Listas

TOP 10: As melhores Adaptações.

Ranking das melhores adaptações de livros.

Mais um top 10, dessa vez um mais diferenciado. Falei de melhores livros de determinadas autoras nos anteriores, nesse terceiro vamos falar de adaptações, tanto cinematográficas quanto televisivas, valendo também para livros únicos ou séries/sagas.

Lembrando que não estou usando nenhum baseamento crítico técnico, é tudo minha opinião leiga em questões cinematográficas, e também só falarei das adaptações as quais li o livro, logicamente.

Ah, e como o fato de estar no catálogo da Netflix é sempre motivo de perguntas, vou deixar no final de cada posição se está no serviço de streaming ou não.

10) Academia de Vampiros.

ADV

Essa é uma adaptação que quase ninguém gosta, só tivemos filme do primeiro livro: O Beijo das Sombras. Como a adaptação não obteve o lucro necessário, as continuações acabaram por ser canceladas, mas eu lhes digo que acho esse filme muitíssimo injustiçado, tanto pela recepção quanto pela própria produtora, que não divulgou direito.

Talvez para pessoas que não leram os livros a história de fato tenha ficado meio confusa, não tiro a razão de quem fala isso, afinal, sou incapaz de opinar por esse ângulo, mas ainda assim eu gosto bastante desse filme e o assisto sempre que tenho um tempo livre.

É bem fiel à obra original e os atores batem muito com os personagens, amo a Zoey Deutch como Rose, Danila Kozlovsky foi o Dimitri da minha imaginação mesmo. Lucy Fry não era a Lissa que eu imaginava exatamente, mas também gosto e Dominic Sherwood ficou perfeito como Christian (ele é o Jace de Shadowhunters também, para quem não sabe).

E é um filme fácil de assistir, é 1h 44m que passam rapidinho, tudo fechadinho, envolvente e interessante, acho que o principal fator que influenciou no fracasso dessa adaptação foi a produtora. Chegar aqui no Brasil e lançar o filme direto no DVD é uma puta falta de sacanagem, vamos falar verdade. Acho que o BR é um dos países que mais daria público para o filme. Também não posso excluir o fato de que vampiros estavam saturados naquela época. 2014, Crepúsculo ainda era fresco em nossas mentes, tínhamos Diários de um Vampiro, True Blood e vários outros entretenimentos com o tema. Tudo isso teve certa influência no cancelamento da franquia, mas eu acho isso injusto. Adoro essa adaptação e a coloco em 10º lugar sim!

(Tem na Netflix)

Excited GIF - AmericasGotTalent AGT Happy GIFs

9) Os 13 Porquês/ 13 Reasons Why.

13 reasons.jpeg

Pensei bastante antes de colocar essa série, mas acho justo levá-la em consideração. Vou deixar de lado a segunda temporada, porque sinceramente, só teve uma trama boa de verdade, o resto é dispensável.

Tem muitas coisas que são tratadas de forma irresponsável na série, de fato, porém o livro também é bem raso, a adaptação tenta divergir nesse ponto e se alonga demais em tramas que não são nada interessantes e tornam o ato de assistir cansativo, mas ainda assim acho legal de acompanhar e, o mais importante, trata-se de assuntos muito relevantes na atualidade.

É dada uma visão do bullying, depressão e suicídio que é extremamente valoroso em especial para adultos, que não entendem com exatidão esses tópicos, afinal, são meio novos se for pensar bem. Tive um professor que dizia com todas as letras para um bando de adolescente de 16 anos que bullying não existe, é tudo frescura. É uma extrema falta de noção e empatia falar algo assim em uma escola, sendo um professor. Lembro na época de lançamento da série que teve muita gente abrindo mais a mente em relação a esses assuntos, o que a torna notável, infelizmente não foi o caso desse professor, mas enfim, tem gente desagradável nesse mundo mesmo, pessoal, vamos fazer o que, não é mesmo?

O caso dessa adaptação é um dos raros em que esta supera o livro. Os 13 Porquês é um livro legal até, só o julgo inconsistente, uma coisa interessante da série é que ela mostra o lado dos “porquês” também, que mesmo sendo malfeitores, igualmente são seres humanos e tem seus próprios problemas e motivações, tirando o fato de que toda história tem dois lados. Nas páginas temos apenas a visão da Hannah e do Clay, os outros personagens são citados apenas nas fitas, os roteiristas poderiam ter encurtado um pouco mais os episódios de certos porquês? Sim, mas nem tudo é perfeito, e o que importa é o significado social que essa série pode trazer, com isso lhe designo o 9º lugar.

(É original Netflix)

Tulla Luana Web Diva GIF - TullaLuana WebDiva Shocked GIFs

8) A Hospedeira.

TH.jpeg

Eu pensei 500 vezes antes de ler esse livro porque guardava certas reservas quanto à autora devido à qualidade questionável de Crepúsculo, depois que uma amiga bastante critica aprovou e recomentou que eu criei a coragem para ler e não me arrependo nenhum pouco.

As 100 primeiras páginas são bem tediosas, apresentando-nos o mundo e a forma caótica a qual se encontra no momento em que se passa a história, mas depois que Peregrina e Melanie vão para o refúgio tudo fica muito melhor.

Acho que a adaptação muda os pontos certos, é fiel, mudando apenas elementos necessários para a melhoria em outra forma de mídia. Os atores também batem bem com os personagens e mesmo tendo uma duração um tanto longa é envolvente de assistir.

Não tenho muito o que falar além disso, só acho que merece o 8º lugar mesmo.

(Não tem na Netflix)

Thumbs Up GIF - Friends Joey Chandler GIFs

7) Diários de um Vampiro/The Vampire Diaries.

TVD

Como não colocar TVD, não é mesmo?

Meu conhecimento quanto aos livros é escasso, li só até o terceiro, que teve um final podre e não me deu gosto para continuar, mas a adaptação supera totalmente as obras originais. Não sou apaixonada como muitas das minhas amigas eram na época do ápice da série, no entanto é inegável que no quesito adaptação isso aqui é exemplo.

É uma coisa que eu sempre digo, não tem problema ser diferente do livro, desde que façam um trabalho bem feito e os produtores de TVD o fazem de forma incrível. Se fosse fiel aos livros certamente a série seria um fracasso, eles fizeram uma mudança completa e acertaram em cheio com cada ajuste.

Para quem não leu a obra original, a única coisa a ser mantida basicamente é os nomes e a questão vampiresca mesmo, porque o resto é tudo alterado, até mesmo as características e funções dos personagens, a adaptação expande mais o universo, dá uma personalidade mais notável às figuras existentes e adiciona outras.

Enfim, tanto como adaptação quanto como série independente TVD é ótima e penso que está bem colocada em 7º lugar.

(Não tem mais na Netflix)

Boy Kid GIF - Boy Kid Computer GIFs

6) Emma.

Emma

Talvez eu seja um tanto suspeita para falar, porque adoro qualquer coisa na temática de época, mas essa série… Ai meu core.

Ela é muito fiel ao material original, acaba deixando de lado uma coisa ou outra, mas tudo justificável, precisamos entender que não são todas as coisas das páginas que ficariam boas em outra forma de mídia, e com isso Emma faz um bom trabalho.

Eu adorei a Romola Garai como Emma, acho que nunca seria capaz de imaginar uma melhor, Jonny Lee Miller não é o Knightley perfeito das minhas imaginações, mas se encaixa bem no papel. Acho importante ressaltar que temos o Michael Gambon, ator que interpretou Dumbledore a partir de Prisioneiro de Azkaban!! Ele interpreta o pai de Emma e está muito bem no papel. Os outros atores também cumprem bem os seus papéis, como sempre, os elencos das adaptações da Jane são escolhidos com muito cuidado e capricho.

A adaptação satisfez muito minhas expectativas e por isso merece o 6º lugar.

(Não tem na Netflix)

Chloelmao Vine GIF - Chloelmao Vine Dank GIFs

5) Jogos Vorazes.

THG

Pois bem, falemos de uma saga de bastante sucesso agora.

Eu era apaixonada por Jogos Vorazes lá pelos meus 13 anos. Vivia e morria por esses livros.

As adaptações não são perfeitas, teve muita coisa que foi tirada do roteiro e simplesmente não podia, como no Em Chamas, aquela cena do Haymitch, importantíssima para entendê-lo! Teve várias de Peetniss também, um dos maiores pecados da adaptação é o casal principal. Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson tem zero química, era pesaroso acompanha-los juntos.

Sem falar que a protagonista nitidamente só foi escolhida pelo nome em ascensão em Hollywood, tinha cenas que era perceptível que a Jennifer não fazia o mínimo esforço para deixar a cena boa. Ela até entrega uma Katniss legal, mas tem certas partes que não perdoo, ficaram bem ruins e eu criei ranço. Novamente sou suspeita para falar, porque amo o Josh Hutcherson e ele é o Peeta perfeito do meu coração, um pouco mais de altura faria bem, hehe, mas gosto da atuação dele. Liam Hemsworth mostra o mesmo Gale dos livros: sem sal e sem graça, não há muito o que falar. Os coadjuvantes roubaram um pouco mais a cena, é preciso admitir, afinal, não é todo filme que temos Julianne Moore e Woody Harrelson no elenco, não é mesmo?

Acho o primeiro filme, Jogos Vorazes, bom, falta uma coisa ou outra e aquela merda de câmera tremendo me irrita, mas é fiel e envolvente, gosto de assistir de vez em quando. Em Chamas para mim é o melhor, tem uns pecados sim, mas foi o melhor de assistir, tanto que fui umas cinco vezes no cinema. O grande erro foi dividir A Esperança em duas partes. Sério, não precisava, a parte 1 foi tediosa e a 2 é eletrizante e tudo mais, só que é apenas isso. É guerra, explosão e só o filme inteiro. Não gostei disso, deviam ter deixado a ambição de lado e feito um filme só, bem mais proveitoso.

Bom, eu adoro esses filmes, mas é inegável esses defeitinhos chatos. Fica no 5º lugar.

(Apenas os dois últimos presentes no catálogo da Netflix)

Bahls Nicole GIF - Bahls Nicole Salientada GIFs

4) The Handmaid’s Tale/O Conto da Aia.

THT.jpeg

Como eu não falaria de The Hadmaid’s Tale? Não tem como.

O Conto da Aia é um livro interessante e intrigante, mas enquanto eu lia sempre sentia que faltava alguma coisa, não sei, acho que não curti muito a maneira de escrita da Margaret Atwood, não me transpassava as emoções suficientes, ao passo que a série o faz de forma incrível.

Talvez grande parte disso devo à Elizabeth Moss que entrega uma atuação simplesmente magnífica no papel de June, ou Offred. Os dois materiais são muito focados em sua protagonista e é possível que a personagem tenha funcionado melhor na série e, ah, é legal ressaltar que no livro nem mesmo é citado o nome real da própria, ela é chamada o tempo inteiro de Offred, a série dá um lado mais pessoal a ela, o que aprovei completamente.

O elenco inteiro dessa adaptação é de aplaudir, eles dão um show. Acho que no quesito atuação nenhuma outra posição bate essa aqui, é de chorar de admiração mesmo por cada ator.

Em relação a fidelidade, com exceção de uma mudança ou outro, a adaptação é bem fiel na primeira temporada, só que a história do livro acaba com o final desta, então os roteiristas e produtores tiveram que criar um enredo completamente novo para a segunda. Muita gente criticou, eu gostei bastante da segunda temporada, acho que até mais que a primeira. Era chato aquela coisa de June quase fugir, mas não fugir? Era, mas em geral teve muito mais emoções e era imprevisível, na primeira eu já sabia tudo o que ocorreria graças ao livro, nessa, cada episódio era uma surpresa, na maioria das vezes, bem-vinda, então tem a minha aprovação, sinto pelos que não gostaram.

Enfim, é uma série linda em quesitos técnicos e muito importante no âmbito social para trazer reflexões ao nosso mundo atual. 4º lugar é pouco para essa perfeição, uma pena que tenho outras preferências.

(Não tem na Netflix)

Explodindo Boom Explosão CabeçaExplodindo GIF - Exploding Boom Explosion GIFs

3) Orgulho e Preconceito.

OEP.jpeg

Aqui eu vou falar não só de uma, mas das duas adaptações que esse clássico tem: A série, de 1995, e o filme, de 2005.

Assumo que gosto um pouco mais da série. Não consigo definir exatamente o porquê, só prefiro, haha. Foi muito gostosinha de assistir, nossa, quando engatei não pude parar. Tive certo problemas com alguns atores, por exemplo, a Susannah Harker é bem feinha para interpretar a Jane, que é mostrada como a mais bela das cinco meninas Bennet, o Crispin Bonham-Carter também não caracterizou bem o Bingley. Mas em defesa, essas são as únicas coisas que me incomodam. Amo tanto o Colin Firth quanto o Matthew Macfadyen como Mr. Darcy, no entanto o primeiro conquistou um pouco mais o meu coração. Keira Knightley e Jennifer Ehle estão empatadas na minha preferência.

Bom, aqui também não temos problemas com atuação, as duas adaptações são ótimas nesse quesito, só digo que os atores do filme, em geral, se encaixaram melhor nos personagens. Acho que em quesitos técnicos o filme acaba se sobressaindo, nem sou muito de reparar em fotografia, mas a desse filme é lindíssima. Na questão roteiro prefiro a série, prendeu-me um pouco mais que o filmes (os dois são excelentes, só que a série funcionou melhor para mim), a primeira também é um pouco mais fiel à obra original. Eu fiquei muito feliz de ver a cena da declaração do Mr. Darcy exatamente como no livro, o do filme também é lindo, mas nesse ponto acho que acabo por optar pela fidelidade.

Enfim, eu não tenho muito mais o que falar, só digo que amo de paixão essas duas adaptações e reassisto sempre que posso, não é à toa que está em 3º lugar.

(O filme está no catálogo Netflix, a série não)

Heart ILove You GIF - Heart ILoveYou Ily GIFs

2) Harry Potter.

HP.jpeg

Alguém mais estava sentindo saudade dessa saga aqui? Hahaha.

Amo demais esses filmes. Tem uns que a gente fecha o olho né, Ordem da Fênix é um erro e eu nem vou entrar no mérito de falar de Enigma do Príncipe porque é muito capaz de eu chorar falando sobre isso.

Mas os outros, é necessário admitir, são adaptações boas. Única vez no universo que dividir o último livro em duas partes deu certo, foi tudo bem distribuído e ficou boa a divisão.

Até Câmara Secreta temos adaptações bem fiéis, a partir de Prisioneiro de Azkaban isso já dá uma mudada, porque claro, os livros vão ficando maiores, impossível colocar tudo, mas o roteiro segue à risca a essência dos livros, eu simplesmente não tenho como reclamar (tirando Enigma do Príncipe, que como eu disse, está sendo ignorado). Acredito que esse seja o principal fator de Harry Potter ter sido uma ótima franquia, toda a essência do material original está ali de forma concreta e é lindo, apenas. Aquela cena do Harry chegando em Hogwarts… É de chorar!

Vamos falar de atuações agora, esses filmes tem um elenco de peso, todos os personagens secundários tem um grande nome no cinema britânico e eles usam muito bem o pouco espaço que tem. O nosso trio principal também é ótimo, com exceção do Daniel Radcliffe.

Quando criança, nos dois primeiros filmes, ok, mas Prisioneiro de Azkaban… Sofrível aquela cena que ele está gritando ao falar do Sirius, gosto nem de lembrar. Tirando a bendita questão dos olhos, né? Era para serem verdes, aí ficou azul, chega no final, a mãe dele tem olhos castanhos?? Nem tento mais entender isso, o que custava colocar uma menina de olho verde, carai?

Enfim, eu amo muito esses filmes e sempre os guardarei no coração, independente dos defeitos. 2º lugar do meu coração.

(Não tem na Netflix)

Clapping Harry Potter GIF - Clapping HarryPotter Applause GIFs

1) Outlander.

Outlander.jpeg

Já falei isso em uma tag e outras vezes também, a melhor adaptação para mim sempre será Outlander.

Não vou me estender muito, porque na comparação de Série x Livros já falei bastante, mas o elenco é ótimo, as mudanças são para melhor, é fiel ao material original… É minha série favorita e eu amo demais.

Mesmo antes de ler os livros eu já estava apaixonada e agora cada dia mais. No momento em que estou escrevendo esse post a 4 temporada ainda não foi lançada, então não sei como está, só sei que estou super ansiosa e quero ver logo, haha, pelo amor de Dumbledore, passa logo tempo!!

Ah gente, não vou repetir tudo o que falei no outro post, apenas vou ressaltar meu amor e indicar muito Outlander para todos vocês, porque não está no 1º lugar de brincadeira!

(2 primeiras temporadas presentes na Netflix)

Britney Thumbs Up GIF - Britney ThumbsUp Smile GIFs

Mas enfim, digam a opinião de vocês, sugiram outras adaptações tão boas quanto essas citadas, vamos lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: