Resenhas

RESENHA: Encontrada (Perdida #2), de Carina Rissi.

Saiba minha opinião sobre o segundo volume da série “Perdida”

Livro: Encontrada (Perdida #2)

Autora: Carina Rissi.

Páginas: 476.

Editora: Verus.

Lido em: 4 dias.

Skoob

Uma coisa é necessária assumir quando falamos de Carina Rissi. Independente de cada opinião, ela tem aquela escrita que você lê 50 páginas que mais parecem 5, de tão fluída. Então a leitura é muito fácil, se eu não estivesse me recuperando de uma ressaca literária, provavelmente teria lido bem mais rápido.

Porém, o grande problema dessa série é a protagonista. Gente, que ser humano mais sem noção! Como alguém que se diz leitora da Jane Austen consegue se portar daquela forma?? Fala sério, Claire, de Outlander, quando foi mandada para o passado mandou muito bem e olha que nem é citado se ela lê romances históricos. Percebo que é pra forçar comédia, mas não rola, só dá vergonha alheia. Eu não dei uma risadinha durante a leitura inteira, mas revirada de olhos? Ah, minha filha…

Por sorte temos o Ian. Aqui ele está um pouco mais impaciente que no primeiro livro, o que considero justificável, levando em consideração que ele se casou com a Sofia.

Os personagens coadjuvantes também são interessantes. Adoro a Elisa e gostei de conhecer mais do Lucas, seu futuro par. É gente, o negócio é com a Sofia mesmo, não tem jeito.

Laura tinha me dito que a história era bem farofenta, e realmente é. Eu nem vi muita necessidade para esse livro existir, interessante acompanhar como as coisas se seguiram entre Ian e Sofia, sim, mas algumas coisas podiam ser definidas no final do livro anterior, o restante da história podia ser resumido em um simples spin off. Não era necessário 470 páginas, gente, sério.

Metade é forçação de barra outra metade é birrinhas chatas. Como eu disse, Ian salva. Se não fosse por ele esse livro seria uma grande porcaria. Mas ele é um mocinho tão romântico e fofo que vale a pena aguentar a Sofia só pra saber mais dele.

O que me choca é o quanto esse livro é admirado, possuindo uma nota bem alta no Skoob. A verdade é que Carina Rissi conquistou uma legião de fãs que não abre os olhos para seus defeitos, deixando o senso crítico de lado, e o pior é que não deixam ninguém apontar o ponto negativo também, parecem um bando de crianças. Concordo que cada um tem uma reação diferente à leitura, mas esse livro teve tanta encheção e linguiça que na minha cabeça não entra como alguém não pôde ter percebido.

Foi introduzida uma tia do Ian extremamente caricata e mal trabalhada. Foi basicamente a grande vilã (isso se ignorarmos a Sofia) no livro inteiro, para chegar nas últimas páginas e se tornar boa, para mim essa situação foi tão supérflua que nem sei o que comentar além disso. O fato de todo mundo detestar a Sofia quando a conhece e depois de pouco tempo se encantar por ela é outra coisa que não me desce. Especialmente se formos lembrar do Padre (foi repentino e mal trabalhado ao extremo). O novelão gigantesco que aconteceu no final também foi tão exagerado e quimérico que sinceramente… Uma novela mexicana convence mais.

Mas enfim, eu não abominei esse livro, só precisava ressaltar os pontos negativos, que realmente me incomodaram na leitura. E essa questão dos leitores brasileiros escolherem a dedo os autores que vão defender com unhas e dentes também, sem dar a oportunidade dos novos conquistarem espaço.

Uma trama que achei bastante interessante foi a questão dos cremes que Sofia passa a produzir. Tirando o Ian, foi a melhor coisa que teve no livro para mim. Gosto de mocinhas que empreendem em tempos passados, mesmo que nesse caso a protagonista tenha nascido em outra época. Gostei de ver como as coisas foram se desenvolvendo, um simples comentário já fez o produto ir criando uma fama gigantesca, o que é bem realista, ponto para a autora nesse quesito (finalmente!).

Eu também gostei de um casal secundário que foi desenvolvido nesse livro, embora achasse que teria um futuro livro narrando especificamente a história da personagem feminina por ela já ter aparecido na série antes, achei legal, ainda assim, ter ao menos mostrado o fim que ela levou. Preferia que tivesse ao menos um conto? Sim, mas vai que a Carina estragasse tudo, então está ótimo assim.

A ambientação histórica segue excelente. Falta o ponto da escravidão, mas sinceramente acho uma ótima decisão ter ignorado, não ornaria com o clima do livro e se você não se sente disposta a trabalhar com determinado tema, não o faça. É melhor do que se obrigar e sair algo ruim. Com exceção disso, que eu não considero um defeito(pelo contrário), o restante é bem verossímil e você consegue se sentir no Brasil de dois séculos atrás. Dá pra ver que tem um trabalho de pesquisa caprichado por trás da história e deixo aqui meu elogio, é uma das coisas que chama atenção nessa série, indubitavelmente.

Quanto ao restante, o final realmente me agradou e não via necessidade para mais um livro focado em Sofia e Ian, já tivemos explicações de coisas que ficaram em aberto, houve o final feliz também, tudo se resolveu entre os dois… Preferia bem mais que já fosse direto para o da Elisa. Mesmo com relutância lerei Destinado, porque já conheço a escrita da Carina e sei que não demorarei para ler e também porque algo dentro de mim realmente gosta de seguir a ordem das coisas certinho. Portanto lerei, mas sem muitas expectativas e ciente que esse livro só serve para arrancar meu dinheiro mesmo.

Finalizando, Encontrada é bonzinho, tendo, no entanto, vários defeitos gritantes em seu enredo, e, como diz minha amiga Laura, sendo uma baita farofa, mas com a escrita da autora e sua ambientação, a leitura fica fluida e fácil. Se você leu Perdida, é interessante ler este também para saber como as coisas seguiram, mas já fique avisada que pode ocorrer um leve arrependimento depois.

2 estrelas

[Meu Skoob para quem quer estar por dentro de minhas próximas leituras]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: