Vida de escritora

Diário de uma Escritora [03]: Dicas para aprimorar a escrita.

Dando dicas para escritores aprimorarem a escrita.

E hoje é dia de falar sobre escrita novamente.

Dessa vez decidi dar dicas para aprimorar a escrita, não só em sua forma, mas também na conjunção de tudo, considerando todo um enredo.

Vamos começar?

  • Acho que já é importante começar com essa, porque ela deve ser o princípio da criação de um história. Ter um caderninho de anotações para transcrever todas as ideias foi bem importante para mim quando estava criando as minhas. Eu primeiro fazia uma anotação básica sobre os personagens, suas personalidades, histórias e coisas assim, depois passava para a história, escrevendo o que seria a premissa, desenvolvendo o início, meio e fim para eu ter noção sobre o que vou escrever, o que quero passar com a história que estou moldando. É importante fazer isso também para impor um segmento com os acontecimentos das três partes (retomando: início, meio e fim), e além disso tudo, ajuda o autor a se localizar nas escritas.
  • Uma decorrência que pode ser problema para autores é a repetição. Eu tenho problemas com isso as vezes, fico batendo cabeça para tentar lembrar de algum sinônimo, mas nem sempre aparece. Por isso indico o site Sinônimos, que me ajudou bastante nessa questão. É fácil de usar e muito útil, a todos vocês que escrevem, garanto que esse site será de grande auxilio.
  • Revisar esporadicamente os primeiros capítulos enquanto escreve a continuação é deveras importante, porque ali está a verdadeira essência dos personagens, do que você criou. Nesse tópico a importância é um tanto subjetiva, para alguns escritores por ser que funcione como um memorendo, relembrando como era para ser a personalidade dos personagens, dos acontecimentos. Para outros pode relembrar a evolução dos mesmos. De qualquer forma, creio que essa dica é realmente útil.
  • Pedir a opinião de uma outra pessoa também é um artificio bastante aproveitável algumas vezes. Tem certas cenas, certos diálogos que podem fazer sentido somente na nossa cabeça, assim como algumas colocações de frases. Com um segundo olhar apontando o que está bom e o que poderia ser mudado a leitura de uma terceira pode fluir mais, ficando mais agradável e harmônico.
  • Uma coisa que eu aprendi com o meu professor de ensino médio e que nunca vou me esquecer é manter os parágrafos em um tamanho favorável, nem muito grande, nem muito pequeno. Essa é a estética do texto, eu tinha costume de fazer textos com muitos parágrafos pequenos, ele me ensinou a encontrar o meio termo disso e hoje não consigo mais ler nada com parágrafos de duas, três linhas sem dar agonia. Foi quase uma lavagem cerebral, mas eu acho mais agradável parágrafos médios, realmente, haha.
  • O mesmo do item anterior vale para o tamanho dos capítulos. Fui ler Para Todos os Garotos que Já Amei e me agonizava aqueles capítulos ínfimos de três páginas. Ter um ou outro, como em Trono de Vidro, tudo bem, mas todos? Eu costumo deixar meus capítulos em torno das sete páginas, o único que ficou com duas foi o prólogo, o que é completamente justificável, mas acho cansativo o livro inteiro ser assim, da mesma forma que capítulos enormes também são desfavoráveis. Enfim, o melhor é encontrar um meio termo.
  • Manter sempre em mente os acontecimentos que quer passar e o decorrer deles. Mesmo que mude de ideia quanto à alguma trama, cena, ou qualquer coisa assim, é sempre indispensável observar se essa mudança realmente se encaixa com o resto para não ficar aquele coisa remendada e mal feita. Qualidade e dedicação acima de tudo.
  • Finalizando, não tinha como não falar que a principal dica é: Praticar. Isso ajuda muito, muito mesmo. Eu já disse aqui várias vezes e é bom repetir: ninguém começa sendo exemplo, todos precisam de certo tempo para virar um escritor bom e inspirador de fato. E a prática pode ser de qualquer forma, na escrita de uma narrativa mesmo, de uma dissertação, carta, não importa. O que importa é escrever e, com isso, ir encontrando sua própria forma, sua identidade descritiva para daí sim se jogar de cabeça nesse mundo de escrita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: