Extras

Marcação de livros – dicas para quem gosta ou não gosta

Marcação de livros é uma coisa que enquanto algumas pessoas não se importam, outras simplesmente abominam. De certo modo, esse ódio tem um certo sentido já que uma vez feita a marcação com grifadores, simplesmente não tem como voltar atrás. Por outro lado, livros, principalmente os de não ficção, servem para ser lidos, utilizados, servem para te ensinar alguma coisa, então não vejo muito problema em fazer essas marcações.

Mas claro, existem algumas considerações a serem feitas antes de tudo. A primeira é que não se deve danificar o livro. Amassar, dobrar as pontas das páginas, rabiscar sem nenhum motivo, isso tudo não deve ser feito de jeito nenhum. E segundo que os livros só devem ser marcados caso não aja nenhuma possibilidade de ele ser doado depois. Aquilo que é importante para você nem sempre é importante para outra pessoa.

Bom, como eu disse antes, o mundo é dividido entre pessoas que gostam de marcar os livros e pessoas que não gostam. Principalmente quem lê muitos livros de não ficção deveria sim anotar nos livros. Esses tipos de livros, sejam eles livros de autoajuda, biografias, etc, possuem várias coisas que você provavelmente vai querer se lembrar. Não adianta nada ler uma vez e nunca mais olhar para aquilo, então sim, fazer anotações, colocar post its, qualquer coisa vale aqui.

Por isso, o objetivo desse post é mostrar para aqueles que não se importam como fazer essas marcações de uma maneira mais eficiente e, para aqueles que não gostam, jeitos de fazer isso de um jeito que não dê tanta agonia.

Dicas para aqueles que gostam de fazer marcações

1. Grifadores

Grifadores são o amor da minha vida. Se você tiver de várias cores, pode criar um código de cores para coisas e assuntos diferentes, combinar com as cores da capa, dá para usar de vários jeitos. Eu acho legal usar duas cores para dividir os assuntos, acho que fica mais fácil de achar o que você está procurando depois.

Mas antes de sair grifando tudo que você vê pela frente, faça um teste no finalzinho do livro com os grifadores que você quer usar. Quem usa bastante sabe que muitas vezes a tinta desses grifadores atravessa a página, coisa que fica horrível.

2. Lápis e caneta

Para aqueles que querem sublinhar partes importantes, mas não quer transformar o livro em um mar de cores, essa dica é bem interessante. As vezes é chato ficar carregando grifadores para todo lado (principalmente os da Stabilo que são enormes), então uma caneta ou lápis já pode servir.

Também é legal fazer algumas anotações nas bordas dos livros, principalmente nos didáticos (caso eles sejam seus e não da biblioteca, pelo amor de Deus), isso ajuda bastante na compreensão de textos mais difíceis.

Dicas para aqueles que não suportam marcações

1. Post its

Assim como eu dei a dica de utilizar lápis e caneta em livros mais difíceis, vou dar a dica de post its aqui já que quem não gosta de grifadores, com certeza não vai querer escrever no livro. Os post its estão aí para isso. Faça as anotações no post it e cole no livro.

Na maioria dos casos, a cola do post it não é muito forte, então não vai danificar o livro, caso o contrário, cole e descole o post it em outra superfície antes de colar no livro.

E, caso ache que vai utilizar muitos post its no mesmo livro, não fique colando sempre no mesmo lugar para que uma parte não fique mais cheia que a outra.

2. Marca-páginas

Essa é a dica que eu mais utilizo e serve para qualquer pessoa. Dá para usar de qualquer marca, mas tem que ser os de plástico já que os de papel danificam o papel do livro.

Como eles são transparentes, dá para colocar em cima do parágrafo que você quer marcar. Também é legal utilizar duas ou três cores para diferenciar os assuntos. Desse jeito, fica bem mais fácil de procurar aquilo que você quer mais tarde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: