Listas

TOP 10: As melhores séries de Romances de Época.

Ranking das melhores séries de Romance de Época.

ESSA LISTA FOI ATUALIZADA, CONFIRA CLICANDO AQUI.

(Já garantiram o meu livro? Compre meu romance de época – no físico pelo link passado ou e-book – e ajude essa pobre autora!)

Para o nosso segundo post do ano decidi trazer algo que está em alta nos últimos tempos e que espero que demore muito a decair: Romances de época.

Já fiz outro top 10 com isso, selecionando os melhores livros da Julia Quinn, vocês podem ver esse post clicando aqui.

Lembrando que, logicamente, falarei apenas dos romances que eu já li. Algumas séries eu ainda não li por inteiro, elegi apenas os que li ao menos metade, ou todas as obras publicadas no Brasil (porque há alguns como nosso nono lugar que ainda não tem todos os livros publicados em nosso território)

EDIT [02/12/2019]: Quase um ano depois desse post ser publicado aqui venho eu me posicionar sobre ele. É nosso post com maior quantidade de views e, embora isso seja muito positivo e eu agradeça por cada alma que acesse, nos comentários vocês podem constatar a existência de algumas pessoas desnecessárias e tolas que vêm importunar. Eu gostaria de ressaltar que é a minha opinião e ela não vai mudar porque fulaninha quer que mude. Nem todo mundo tem o mesmo gosto que você, bem vindo ao mundo, meu amigo, minha amiga! Muita coisa nessa lista, atualmente, seria mudada, porque eu amadureci, conheci coisas novas, mas do TOP 5 até o 1, sigo com a mesma opinião e não me importo com quem discorda. Gostos, né? Nem todo mundo tem maturidade pra reconhecer que eles variam, mas eu também não sou obrigada a aguentar gente mal caráter e birrenta, então estarei respondendo e sendo desagradável caso necessário. Isso é tudo. Sejam respeitosos e maduros.

Vamos começar?

10) O Quarteto Smythe-Smith.

Resultado de imagem para o quarteto smythe-smith

Essa foi uma série de quatro livros publicada pela Julia Quinn e são histórias muito oscilantes e problemáticas, sendo o último livro o pior dentre todos com uma premissa bem fraca e forçada.

O primeiro livro, Simplesmente o Paraíso, é fofinho, prende a atenção, mas em mais da metade do livro o mocinho está de cama e a mocinha fica cuidando dele, chega a ficar maçante em certo ponto, por isso não me agradou integralmente, pareceu-me falta de esforço e inspiração, sendo que estamos falando de Julia Quinn, que poderia muito mais do que isso.

O segundo já melhora, mas não tem aquela qualidade que esperamos da autora. Há uma reviravolta ali e outra aqui, porém nada realmente relevante e original.  O terceiro é o motivo por essa série merecer figurar em qualquer top 10, nem parece ser da mesma série, de tão bom! A química convence mais, as intrigas, os romances… É excelente!

Seria o único dos quatro livros da série que eu releria algum dia.

O quarto eu já falei que é o pior de todos e assim… Nem quero entrar no mérito. Apenas saibam que é bem chatinho e o “romance” dos protagonistas não convence em nenhum momento.

Vale a pena ler o terceiro livro, os dois primeiros são divertidinhos, mas tentem ignorar o quarto, pelo amor, não sei o que deu na cabeça da Julia para escrever aquilo.

Vale o 10º lugar!

Gretchen Gretchen Tédio GIF - Gretchen GretchenTédio GretchenAFazenda GIFs

9) Os Sedutores de Havisham.

os sedutores de h.png

No Brasil temos apenas 2 dos 3 livros dessa série e, para falar verdade, é legalzinho, mas não algo que me chame muita atenção.

O primeiro livro é meio instável. Não foi um enredo que me convenceu completamente, sabe? Tanto a parte central quanto a secundária. Foi legalzinho, me divertiu enquanto lia, mas nada que me marcasse e desse vontade de reler.

Romance de época é um gênero que eu deito para ler e só paro quando terminar. Até livros mais ou menos, como o citado na posição anterior, Simplesmente o Paraíso, eu li em um dia só. Esse já não consegui fazer isso, não me prendeu atenção suficiente para tanto. Mas recomendo para ser aquela leitura mais leve que você pega entre leituras pesadas. Mata o tempo e entretém um pouco.

O segundo melhora, tanto que minhas expectativas cresceram bastante só de saber do que se trataria. Fiquei ansiosa para o lançamento e comprei lá na bienal. Aprovei bem mais esse segundo livro mas, novamente, não consegui ler de uma vez.

Neste tem mais drama e pesar, gostei da forma como os personagens foram desenvolvidos junto de suas reações, apenas algumas inconsistências temporais me irritaram um pouquinho, mas talvez seja problema até de tradução, vai saber.

Resumindo, acho que a minha parte leitora não bateu totalmente com a escrita da Lorraine Heath. Ela traz enredos intrigantes e rentáveis, mas algo me impede de aproveitar 100% da leitura sem eu saber com exatidão o que é.

Enfim, isso não me impede de querer ler o terceiro livro da série para ver como vai terminar. Ainda tenho fé nesse nosso 9º lugar!

Tulla Luana GIF - Tulla Luana Tullaluana GIFs

8) Os Bedwyns.

os bedwyns.png

Outra série oscilante e o pior dessa aqui é que ela é enorme, com 6 livros.

Também não me identifiquei com a escrita de Mary Balogh. No primeiro livro o romance dos protagonistas não me convenceu e há várias partes que achei a mais pura encheção de linguiça. As crianças foram os personagens que mais me chamaram a atenção, para vocês terem uma ideia. Ah, a família em si também me prendeu um pouco, a forma como eles agiam entre eles e suas peculiaridades sem dúvidas foram fatores determinantes para me fazerem continuar.

Ligeiramente Maliciosos melhora consideravelmente, mas ainda tem defeitos um tanto gritantes que não me fizerem aproveitar da leitura como deveria ser. Já achei o casal daqui mais envolvente e com mais química que o anterior, o que não é muito difícil, se formos falar verdade. Aprovei, mas nem tanto, digamos assim.

Ligeiramente Escandalosos é o que dá nome a essa série! Eu já estava ansiosa para ler este porque sabia que a Freyija dificilmente me decepcionaria e ainda bem que ela atendeu minhas expectativas, sendo exatamente a personagem que eu esperava: audaciosa, teimosa e decidida. Seu par combinou com ela e esse foi o mais engraçado dentre os livros que li da série.

Ainda não li, mas dizem que o quarto livro volta a decair e estou com um pouco de medo disso, porque como disse, Mary Balogh é uma autora bastante oscilante. Possivelmente, se tivesse continuado lendo, essa série estaria em posição pior, como coloco bastante distância entre um livro e outro para não ter muita decepção reunida, minha opinião é essa por enquanto.

Uma família aristocrata peculiar e intrigante é, sem dúvidas, o que segura esses livros, muito mais do que os casais que a compõem. Por isso está no 8º lugar.

Gretchen Smile GIF - Gretchen Smile GIFs

7) Escândalos e Canalhas.

EEC

Certo, essa série tem apenas 3 livros publicados no Brasil e eu li só até o segundo. Ela é da Sarah MacLean, que é uma autora ótima, mas vive dando umas escorregadas.

Nessa série ainda não tive tantas decepções com ela, ao menos considerando os livros que li.

Eu amei Cilada Para Um Marquês, foi o segundo livro que li da autora e realmente gostei bastante. Casal com química, enredo interessante, reviravoltas, tudo que esperamos e adoramos dentro de um romance de época. Eu releria sem pensar duas vezes.

Amor Para um Escocês não é tão bom quanto, mas também não perde tanto a qualidade. Tem uma frescura o ou outra na atitude dos protagonistas, no entanto, já estou mais do que acostumada, a grande maioria dos livros do gênero tem disso, então é aquele velho ditado: Vamo fazê o que?

Enfim, indico para todos porque merece o 7º lugar.

Enjoy - Parks And Recreation GIF - ParksAndRecreation PandR Enjoy GIFs

6) Os Hathaways.

Resultado de imagem para os hathaways

Aqui começaremos a subir um pouco mais a qualidade, afinal, estamos falando de Lisa Kleypas, não é mesmo?

Ela raramente erra.

Temos um pequeno errinho se considerarmos o primeiro livro, que não me prendeu muito, mas só pela ousadia de ter colocado ciganos já vale a leitura. O segundo já melhora, achei que ia detestar, porque julgava o mocinho, Merripen, muito chato e bruto no primeiro livro, mas até que a dinâmica entre ele e a Win funcionou bem, assim como entre o Harry e a Poppy, em Tentação ao Pôr do Sol.

Manhã de Núpcias já é disparado meu favorito e, apesar de ainda não ter lido o último e Beatrix ser minha personagem favorita, dificilmente tirará o meu favoritismo deste quarto livro, que eu subestimei, porque essa coisa de criada se casando com patrão nunca me convenceu muito, mas aqui é simplesmente maravilhoso e vale a pena cada página.

Acredito que é a piorzinha dentre as séries da Lisa, mas ainda assim é excelente, novamente com uma família como foco, que é o pilar e a melhor parte de tudo isso.

Estou ansiosa para ler Os Ravenels que promete ser ainda melhor, mas por enquanto Os Hathaways continuam sendo maravilhosos e certamente merecem estar no 6º lugar por suas peculiaridades e carisma.

Lady Gaga Dance GIF - LadyGaga Dance Mob GIFs

5) Castles Ever After.

Resultado de imagem para castles ever after

Essa é uma trilogia da maravilhosa Tessa Dare, e foi nela que eu conheci a autora, a qual hoje sou completamente apaixonada.

Eu já falei bastante sobre os três livros na resenha da série, por isso não me alongarei muito, só direi o essencial, que é:

Não existe uma conexão familiar, fraternal ou o que seja entre as protagonistas, apenas um castelo de certo lorde sendo herdado por elas.

O primeiro livro, Romance com o Duque, é o melhor, com o melhor casal e os melhores diálogos, em seguida temos Diga Sim ao Marquês, que também é bom apesar de não alcançar a qualidade de seu antecessor.

A Noiva do Capitão é o único problema dessa trilogia, com a premissa não convencendo e decepcionando bastante, ao menos a mim, mas assim como não se julga um livro pela capa, não se desqualifica uma série inteira por apenas um livro, então tudo certo: Dois primeiros livros excelentes, o último mais ou menos.

A maioria prevalece. 5º lugar para eles!

Beijo Scarlett Johansson GIF - Beijos Beijo Scarlettjohansson GIFs

4) Spindle Cove.

Resultado de imagem para spindle cove

Tessa de novo, porque essa mulher é incrível e merece o mundo.

Ainda pretendo fazer uma resenha sobre essa série quando terminá-la, mas falemos do que sei até agora, que se resume a:

Uma Noite Para se Entregar, Uma Semana Para se Perder, A Dama da Meia-Noite e A Bela e o Ferreiro.

Estava muito ansiosa para começar essa série porque essa premissa de uma cidade para mulheres se refugiarem me pareceu muito interessante, uma pena que esse é o melhor ponto do primeiro livro, já que os mocinhos não me agradaram o suficiente. Eu até gostei deles separados, mas juntos não deu muito certo na minha percepção.

Diferentemente de Colin e Minerva, do segundo livro, que pelo amor de Deus, que casalzão. Esse não só já é o meu livro favorito da série como figura entre os favoritos de todos os romances de época que li. Amo demais as aventuras deles, a criatividade de Colin, inteligência da Minerva. Só tenho amores por esse livro eternamente.

A Dama da Meia-Noite também é interessante e te envolve na narrativa, além de Kate e Thorne convencerem como casal e, depois, temos A Bela e o Ferreiro. Acho que a grande preciosidade dessa série são as meninas Highwood, os livros com elas sempre são um baita acerto. No dia em que estou escrevendo isso ainda não li Como se Livrar de um Escândalo, que nos apresenta a Charlotte, mas estou muito ansiosa para lê-lo… 4º  lugar sim, sim sim! ❤

Nicole Bahls Sei La GIF - Nicolebahls Nicole Bahls GIFs

3) Os Números do Amor.

Resultado de imagem para os numeros do amor sarah

Mais uma série que eu já fiz resenha e não vou me estender muito, quem quiser saber melhor minha opinião clica aqui.

Primeiro livro: Excelente não consigo nem mesmo achar defeitos e vivo relendo minhas partes favoritas.

Segundo livro: Mediano, poderia ser bem melhor.

Terceiro livro: Tem uma fama muito negativa, não digo que é completamente injustificada, tem um pontinho de razão nas críticas, mas não 100%. Com uma mudança ali e outra cá poderia ficar melhor, mas em geral me agradou, então tudo ok.

A principal coisa que mantem essa série em 3º  lugar é o primeiro livro? Sim, mas que culpa eu tenho se ele excede muito as expectativas e é um dos melhores livros que já li na vida? Simplesmente não tinha como deixar esse tesouro numa posição ruim.

Gretchen Cabelo GIF - Gretchen Cabelo Pan GIFs

2) As Quatro Estações.

Resultado de imagem para as quatro estações do amor

Acho que nem tenho defeitos a apontar nessa quadrilogia, sinceramente.

Todos os livros são excelentes. Annabelle e Simon são maravilhosos, já vi pessoas reclamando, especialmente dela, mas existem mocinhas muito piores, ela não me incomodou tanto assim. Simon é maravilhoso, a forma como ele nunca desiste da Annabelle… Alguém dá um para mim?

Todos os livros da Lisa tem uma parte bem novelão e, como não poderia faltar nesse também tem, como em todos os outros dessa série, achei um pouquinho forçado, mas ok, nada muito absurdo, e temos que ter um clímax, afinal, sim?

Você já percebe que Lilian e Westcliff são o casal do segundo livro apenas com o decorrer do enredo de Segredos de uma Noite de Verão. A antipatia mútua dos dois, birra injustificada… Estava muito na cara e gostei bastante da história deles.

O que surpreendeu foi Evie e Sebastian. Quem esperava? Tenho dúvidas quanto ao meu favorito dessa série, mas Pecados no Inverno é tão… Aaaahhh!!! Eu amo. Assim como amo Escândalos na Primavera. Acredito que estes sejam meus favoritos e não consigo decidir o top 1 entre os dois.

Enfim, 2º  lugar com todo o amor!

Blushing GIF - Blushing Flattered GIFs

1) Os Bridgertons.

Resultado de imagem para os bridgertons

Julia Quinn fica em primeiro lugar e choca o total de 0 pessoas.

Também não me alongarei muito aqui, porque falei de quase todos os livros no top 10 de Julia, só não falei de Para Sir Phillip, com Amor, que eu não gosto. A história não me convenceu, Phillip é chato e me pareceu muito que a Eloise foi movida por uma invejinha da Penelope. Acho que descaracterizou muito a personagem, só gostei dos gêmeos nesse livro, o resto é tudo descartável.

Ademais, temos preciosidades como Os Segredos de Colin Bridgerton, O Duque e Eu e O Visconde que me amava. Também tem os dramas desnecessários da Francesca, é verdade, mas o que é um livro ruim e outro mais ou menos perante a sete maravilhosos?

Amo Os Bridgertons sim e vou morrer defendendo! TOP 1 no universo, no mundo e principalmente no meu coração.

popular mean girls GIF

19 comentários

  1. Adorei a lista!
    Estou procurando algo tipo O morro dos ventos uivantes, sabe?
    Vou seguir as dicas!

    Curtir

  2. Já li pelo menos um livro de todas as séries da lista, menos ligeiramente. Só colocaria a outra série da Sarah na lista, como uma das minhas favoritas, que são
    1) Bridgertons: adorei o cartas para sir Philips e na minha opinião, o livro que menos me chama atenção é o da Hyacinth, e, preciso dizer, que também me decepcionei um pouco com o que o Colin se transformou no livro dele, já que era o meu personagem favorito durante os livros anteriores, e acabou me decepcionando por boa parte do seu próprio livro.
    2) As quatro estações, que tem 0 defeitos e é maravilhosa demais.
    3) Clube dos canalhas, que apesar de não estar na sua lista, acho maravilhosa. Principalmente o ultimo livro.
    4) Hathaways: que, pelo amor de Deus, o primeiro livro é sem duvidas o meu preferido, sou completamente apaixonada pelo Cam, e ao contrário de você, o que menos gosto é justamente o livro do Leo.
    5) Os números do amor
    6) Escândalos e Canalhas: apesar de ainda não ter lido o terceiro livro.

    Para mim são sem duvida as melhores, apesar de todas essas autoras terem outros livros que eu já li e gostei. Os livros da Tessa dificilmente me prendem, apesar de “uma semana para se perder” e “a bela e o ferreiro” terem sido realmente muito bons.

    Curtir

  3. Eu realmente não gosto de Clube dos Canalhas kkkkk, li os dois primeiros livros e nenhum me agradou muito. Pelo o que ouvi dos outros dois acho seria perda de tempo para mim.
    Eu ouço muita gente reclamando do Colin no livro dele mesmo, mas eu achei justificável o comportamento, sabe? Ele estava mais velho, descobrindo um sentimento que para ele era muito estranho. Então eu realmente achei viável.
    E o livro da Hyancith também não é um dos meus favoritos, mas eu gosto.
    Escândalos e Canalhas é incrível e o terceiro livro é o melhor, muito intenso e emocionante, de verdade. Vale muito a leitura.
    Tessa é uma das minhas autoras favoritas da vida 🤭 mas acho que isso é questão de química entre o leitor e a escrita, a Mary Balogh msm, não tem santo que me faça gostar atualmente. Cheguei no livro 4 de os Bedwyns e nem quero continuar, porque só o livro 3 me agradou mesmo.

    Curtir

  4. Sua opinião é bem forte sobre os livros, mas compartilhamos da maioria (não todas), o que me fez pensar que alguns que não li, talvez não leia mais 🤭
    Adorei seu top 10!!

    Curtir

  5. Obrigada!!! Hmm, no estilo dele é bem complicado mesmo, mas olha, dá uma olhadinha em Como se Vingar de um Cretino. Envolve vingança também só que de uma forma com mais sensualidade e humor 🥰

    Curtir

  6. Hahahahaha, eu pego pesado às vezes 🤭 mas sou um anjo, juro 😂
    Eita 😏 nem leia mesmo então, pelo menos evita decepção kkkkkk e muito obrigada ❤️

    Curtir

  7. Desculpe a sinceridade, mas os livros da Júlia Quinn não deveriam estar em primeiro lugar. Os livros dela são extremamente maçantes e essa série então, consegue ser pior do que qualquer outra. Fora que a Tessa Dare vai pelo mesmo caminho da Júlia. Enfim, a lista é sua e você faz como desejar, só que eu não podia deixar de falar.

    Curtir

  8. Querida, deixa eu te contar um negócio. Essa questão da literatura é subjetiva, funciona de uma forma para cada pessoa, eu AMO Julia Quinn, não é todo livro dela que funciona comigo, PORÉM Os Bridgertons é a minha série favorita não só dela como de romances de época e isso é uma coisa minha, o post é meu e advém da minha opinião, o que é dedutível considerando até o que falo em cada posição, além da própria proposta do post.
    Deveriam estar em primeiro lugar sim porque, novamente, é subjetivo e de longe a série mais conhecida e adorada dessa lista, o que, inclusive, vai além da minha opinião ou da sua. A questão é respeitar, eu mudaria muita coisa nesse post, Os Bedwyns com certeza estaria fora dela agora, mas Os B não. O ponto é vc saber que o mundo não gira à sua volta, as pessoas tem o direito de gostar e exaltar coisas que você não gosta sim, lide com isso.

    Curtir

  9. Não gostar do livro desejo à meia noite da lisa kleypas , mostra que você não é muito confiável em ter bom gosto sobre livros de época.

    Curtir

  10. Não respeitar a opinião alheia e vir atacar gratuitamente mostra que vc é uma pessoa sem caráter. Se manca, ser. Leitura é uma coisa pessoal e exclusiva pra cada um, coisa ridícula ficar querendo que todo mundo tenha o seu gosto.
    Vai caçar outra pra criticar que aqui vc não tem espaço.

    Curtir

  11. O mundo não gira ao seu redor, sururu. Vai viver e aprender a ser um ser humano e dps vem querer comentar no blog dos outros.

    Curtir

  12. Qualquer avaliação sobre romance de época sem citar Judith McNaugth não tem crédito, pois se trata da melhor das escritoras de romance de época.

    Curtir

  13. Mulher, leia os livros da Loretta Chase. Ela raramente erra, e os livros das irmãs Noroit são INCRÍVEIS, sem mais. O Príncipe dos Canalhas também é perfeito. Fora a falta da minha autora favorita dona do meu coração, gostei bastante da lista.

    Curtido por 1 pessoa

  14. Obrigada pelo seu comentário e pela adição ao post! Eu já li Loretta Chase, gostei bastante de Últimos dos Canalhas, mas não curti muito Príncipe dos Canalhas e nem consegui continuar Sedução de Seda (acho que é esse o nome do livro, hahaha). Não bate com meu gosto literário, infelizmente

    Curtir

  15. Amei a lista, ainda não conheço muitas autoras dessa area! Mas ja li a coleção inteira de Os Bridgertons e sou completamente apaixonada. Embora meus favoritos sempre distoem dos preferidos por outros, o livro do Benedict e da Francesca são meus favoritos. Sou completamente apaixonada!

    Nao conhecia ainda a Tessa Dare, acho que vou começar alguma das duas coleções dela. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  16. Eu que agradeço pelo seu comentário! E indico demais tanto Tessa quanto Lisa pra agora que vc acabou conhecer Julia Quinn, porque as três tem uma escrita similar, juntando a comédia com o romance.

    Curtir

  17. Olá…conheci sua lista qdo em busca de novos livros…já tinha lido todas menos só Sedutores de Havisham! E apesar de vc não ter amado, agradeço a indicação! Adorei os dois e vou para o terceiro! Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  18. Ai, que legal ler isso! Eu fico muito feliz desse Feedback, de verdade! ❤️ e esse terceiro eu quero muito!
    Vc já leu a outra série da Lorraine Heath? Acho que você vai gostar também! O primeiro livro se chama Desejo e Escândalo.

    Curtir

Os comentários estão fechados.

%d blogueiros gostam disto: