Extras

Como tirar fotos de livros

Esse é um teste que quero fazer com vocês. Estou pensando em trazer algumas dicas para blogs literários mas, para isso, vamos ver como esse post se sai primeiro.

Eu sei que muitas vezes dá preguiça de ficar tirando fotos de livros. É difícil porque se você não quer uma foto simples da capa, tem que pensar em muitos outros detalhes. Só que uma imagem vai chamar muito mais atenção do que apenas um texto, principalmente em redes sociais como o Facebook e o Instagram, então sim, fotos são necessárias.

Antes de qualquer coisa, já deixo claro que ninguém precisa de uma câmera profissional para nada disso. Os celulares possuem câmeras excelentes, é só saber usar.

1. Foco, luz e posicionamento

Esse é o básico para qualquer foto. Sem luz ou com muita luz, a foto fica péssima, mas tem um jeito mais simples: tire a foto perto da janela, principalmente em dias com mais sol. Se puder tirar a foto ao ar livre, melhor ainda.

O foco e posicionamento também são muito importantes. Sem o foco, não tem nem como ler o nome do livro. E quando o posicionamento está incorreto, outras coisas vão chamar a atenção e não é isso que queremos.

2. Detalhes relacionados ao livro

Cada livro possui suas peculiaridades. Harry Potter, por exemplo, possui milhares de detalhes que aqueles que leram, perceberam na hora. Pode ser uma varinha, uma coruja, várias coisas.

Existem muitas coisas que você pode usar e muitas delas são super baratas.

Flores

img_5795

Essa é uma coisa que tenho vontade de usar mais. Elas são muito baratas e você pode comprar várias de várias coisas. Claro que elas não combinam com qualquer tipo de livro, mas com romances, por exemplo, vão muito bem.

Funkos

IMG_3381

Aqui no Brasil, os funkos pops são um pouco mais caros, mas se você gosta muito de tirar fotos de livros, é um bom investimento. É legal usar o funko relacionado à série ou livro, mas não é obrigatório, dá para mesclar um pouco as coisas.

Luzes

Acho que todo mundo deve ter aquelas luzes de Natal guardadas. Elas ficam lindas com os livros e ajudam quando a capa não tem nada de interessante.

Imagem no computador

Eu amo essa. Duas das minhas imagens preferidas que eu já tirei para o blog usam esse recurso. É só escolher alguma imagem bem bonita e que seja relacionada ao livro e dar um jeito de fazer o livro aparecer no canto.
Por exemplo, estou lendo O Menino Feito de Blocos, um livro que fala muito de Minecraft. Se eu jogasse o jogo, poderia abri-lo no meu computador e tirar a foto junto com o livro, mas como eu não jogo, procurei um fundo de tela e a foto ficou ótima.

3. Cenário

Essa é uma das coisas que me dá mais agonia. As pessoas não se preocupam com o que tem atrás delas nas fotos. Aí aparece um banheiro, uma pessoa aleatória fazendo algo estranho… Com livros, por mais que seja algo bem menor, não é diferente.

Não precisa de pressa para tirar a foto, então antes de fazer isso, só dê uma olhadinha para ver se tudo está de acordo com o que você planejou.

4. Texturas

Às vezes falta inspiração, ou você quer mais fotos e já tirou de todos os jeitos possíveis. Então esse é um jeito bem simples, mas que deixa a foto bem bonita: utilize texturas.

Tire a foto na grama, em cima de alguma coberta, mesa, travesseiro, qualquer coisa.

5. Edição

Essa é a hora em que você vai tirar todas as imperfeições da sua foto. Editar não é difícil e pode deixar uma foto mais ou menos perfeita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: