Listas

08 motivos para ir à Bienal do Livro

É normal, principalmente para aqueles que não têm hábito de leitura, se perguntar se vale a pena ir na Bienal ou não. Ano passado, quando decidi que iria com minha amiga pela primeira vez, eu não lia praticamente nada. Hoje, divido com ela esse blog e, mesmo com pouco tempo ultimamente, minha paixão por livros cresce todos os dias.

Já que a data da nossa viagem para o Rio de Janeiro está chegando (apenas nove dias no dia em que esse post for publicado), achei justo começar a falar um pouco sobre.

E claro, mais alguns posts ainda vão sair sobre a Bienal, como a lista dos livros que comprei e nossa experiência, da mesma forma como relatamos ano passado.

1. Conhecer pessoas

Pense em um pavilhão lotado de pessoas com o mesmo interesse. É só você olhar para o lado e as chances de encontrar alguém comprando/olhando um livro que você já leu ou quer ler são bem grandes.

É ótimo conhecer pessoas que gostam de livros como a gente, que vieram de outros cantos do país e que talvez você nunca conheceria se não fosse por esse momento.

2. Comprar livros por um preço bom

Minha meta para a Bienal desse ano é não comprar nenhum livro que custe mais de R$10. Sim, é possível. Posso até abrir exceções em alguns casos específicos, mas acho difícil. A questão é que a grande maioria dos livros custa esse preço (tirando livros técnicos ou lançamentos), então é um pouco besteira comprar livros por um valor maior.
É legal fazer uma lista antes de ir e procurar os preços dos livros no lugar que você compra normalmente. Também é interessante fazer uma tabela com o preço na sua cidade e na Bienal para ver se realmente compensa, mas com certeza vai.]

A Amazon, inclusive, estava fazendo uma promoção do Kindle Unlimited, em que você pagava R$1,90 e tinha direito de usar por 3 meses. Quem tem sabe que dá para aproveitar muito nesse tempo.

3. Lançamentos

Vários livros são lançados na Bienal todos os anos e, dessa vez, a Thais também estará lançando seu livro lá! Alguns livros que estão lá só aparecem nas lojas depois de um tempo e muitas vezes nem aparecem, por isso, caso um dos seus autores preferidos vá fazer um lançamento lá, é legal aparecer.

4. Voltar a ler

Essa dica é a que mais faz diferença para mim aqui. Como eu disse antes, só voltei a ler realmente depois da Bienal. Me senti tão inspirada, vi o mundo de oportunidades que estava perdendo e não me arrependo nada de ter ido.

5. Encontros

Existem os mais variados tipos de leituras, mas alguns combinam. Algumas pessoas gostam de terror e suspense, outras de romances, fantasia, autoajuda, cada uma tem seu estilo e algumas editoras juntam autores desses estilos para pequenos eventos.

A editora com quem a Thais publicou seu livro, The Books, vai fazer esse ano um encontro de autores de romance de época. Vários livros estarão sendo vendidos por um preço especial, será possível conversar com os autores e conhecer mais de seus livros.

6. Conhecer autores

Além dos autores nacionais, também é possível encontrar alguns autores internacionais. É mais difícil, mas não impossível. A questão é que as senhas começam a ser distribuídas alguns meses antes, então para 2019, acredito que já acabaram, entretanto, para os anos seguintes, dá para pesquisar cedo sobre quem irá.

7. Eventos extras

Durante a Bienal acontecem alguns eventos relacionados ao mundo dos livros. Algumas apresentações, palestras, entre muitas coisas. Também dá para encontrar algumas decorações tipo o Trono de Ferro para tirar fotos. Para quem tem blog e Instagram literário como nós é a melhor coisa do mundo, diga-se de passagem.

8. Indicações

Quem nunca quis começar a ler um gênero literário e não sabia ideia de como começar? A Bienal é um ótimo lugar para pegar indicações com compradores e vendedores sobre o assunto que você quiser.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: