Resenhas

LIVRO X FILME: O Beijo das Sombras (Academia de Vampiros)

Sim, Academia de Vampiros é uma série de livros mais antiga, mas o blog não existia na época e eu só comecei a ler agora, então é aquela velha história, fazer o que?

Consegui fazer uma coisa que eu adoro que é terminar o livro e começar a assistir o filme na mesma hora. Fiz isso ontem então consigo comparar bem os dois.

Vou falar primeiro do livro e depois do filme, darei notas para os dois e falarei de todos os personagens principais, por isso, se preparem porque o post ficará longo e com muitos spoilers.

Livro

O único motivo de eu não ter lido esse livro inteiro em dia foram os compromissos que eu tive. Se não fosse por eles, eu teria feito igual a Thais e praticamente engolido o livro em poucas horas. A história dele te deixa completamente presa e a linguagem é super fácil.

Eu gostei de não ser aquela clássica história de vampiros. “Não podemos ir no sol”, “precisamos nos controlar para não sair matando as pessoas quando nos alimentamos”, “somos as criaturas mais fortes da Terra”, “como sou infeliz por ser um vampiro”. Falando sério? Isso cansou. Funcionou com Crepúsculo e com The Vampire Diaries, mas chega. Precisávamos de algo diferente para não ficar sempre na mesma coisa.

Academia de Vampiros não tem nada disso. Pelo menos O Beijo das Sombras não tem, ainda não li os outros livros. O sol incomoda, mas não mata os Moroi, e os Dhapinrs sentem falta dele. Os Moroi são completamente controlados quanto à quantidade de sangue que bebem, tanto que se recusam a matar alguém para não virar Strigoi. Cada “categoria”de vampiros tem suas forças e fraquezas o que torna tudo muito melhor.

Mas enfim, vamos falar dos personagens principais. Primeiramente, Rose. Foi um dos poucos livros em que amei a personagem principal. Não tem nada que me irrite mais em um livro do que quando a principal é aquela menininha chatinha que fica se fazendo de vítima. Rose não tem esse problema. Tem algum problema? Bora enfrentar. Tem alguém incomodando? Soco nele/a.

Eu queria muito que mais autores não tivessem medo de fazer isso. Eu entendo que na maioria das vezes o personagem principal tem que ser a pessoa boa da história, só que nem todo mundo é 100% bom ou 100% ruim. A Rose mostra bem isso. Ela faz muita besteira, magoa muita gente, mas ela é uma pessoa boa.

Chegamos na vez de Dimitri. Ele compete com a Rose na posição de personagem preferido e virou meu crush eterno. As melhores cenas, para mim, foram todas com ele. Claro que a história dele com Rose ficou meio clichê, a menina que se apaixona pelo instrutor mais velho, mas é impossível não gostar dele.

Lissa, ou Vasilisa, ou o caramba, foi uma personagem que me surpreendeu. No começo, eu achava que ela seria igual a personagem principal que eu falei antes, chata e que só sabe se fazer de vítima. Mas ela definitivamente não é o que eu pensei.

Claro que ela tinha alguns problemas, que ela ficava chateada inúmeras vezes e que tomou péssimas decisões durante o livro. Porém, é importante lembrar que ela tinha depressão, uma doença, não um traço de personalidade. E esse problema veio de seus poderes. Para curar os outros ela precisava dar uma parte de si. Traduzindo, por tentar fazer o bem para outras pessoas e animais, ela tinha que se destruir.

O que dizer sobre Mia? Que menina insuportável. A autora fez um trabalho muito bom criando a inútil da escola, aquela que só quer saber de status e de odiar os outros, que só quer se vingar dos outros. Claro que ninguém merece o que o irmão de Lissa fez com ela, mas isso não dá à ela motivos para importunar Lissa e Rose.

Os dois vilões, Victor e Natalie, também são bem interessantes. Victor é o clássico ignorante. Ele é o cara que acredita que está certo e está disposto a fazer qualquer coisa para fazer o mundo ser do jeito que quer. Já Natalie… É triste já que a única coisa que ela quer é a atenção do pai, como a própria Rose fala. Ela realmente acredita que pode ser uma Strigoi sem problemas pois seu pai não vai deixar ela se descontrolar.

Os outros personagens simplesmente não me interessaram tanto. Claro, são importantes, mas não chegam ao ponto de fazer parte do post.

O que ficou meio mal explicado foi a história da professora Karp. Ok, ela tinha os mesmos poderes de Lissa, mas quem queria pegá-la? Quando descobriram o que realmente acontecia com Lissa, a diretora e o resto do povo (que até agora eu não entendi a função) nem cogitaram a hipótese de mandar Lissa embora. Então por que fizeram isso com Karp? Não sei se isso é explicado nos próximos livros, mas é uma coisa da qual senti falta.

5 estrelas

Filme

Amei o filme, sério mesmo. Muita gente critica mas acredito que foi bem fiel ao livro. O que eu detestei foram os efeitos, até eu fazia melhor, mas tirando isso, é maravilhoso.
Algumas cenas estão em ordem diferente, mas não acho que isso tenha afetado muito.

A atriz que faz a Rose combinou muito com a personagem. Dimitri… Confesso que achei o ator muito estranho no começo, mas depois me acostumei e meu crush só aumentou.

Natalie participou de várias cenas em que não aparecia no livro, o que é totalmente compreensível. No livro ela aparecia apenas em coisinhas pequenas que, se estivessem no filme, o deixariam muito longo. Só que eles não poderiam simplesmente descartar a menina, então colocaram ela em outros lugares.

A atriz que fez a Mia também combinou muito. Tinha cara de escandalosa e fez o papel muito bem.

Acredito que se o filme for assistido por alguém que não leu o livro, vai detestar, mas juro que não entendo qual é o problema que as pessoas viram. Ok, os efeitos são terríveis como eu disse antes, mas não acho que chegue ao ponto de classificar mal.

Ouvi várias pessoas falando que amaram também, tanto que quando eu disse que estava lendo o livro, falaram para eu assistir na mesma hora.

Claro que não é nada digno de Oscar, mas é um bom filme para matar tempo e uma boa adaptação. Os personagens bateram muito com o livro, tanto por aparência quanto por personalidade. Não mudaram a história, nem nada do gênero, então sim, eu amei.

4 estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: