Listas

TOP 10: As piores capas da minha estante.

Selecionando as capas mais feias da minha estante.

Todos sabem que não se deve julgar um livro pela capa. Afinal, quantos livros você não leu pela capa e acabou se decepcionando? Comigo foram vários.

Mas isso tem um contraponto, querendo ou não, ninguém quer algum livro enfeiando a estante, sim? Querendo ou não, a capa chama muita atenção e pode causar o interesse do leitor que está passeando por uma livraria ou, no mínimo, a decepção, por não fazer jus à grandiosidade que se tem nas páginas que resguarda.

Fazendo essa lista, não estou apontando livros ruins, de forma alguma, a maioria deles eu gosto demais e, inclusive, os dois piores livros que já li na vida têm capas lindas. Talvez para compensar a falta de conteúdo que há dentro? Provavelmente.

Mas enfim, comecemos a seleção de capas que mereciam ser trocadas (dentre as que tenho na minha estante, claro)!

10. Um Perfeito Cavalheiro (Os Bridgertons #3)

Resultado de imagem para um perfeito cavalheiro

Certo, não só esse capa, como todas dos Bridgertons podiam estar aqui. Mas eu considero essa a pior, por isso está aqui, representando.

É muito provável que se a vendedora não tivesse me indicado O Duque e Eu, eu nunca teria comprado ou ao menos reparado nessa série, porque as capas, além de simples, não tem muito atrativo.

Esse molde é usado em muitas capas de Romance de época, podendo ressaltar as capas de Castles Ever After, As Quatro Estações do Amor e até mesmo O Quarteto Smythe-Smith, outra série da Julia Quinn. Mas o meu problema é com as capas de Os Bridgertons mesmo, as outras chamam atenção, têm um trabalho com cores e tudo mais que ficam agradáveis para os olhos e, consequentemente, para a estante.

Nessa capa de Um Perfeito Cavalheiro mesmo, esse azul do título não orna com nada das imagens e a modelo da foto escolhida nem mesmo representa a protagonista do livro, que é loira. Existe esse mesmo “erro” de cor de cabelo na maioria dos outros livros. Acredito que apenas Eloise e Daphne combinaram bem.

Resumindo, não é uma capa horrível, mas com certeza merece o 10° lugar aqui. Espero que algum dia haja uma versão comemorativa, pois essa série certamente merece!

Stare Awkward GIF - Stare Awkward Funny GIFs

9.O Último dos Canalhas.

Resultado de imagem para o ultimo dos canalhas

Eu não acho essa capa exatamente feia, mas assim, não gosto quando mostra rostos e tenho um problema com capas de Romance de época com homem. Acho que como o público alvo é mulheres, combina mais colocar vestidos ou ao menos um casal. Chama mais atenção e deixa a capa muito mais atrativa.

E, novamente, o modelo da capa não tem muito a ver com Mallory, o protagonista do livro. O homem nem mesmo é bonito, e quebra completamente a imagem que se cria do libertino.

Se eu fosse a capista nesse caso, escolheria uma capa parecida com a de O Príncipe dos Canalhas. Tudo bem que as fontes e o acabamento combinam como se fosse uma duologia, mas da mesma forma, um casal seria melhor. Preferencialmente de costas ainda, como no antecessor.

9º lugar sim, sim!

                                             Awkward Britney Spears GIF - Awkward BritneySpears Smiling GIFs

8.Contos da Academia dos Caçadores de Sombras.

Imagem relacionada

Mais uma vez aquela coisa de mostrar rosto de personagem incomodando.

Para começar, o Simon é o grande protagonista desse livro, mas esse modelo não tem nada a ver com ele! Está mais para Alec do que Simon.

Também não gosto daquele fundo, achei muito falsa e mal feito, podiam ter caprichado mais na hora de usar o Chroma Key, porque ficou bem feio. A paleta de cores usada para o livro também não me agrada, não sou a maior fã de marrom.

Nem mesmo a forma que a fonte foi posta ficou legal, sei lá, parece que fizeram de qualquer jeito só para começar a vender logo.

Enfim, é uma capa feia sim, e vai ficar no 8º lugar.

Not Impressed GIF - Not Impressed GIFs

7.Um Caso Perdido.

Resultado de imagem para um caso perdido

Estou reparando que mostrar a cara é o grande problema de muitos dos livros que tenho na estante. Lembro-me bem que comprei esse livro na Saraiva, quando estava vasculhando por lá (tinha esse costume antigamente) e primeiro, vi o título, o que me chamou atenção de verdade, então fui para a sinopse, que foi o que me fez comprar e ler.

Esse livro é excelente, ainda não li tantos livros da Colleen Hover, mas esse é meu favorito, eu realmente adorei, acredito que seja um dos favoritos da minha vida.

Mas essa capa não é muito atrativa, sim?

Mesmo com a sinopse me chamando, olhei para ela e não fiquei tão entusiasmada assim para ler o que tinha por trás.

Essa nuvens, a borracha mal passada que usaram entre o título e a modelo… Não gosto mesmo. Com toda a certeza esse livro merecia um trabalho melhor, então vai ficar aqui no 7º lugar.

Unimpressed Kid GIF - Chlore SideEye Annoyed GIFs

6.Encontrada (Perdida #2)

Resultado de imagem para encontrada carina rissi

 

Agora com uma autora nacional… Uma coisa que já me irrita nas capas da série perdida é o fato de os títulos começarem com letra minúscula. Isso realmente me incomoda.

Tirando esse fator, as capas são muito bonitas, a do primeiro livro mesmo, é perfeita, mas eu não gosto dessa do segundo volume.

O vestido não ficou favorecido, a pose da modelo ficou muito sem criatividade, tirando o fato de que não tem nada a ver com nada. Primeiro livro temos como destaque o tênis da Sofia, ok, compreensível e justificável, o terceiro tem o Ian, considerando que ele tem narrativa nesse livro, também é ok, o quarto tem o Lucas e a Elisa, ok também, o quinto acho que é a capa que mais me agrada. Temos a Valentina e a pose da modelo e tudo mais super combina com o título. Mas esse segundo volume… Era para ser o vestido de noiva da Sofia? Podia ser de outra forma, talvez ela de braços dados com o Ian saindo da igreja ou algo do tipo.

Na minha visão, essa capa estraga toda a engenhosidade que tem nas outras da série. Faltou criatividade, elementos e atrativo. Fica com o 6º lugar.

Excuse Me? GIF - WhoAreYou Huh Offended GIFs

5.A Princesa Leal.

Resultado de imagem para a princesa leal

O meu grande problema com essa capa é a cor, além dessa textura desgastada que colocaram e deixou uma coisa que já ficaria feia por si, pior ainda.

Fui olhar as outras capas da Phillipa Gregory e eu simplesmente amaria se fosse no mesmo estilo de Rainha Branca, é uma capa linda e super bem-feita. Tirando o fato de que a ilustração presente lá é da própria Elizabeth Woodville, não cheguei a pesquisar, porém tenho quase certeza de que a dessa capa não é Catarina de Aragão e não entendo porque não usaram uma pintura da mesma, já que aquela ilustração é horrorosa e não ornou com o resto da capa, além de parecer estar distorcida pelo zoom.

Essas escrituras no fundo também, a recomendação que tem mais abaixo, outra coisa que não combina com nada… Só comprei essa obra por se tratar de Catarina de Aragão, uma das figuras da Era Tudor que mais intriga. Se eu olhasse apenas para a capa certamente passaria longe.

A única coisa que até deixo passar é a fonte do título, porém, a cor que escolheram para ela também é terrível, porque não o destaca em nada, se olhar de longe, nem dá para ler. Deviam ter pegado uma cor mais clara.

Enfim, é uma capa horrível mesmo, 5º lugar pra ela!

Disgust Ew GIF - Disgust Ew Seriously GIFs

4.Cidade dos Ossos.

Resultado de imagem para cidade dos ossos

Um peitoral masculino em amarelo com um fundo esverdeado. Sério, quem teve essa ideia?

Para começar que colocar um peitoral numa capa de fantasia meio que dá a entender outra coisa, eu julgaria ser um livro erótico se não conhecesse o título pelo filme.

Além disso, a forma como o Jace parece estar iluminado… Sei lá, é bizarro. A cidade em baixo também, tudo bem que combina com o título, mas da mesma forma, ficou terrível.

Dentre as capas de Os Instrumentos Mortais, na verdade, eu só gosto das duas últimas, acho todas as outras feias. As versões comemorativas são muito melhores, pena que li em 2014, quando ainda não as tinha no mercado.

Eu odeio amarelo, que cor horrorosa! Combinação de amarelo com verde então… Verde funciona bem sozinho, mas com amarelo fica muito estranho, dá uma impressão meio radioativa… Não sei me expressar bem, só sei que detestei, mas, da mesma forma, ainda bem que li o livro e, assim, conheci a Cassandra. Mesmo com a capa feia, vale a pena!

4º Lugar só pelo mau gosto da capa, claro.

Britney Spears XFactor GIF - BritneySpears XFactor Fox GIFs

3. Muitas Vidas, Muitos Mestres.

Resultado de imagem para muitas vidas muitos mestres

Essa capa aqui tem relação com o mundo espiritual, então eu até compreendo porque colocaram o céu e tal, mas isso não quer dizer que a capa ficou bonita.

Para quem gosta de livros espíritas com um toque de autoajuda, saibam que não tem erro, esse é ótimo. Conta uma história real de um psiquiatra que usou da hipnose para tratar uma paciente com ansiedade e síndrome do pânico e, por meio desse tratamento, descobre a possibilidade de vidas passadas.

Foi um livro bem interessante, mas esse capista parece que foi no primeiro banco de imagens grátis que encontrou, pegou a primeira imagem de céu que viu, usou das fontes mais simplórias imagináveis, que já tem automaticamente no computador, e pronto, tá feito. Não teve capricho nenhum por trás e eu com 12 anos já fazia coisa melhor no Photoshop. Até no paint dá para fazer melhor! Esse selo da coleção aí também é horroroso. Acho que não deveriam colocar selos em livros, no máximo se for um embalado que dê para tirar, assim pode até ser, mas esses que são impressos ou colados na capa não dá.

Acho que esses livros mais espíritas ficariam melhores se usassem vetores ao invés de imagens. Ou, ao menos se quer pegar imagem, escolha com capricho. Aliás, não só a imagem, a fonte também, né? Porque essas do Windows não dá para defender.

Enfim, se está estreando o pódio é porque realmente merece.

Angggrrryyy GIF - Angry Panda Mascot GIFs

2. Aura Negra (Academia de Vampiros #2)

Resultado de imagem para aura negra

Essa é mais uma série que poderia estar inteira aqui. Também é mais uma que o que incomoda é o uso de modelos e aparição de rostos. Fala sério, era para esse cara de trás ser o Dimitri? Porque não tem nada a ver.

A única coisa legal dessa capa é o símbolo da escola embaixo, as fontes, novamente, são pífias e mal escolhidas. A foto estraga a capa inteira, já que nenhum dos modelos tem a ver com qualquer personagem presente na história, e a paleta de cores também é de mau gosto.

A foto está com um filtro meio azulado, aí ao redor é preto, a fonte do título e do nome da autora é branco e o da série é vermelho??? Tipo???

Muito feio, meu Deus. Essa saga merecia voltar para o mercado, não sei o que aconteceu que a editora não está mais vendendo, mas deveria, porém, com capas novas. A versão original, dos EUA, é muito bonita! Por que aqui tem que estragar tudo?!

2º lugar, mas merecia estar no 1º, trabalho desleixado e preguiçoso.

Chanel Screamqueens GIF - Chanel Screamqueens Emmaroberts GIFs

1.Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

Resultado de imagem para harry potter e a crianca amaldicoada

Não bastasse a história ser péssima, a capa também tinha que ser.

Eu tenho um problema muito grave com amarelo, detesto muito mesmo, aí eles vão e fazem a capa inteira com essa coloração, deixar um efeito aquarela de: adivinhem? Amarelo em outras tonalidades! Colocam uma imagem de centro super aleatória, com uma asas nada a ver um ninho mais nada a ver ainda e mais fontes simplórias que não chamam atenção.

Custava muito manter a fonte original de Harry Potter? Ficaria muito melhor.

Ah, não dá para esquecer aquela faixa em dourado no topo também. É só para finalizar a cagada completa mesmo.

Pelo menos aqui dá para justificar que a capa é um aviso, do tipo “esse enredo aqui é um pesadelo! Desista enquanto ainda há tempo!”, só pode ser, porque nada justifica o fato de todos os livros de Harry Potter, inclusive os extras, serem bem-feitos e esse aqui ser péssimo. Tudo bem, é a mesma ilustração da peça de teatro e blábláblá, mas se os designers da peça de teatro tem um gosto duvidoso, os das editoras deviam ter mais noção.

Só serve para manter a coleção da saga e para estragar a estante mesmo, de resto não tem utilidade e não está no 1º lugar dessa lista à toa!

Disgust Argh GIF - Disgust Argh Scream GIFs

[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: