Resenhas

RESENHA: Agora e Para Sempre, Lara Jean

Autor: Jenny Han

Número de páginas: 299

Na aguardada conclusão da série Para todos os garotos que já amei, Lara Jean vai ter que tomar as decisões mais difíceis de sua vida. Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Não sei se estou triste ou feliz de terminar essa série. Meu queridinho para ler durante as aulas chatas da faculdade… Mas eu não conseguiria ficar muito tempo com ele guardado e não ler.

Já fiz resenha de Para Todos os Garotos que já Amei e P.S. Ainda Amo Você. É só clicar nos títulos ou procurar no blog.

Ele tem 300 páginas, mas é completamente possível ler tudo em um dia (experiência própria). Por mais que eu tenha adorado o livro, ele foi o mais chatinho dos três. Não foi ruim, longe disso, mas foi o menos interessante.

Em Para Todos os Garotos que já Amei, a história é o começo do relacionamento de Lara Jean e Peter, as cartas, coisas do tipo. Em P.S. Ainda Amo Você, a consolidação do namoro dos dois, que antes era de mentira e que agora tem todos os medos e inseguranças de um namoro de verdade.

Dessa vez, eles estão ótimos juntos, a única coisa atrapalhando é que não vão estudar mais no mesmo lugar, até em estados diferentes. Lara Jean está praticamente endoidando por causa da faculdade, seu pai vai casar e Margot dá chilique. Essa é o resumo do livro.

Peter confirmou aquilo que eu já havia dito: ele não é perfeito. Todo mundo sabe que ninguém é perfeito, mas muitas pessoas estão idolatrando o cara. Vamos parar, né? Eu continuo amando ele, de todo o coração, mas ele é egoísta.

Na idade em que eles estão, um namoro não pode ser o foco. Eles ainda estão no ensino médio, as chances desse namoro acabar são muito grandes, mas parece que, entre os dois, apenas Lara Jean sabe disso. O foco deve ser a faculdade, o futuro, e não é justo ele chegar e ficar bravo porque ela escolheu uma faculdade melhor.

Claro que não vou descarar o lado dele, ele estava sob muita pressão, com tudo planejado e simplesmente do nada, descobriu que nada aconteceria do jeito que ele queria. Ele sofreu durante a vida, principalmente por conta de seu pai, mas pela descrição que Lara Jean faz dele, ele sempre teve uma vida muito fácil.

Falo isso como alguém que entrou para a faculdade esse ano e que viu como é diferente. Mas a questão é que não estava sendo difícil apenas para ele. É uma mudança como qualquer outra e não é motivo para sair tratando os outros mal, principalmente alguém que ele ama.

Mas deixando o Peter um pouco de lado, vamos falar da Margot. Ela estava insuportável nesse livro. Seu pai se casou e, em praticamente todos os capítulos, temos ela criando algum problema.

Porém, novamente, não vamos deixar de ver o lado dela. Pensa comigo. Ela se mudou para outro país para estudar e deixou seu pai solteiro tomando conta de suas duas irmãs mais novas, as pessoas que você jurou proteger. Quando ela voltou, tinha outra pessoa ali, dividindo tudo com o pai dela, sendo o exemplo de suas irmãs. A casa inteira está diferente, as regras são outras, todo mundo está diferente.

Lara Jean e Kitty estavam lá enquanto todas essas mudanças aconteciam gradativamente. Margot não. Ela só chegou lá e foi obrigada a engolir tudo de boca fechada, pois sempre que queria criticar, era colocada para baixo por alguém.

Outra coisa que eu disse nos outros posts, é que eu preferia a personalidade de Kitty no filme. Nos livros, ela é sempre a criança mimada, que faz aquilo que quer, não quer mostrar que tem sentimentos e que fica fazendo tudo por vingança. No filme ela já está mais velha, o que faz com que ela seja muito mais madura e que tenha motivos para fazer as besteiras que faz.

E finalmente, ela chega nessa personalidade no livro também. Claro, ela ainda tem muito o que melhorar. Essa indelicadeza dela, esse jeito de simplesmente dizer o que pensa… Não é bom, magoa as pessoas, assim como ela fez com Margot.

Ela ainda tem algumas atitudes infantis, mas ela também não é nenhuma adulta. Está naquela fase de transição entre a infância e a adolescência, então temor que relevar algumas coisas.

Fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu um ano depois. Sabemos para qual faculdade Lara Jean e Peter foram, mas não sabemos se eles continuaram juntos depois, se Lara Jean pediu transferência. Eu não gosto muito de quebras de tempo, mas já que teve uma que pulou toda a viagem das garotas Song, como elas gostam de ser chamadas, poderia ter mais uma que dissesse o que aconteceu depois. Essa é a única coisa que acho que faltou.

Enfim, amei o livro, amei a série e, acima de tudo, amei Peter.

5 estrelas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: