mesmo tendo muita gente para entrar (acho que até mais que na de São Paulo), você ficava no máximo cinco minutos na fila.

Não posso avaliar muito a questão do estacionamento, já que não precisávamos pensar nisso na de São Paulo, mas na do Rio, mesmo tendo muita gente para organizar, ainda assim formava um trânsito muito grande. Era estranho porque você via que tinha muito espaço livre para os carros passarem, mas por conta de um sistema mal planejado, a fila de carros só crescia.

No geral, nossa experiência nessa Bienal foi melhor do que a do ano passado por vários fatores. Ano passado foi nossa primeira, então estávamos vislumbradas, mas nessa, acompanhamos o lançamento da Thais, um encontro de autores de época, conhecemos várias autoras e blogueiras super queridas. Mas mesmo sem contar todas essa parte, ainda prefiro a Bienal do Rio. É bem mais organizada, é maior e existem mais opções para tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: