Extras

Dicas para ler mais rápido

Todos nós queremos ler cada vez mais, mas tempo é uma coisa que atrapalha bastante. Depois que eu voltei a ler igual à uma doida, percebi que algumas coisas ajudavam e outras atrapalhavam muito (principalmente a faculdade).

Por esse motivo, comecei a buscar várias dicas para conseguir ler mais rápido. Acho que a coisa mais legal que descobri é que lemos, em média, 300 palavras por minuto porque temos que mexer os olhos para acompanhar as palavras. Se isso não fosse necessário, a média seria 500 palavras por minuto.

Eu gosto dessas coisas gente, desculpa.

Muita gente fala para pular partes do livro, tipo parágrafos que não são tão importantes, algumas vezes páginas, outras vezes até capítulos. Mas qual a graça de fazer isso? Desse jeito você não aproveita a leitura, então qual a lógica?

1. Acompanhe as linhas com o dedo/lápis/caneta

Não estou falando para você riscar o livro, não faça essa maldade com ele, por favor!
Só vá passando a caneta embaixo da linha que você está lendo bem rápido e tente ao máximo acompanhar ela.

Se você quiser, leia a mesma página duas vezes, uma seguindo a técnica e outra não. Pode até ser que você comece a página lendo rápido, mas a tendência é a velocidade diminuir sem a caneta.

2. Não fique relendo

Sabe quando você lê alguma frase, não entende e fica relendo um milhão de vezes? Provavelmente você vai continuar sem entender. Pelo menos até você ler as próximas frases, quando tudo está inserido em um contexto.

Depois que você lê um livro inteiro, 99% das frases serão esquecidas, então por que ficar focando em apenas uma bendita frase? Foca no contexto da história que é o importante.

3. Esquece o instagram

Muitas pessoas gostam de tirar fotos de partes específicas do livro para publicar nas redes sociais. O problema é que se você tira a foto e publica no Instagram na mesma hora, as chances de você largar o livro de lado e ficar stalkeando as pessoas são bem grandes.

Tira a foto e publica depois. Se for possível deixar seu celular no modo avião, melhor ainda.

4. Escolha bem o tipo de música que você vai ouvir

Eu acho engraçado que consigo ler durante as aulas numa boa (crianças, não sigam meu exemplo), mas não consigo ler ouvindo música. Não qualquer uma, pelo menos.

Mas eu sei que muita gente não consegue ler enquanto tem barulho em volta, mas quer ler no ônibus, ao ar livre, coisas do tipo.

Música é bom porque é um barulho mais concentrado na sua cabeça. Não tem a Cleuza contando para a Marilene que a sobrinha dela está estudando para o ENEM.

O problema é que a letra geralmente atrapalha. Ela se embaralha com a história do livro e chega um ponto em que você não sabe mais o que é livro e o que é música.

Qual a solução? Música instrumental. É chato, eu sei, mas é só para você não ter que ficar ouvindo os barulhos à sua volta. Não é para você prestar atenção na música, muito pelo contrário, é para você prestar mais atenção no que você está lendo.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: