Resenhas

RESENHA: O Desafio de Ferro (Magisterium #1).

Saiba minha opinião sobre o primeiro livro da série Magisterium.

Livro: O Desafio de Ferro (Magisterium #1)

Autoras: Cassandra Clare e Holly Black.

Páginas: 384.

Editora: #irado (Novo Conceito)

Lido em: 3 dias.

Sinopse:

AMIGOS E INIMIGOS. PERIGO E MAGIA. MORTE E VIDA. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior… mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.

Cassandra Clare já era conhecida por fanfics de Harry Potter desde a época de Instrumentos Mortais, mas, até então, era uma coisa mais enrustida, mais generalizada, já nesse livro, a influência ficou muito mais explícita do que em qualquer outro. Uma escola de magia, três amigos (dois meninos e uma menina), um animal de estimação, um mestre… Nada novo ou inesperado.

Mas isso não desqualifica Magisterium, que eu me diverti muito lendo e quando acabei até queria mais umas páginas.

A escrita das duas autoras ornou bem, deixou um clima intrigante, misterioso que nos perseguiu até o final, os diálogos são satisfatórios, a única coisa que vou reclamar um pouco é a ambientação. Não consegui imaginar direito a escola, como seria, um pecado do livro, sem dúvidas, mas enfim, passemos para frente: os personagens.

Callum é um garoto normal de 12 anos, tem uma personalidade bem tanto faz, gostei de Aaron e Tamara, ainda não teve um desenvolvimento muito aprofundado neles, mas acho que dali podem render bons frutos e já estou ansiosa para ler mais deles. O Mestre Rufus me pareceu extremamente caricato, foi uma espécie de Dumbledore mal feito que não me agradou. O resto dos personagens não tem muito o que falar, afinal, quase não fizeram diferença.

Já o enredo é surpreendente, ele vai te dando pistas do que guarda para o final, mas é difícil imaginar o que realmente é. Eu cheguei perto, mas não adivinhei, o que foi muito bom, gosto de ser surpreendida e o gancho para os próximos livros foram altamente eficiente, pois quero muito saber o que acontecerá a seguir, se alguém quiser me dar de aniversário atrasado as continuações, estamos aí, hahaha.

Mas, mesmo com tudo isso que falei, é preciso ressaltar uma coisa: Esse livro é focado na faixa etária infanto-juvenil, tendo uma escrita super descomplicada e até mesmo a diagramação mais espaçada e com letras grandes. Antes de começar a ler, precisa saber disso, porque é necessário mudar o tom quando se direciona a idades diferentes, sim?

Exatamente pela diagramação é bem rápido de ler, só penso que a revisão poderia ter sido mais caprichada, logo no início tem repetição de termos e mais para frente dá para perceber falhas na tradução.

Há algumas ilustrações antes de cada capítulo também e são lindas, um dos pontos altos do livro, parece que o torna mais completo, entendem? Trabalho muito talentoso mesmo.

Em suma: Gostei bastante do livro, acho que cumpriu o que prometia, satisfez minhas expectativas e me fez querer continuar a série. Foi uma boa experiência, Cassandra raramente me decepcionaria, é claro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: