Vida de escritora

Diário de uma Escritora [06]: Como é o processo de publicação de um livro?

Um relato sobre o pesado processo de publicação de um livro.

Antes de começar preciso dizer que ser escritora é o mais puro sofrimento. Quando eu comecei a escrever meu livro há mais de um ano atrás, achei que a parte mais difícil seria escrever tudo, mas não. Na verdade foi a parte mais fácil e prazerosa, depois disso já parti pra depressão e síndrome do pânico.

Eu falei um pouco sobre o problema com editoras e agências em um relato, saiba melhor clicando aqui.

Enfim, foi uma experiência péssima pra mim, já tinha conversado com escritoras da minha cidade sobre essa questão, mas a que mais sofreu pra publicar tinha um livro de poesias, o que, convenhamos, nos dias atuais é mais difícil de publicar mesmo. Mas romance de época está em alta, então eu achei que talvez tivesse mais chance, mas não. Muito pelo contrário, eu decai tanto nesse processo todo que minha ansiedade passou para depressão (obvio que não foi só isso, mas pesou no psicológico demais, demais)

Enfim, deixemos meu estado mental para outro momento, o que importa é: Como é o processo de publicação de um livro?

Está bem, o meu ainda não está realmente publicado, mas já assinei o contrato e tenho data para lançá-lo, então grande parte do que tinha para ser feito, fiz.

Acho que o principal para começar é procurar editoras, pesquisar sobre elas, e quando digo isso, falo principalmente editoras pequenas. Saibam que as grandes e médias só podem ser alcançadas com agência, então tente agências caso seu livro seja comercial e curto (acredito que o curto para eles seja no máximo umas cento e poucas páginas no word, talvez duzentas, não sei bem). Ah, e você precisa estar disposto à modificações e cortes. Ninguém liga se você escreveu cada parte com todo o carinho, eles querem dinheiro, e carinho não rende capital. Não divulgarei nenhuma agência aqui, mas pesquisem agências literárias no Google que encontrarão.

Enfim, para as pessoas que são como eu e preferem manter a identidade da obra: Vão para editoras pequenas porque elas vão respeitar bem mais suas vontades e sua moral também. Sinceramente, recebi uma negativa de uma média esses dias que tenho certeza absoluta que eles só viram o tamanho do livro e já negaram direto. Eu acho o cúmulo, fiquei mal pra caramba.

Fique ciente também que muito provavelmente você vai pensar em desistir. Isso se você tiver expectativas altas como eu, se planejar algo como publicar só na Amazon, aí já é mais tranquilo, mas meu sonho era livro físico e só me decepcionei nesse caminho.

O tanto que eu pensei em engavetar esse projeto nos últimos dias… Esperar passar uns anos, esperar uma estabilidade psicológica. Mas não, toda a minha família e amigos estão esperando por isso, então segui em frente, mesmo que em alguns momentos tenha doído, me machucado. Eu devo isso a todas as pessoas que também criaram expectativas em cima dessa obra.

Eu recebi resposta de quatro editoras: Uma negou sem nem ler (eles usaram de uma desculpa esfarrapada, mas eu sei a verdade), e as outras mandaram suas propostas. Fiquei entre duas, porque uma não me daria vantagem nenhuma praticamente. Aliás, vou ressaltar o atendimento sim, porque eles me trataram de uma forma que ninguém mais tratou: A equipe da Drago Editorial e The Books Editora, especialmente da última.

No dia em que recebi a resposta daquela que me negou, chorei, fiquei mal, mas falei dentro de mim mesma: Ok, chega de esperar um milagre cair do céu, preciso de uma decisão. E como exatamente por um milagre, a editora-chefe da The Books me mandou mensagem perguntando se estava tudo bem, por que eu tinha sumido. Acho que naquele exato momento meu coração já soube: A decisão estava tomada.

Dentre empresas que me respondem depois de 3 meses por algo que no site é prometido uma resposta em três dias, outra que nem responde, ou que me trata como uma qualquer, arranjar uma editora       que se preocupa não só com a minha obra, mas minha integridade também, é algo que vale ouro. Então muito obrigada, Wall. Perguntar como eu estava foi tudo naquele momento de coração tão pesado.

Depois de me decidir, ela me mandou o pré-contrato, pedindo meus dados e logo depois o próprio contrato, e adivinhem! Estarei na Bienal!

Sabem, não pude comemorar muito por causa do desanimo com a vida em geral, mas no dia foi de uma emoção tão… Genuína. Senti-me uma criança novamente, feliz por receber a barbie que tanto desejava. Não demorou para passar, mas mesmo assim, agradeço a Deus e todos os envolvidos por essa oportunidade incrível. Certamente quando essa fase nebulosa passar, voltarei a ficar feliz, porque é mais do que eu imaginava.

Enviei o contrato há algumas semanas e o livro já está em processo de revisão, logo devo começar o trabalho com a capa e tudo mais.

Para os que irão na Bienal RJ: Estarei no estande da The Books nos dias 30 de agosto (ainda sem horário) e 31, às 15 horas! Visitem lá, por favor, significará muito para mim. Estarei autografando livros e dando muitos abraços em todos que aparecerem por lá (eu e a Amanda, aliás, haha).

Quando eu tiver esse livro em mãos vai ser uma coisa tão grande para mim, mesmo que agora esteja complexo, sei que tudo vai valer a pena lá na frente, todo esse desgaste emocional, todas as lágrimas, sacrifícios e todos os pensamentos de desistência, de incapacidade, vão se converter em satisfação. Tenho fé que o meu declínio servirá de alguma coisa.

Serei extremamente hipócrita ao dizer isso, mas, como diz a música do RBD: No pares nunca de soñar, não deixem os outros destruírem os desejos mais íntimos e poderosos de vocês! Eu estou muito desanimada e nem sei se quero passar por esse processo de publicação de livro de novo com um segundo, doeu muito para mim, mas espero que para quem quer que leia isso aqui, sirva de alguma coisa. Já saibam que o caminho é sofrido, desgastante e não deixem suas expetativas subirem muito para a queda não ser tão grande, mas a literatura nacional precisa continuar, isso depende de todos os escritores.

(Drámatico, mas real)

 

[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: