Vida de escritora

Diário de uma Escritora [07]: Nunca julgue um livro pela capa.

Mais um desabafo (contém dramaticidade).

Vamos direto ao ponto: O título desse artigo. É uma frase que ouvimos desde muito cedo, e sempre tem duas interpretações: Às vezes um livro pode ter um capa linda e o conteúdo ser uma porcaria ou vice-versa. Claro que na verdade isso é uma analogia e cabe em várias outras comparações, mas aqui realmente iremos falar de livros.

Acontece que, agora, com a divulgação do meu, eu pude perceber que existe uma terceira interpretação para esse ditado.

Este post deve sair para vocês em junho, quando possivelmente o livro já estará em pré-venda, mas eu o estou escrevendo no início de maio, poucas horas depois da editora compartilhar nas redes um banner com um quote do livro, para a divulgação.

Estava super animada para isso! O início da divulgação, queria ver como as pessoas reagiriam aos quotes, se ficariam curiosas, mas a verdade é que eu viajo demais, o melhor é eu não criar expectativa nenhuma com nada, porque só quebro a cara com tudo desde o início.

Explicarei melhor para vocês: A editora compartilhou um dos meus trechos favoritos e provavelmente um dos mais impactantes do livro todo!! E… as pessoas só falavam da capa nos comentários. Do quanto a capa era linda, do quanto eles tinham amado.

Fico feliz por isso, pessoal. É claro que fico, afinal, ficou lindíssima mesmo, a Crys fez um trabalho tão caprichado, realmente pegou a essência do livro, de forma nenhuma eu a estarei criticando nesse post, não pensem isso, sou infinitamente grata pelo o que ela fez pelo meu bebê, mas as outras pessoas que foram extremamente injustas.

Quando você começa um livro, muitas vezes nem título ele tem, quem dirá uma capa. Comigo foi assim, com todos os autores é assim, e mesmo assim, essas histórias, esses personagens, enredos e diálogos, se tornam as coisas mais preciosas que temos. A gente ama o livro muito antes dele de fato ser um livro, simplesmente por ele ser o que é, por nos completar e encher de esperança e amor.

Compartilhar um trecho profundo como aquele, para só ter gente elogiando capa nos comentários, me encheu de tristeza. Porque meu livro não é uma mera capa, as pessoas o resumiram a isso, vi gente falando que só ia comprar pela capa, que queria uma capa daquelas. Poxa, não podia falar o quanto aquele quote a intrigou? Do quanto o interessou para comprar? Não, é realmente só a capa que te faz comprar?

Pois então eu venho por meio desse post lhe dizer: Não compre. Por favor, é contra meus princípios e minha vontade como pessoa e autora dessa obra. Não escrevi pelo dinheiro e com certeza não quero o dinheiro de pessoas procurando estética, essa obra veio da minha alma, da parte mais profunda do meu ser, é a coisa mais importante da minha vida e provavelmente só será substituído quando eu tiver filhos.

Não tem problema algum achar a capa bonita. Eu mesma, amei, acho lindíssima! Mas me parece que as pessoas de fato estão resumindo o livro a capa. Sim, elas podem comprar pela capa e depois se encantarem pelo enredo, mas isso é tão artificial, não acham? A mim, parece, não era o que eu esperava, é o que tenho a dizer.

Isso tudo pode parecer frescura? Sim, mas tentem entender o meu lado.

Nos agradecimentos eu falei do quanto esse livro significa para mim. Não é uma mera aparência, é a minha vida. Por favor, não desvalorizem um esforço tão grande e sufocante, que me fez sofrer tanto (para quem não sabe do que estou falando, sugiro dar uma olhada nesses posts aqui).

A capa é o que apresenta o livro? Sim! Mas tem um trecho dele ali, cara, eu esperava que os leitores iam se interessar mais por isso, que é o principal! A capa estava até de segundo plano para dar foco na frase, pelo amor!

Fiquei tão abatida que minhas amigas foram lá comentar para tentar levantar a minha moral e dar uma percepção diferente do que aquelas dos comentários. Obrigada, Deborah e Gi, por terem estado do meu lado e terem noção do que isso tudo realmente significa.

As coisas com o lançamento estão sendo bem diferentes do que eu esperava, mas eu não devia esperar coisa diferente considerando todo o cenário, né?

[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: