Extras

Como curar a ressaca literária

Uma coisa que tem me irritado profundamente nos últimos dias é a ressaca literária. Ok, ler para mim é um hobbie, mas eu sou uma das autoras de um blog literário… O que eu faço?

Cheguei em um ponto em que nem Harry Potter e as Relíquias da Morte está me dando vontade de ler, mas já deu, cansei de posts apenas com dicas e estou prometendo tanto para mim quanto para vocês que o próximo será uma resenha. Talvez da série inteira de Harry Potter…

Mas enfim, hoje eu venho passar sete dicas para curar essa maldita ressaca que tanto nos atrapalha.

1. Aceite a ressaca (por um tempo)

Pode parecer estranho, mas isso é muito importante. Geralmente, quando temos esse bloqueio, é porque nosso cérebro está cansado.

Pare por uma semana, duas, até um mês. Eu queria muito ter lido mais nas férias mas passei por uma ressaca em dezembro e outra em fevereiro. Então sim, eu entendo que seja muito ruim, mas é melhor parar um pouco do que parar eternamente. Você sabe que não vai fazer algo obrigado, então pelo menos por enquanto, não se obrigue.

2. Force a leitura

Não estou contrariando o que falei antes, uma pausa é extremamente importante, mas mais importante ainda é voltar depois de um tempo.

Se antes você tinha um hábito de leitura e perdeu durante a ressaca, terá que criar esse hábito novamente. Então estabeleça metas diárias e saiba que será muito difícil no começo.

Se você trabalha com isso, tem que ler algo para a escola ou faculdade, ou é igual nós que temos um blog, você simplesmente não tem escolha, vai ter que ler.

3. Leia livros pequenos e leves

Essa dica é a que funciona melhor para mim. Lembra que eu disse que o cérebro está cansado? Isso é algo no meio do descanso e do cansaço.

Escolha um livro com ótimas criticas, super clichê, algo do qual você não espera nada. Aquele livro bem fanfic.

4. Leia estilos diferentes

Essa ainda não foi testada por mim, mas muita gente indica que você lia coisas como gibis e HQs. Como eles são mais simples de ler, eles te dão uma sensação de missão cumprida, digamos assim.

Eu amo ter a sensação de meta cumprida, de progresso, então acho que essa dica de fato pode funcionar.

5. Procure por assuntos diferentes

Uma das minhas metas para esse ano era ler livros fora da minha zona de conforto. Pelo menos dois por mês. Funcionou? Não. Estamos no finalzinho de fevereiro e a ressaca já acabou com minha meta.

Mas enfim, sabe aquele livro completamente diferente que sempre chama sua atenção, mas que você nunca teve coragem de ler? É esse mesmo o escolhido.

6. Tenha uma lista de livros que você já leu

Como eu disse antes, eu lembro aquela sensação de progresso. Por esse motivo, eu uso o Skoob para marcar os livros que já li e, quando eu lembro, as páginas também.

Mas não precisa ser um aplicativo, pode ser uma lista no celular, uma lista em um caderno, até um post-it se você quiser, mas anote.

7. Assista um filme que foi inspirado ou que é uma adaptação de algum livro

Se o filme for muito bom e realmente prender sua atenção, as chances de você ir atrás de ler o livro são bem grandes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: