Extras

Como organizar as leituras

Acho que uma das maiores reclamações para quem não lê é a falta de tempo. Você escolhe o que faz com seu tempo, não as outras pessoas. Seu tempo tem que ser usado por suas prioridades e, se não é isso que está acontecendo, você já está errado.

Não tem segredo para ler milhares de livros por mês, é só saber se organizar e conseguir equilibras as coisas.

Eu demorei muito para perceber isso, mas agora estou lendo cada dia mais.

Estou na faculdade e sei como é difícil passar o dia inteiro lendo livros relacionados às matérias e depois ler outra coisa, mesmo que seja por lazer.

Essas dicas me ajudam para caramba, e ter um lugar para compartilhar aquilo que estou lendo (no caso o blog) está me dando ainda mais motivação. Então talvez seja legal você considerar essa hipótese. Por que não?

Saiba os livros que você tem, os que quer comprar e os que quer ler

Essa dica é muito chata quando você já tem muitos livros. Mas é uma coisa que você faz uma vez só e que ajuda muito.

Quem gosta de ler e comprar cada vez mais livros, sabe que depois de um tempo tudo vira uma bagunça. É difícil saber quais livros você já leu, quais ainda quer ler e acaba comprando sempre mais.

Por isso gosto tanto do aplicativo/site Skoob. Ele é um jeito de organizar tudo isso. Você pode separar tudo por categorias e deixar tudo arrumado.

Desse jeito, quando você terminar um livro e for começar a ler outro, é só ver sua lista de livros que pretende ler e pronto.

Leia em qualquer lugar

Esse ano comecei a andar muito de ônibus. E caramba, são quase duas horas do meu dia que eu passo lá dentro, parada. Então são mais quase duas horas do meu dia que eu passo lendo.

Não importa se é um ebook no celular ou um livro físico, é sempre legal ter algo com você.

Sempre temos intervalos de 15 minutos no nosso dia em que não temos absolutamente nada para fazer. É só ler um livro.

Eu assino o Kindle Unlimited e passo o meu dia procurando pequenos intervalos para ler alguma coisa. Conclusão, estou sempre terminando livros pequenos.

Saiba que livros não precisam ser só em papel

Eu sei que as vezes é difícil carregar um livro gigante por aí, mas isso não é desculpa. Eu gosto muito de ter duas versões do livro que estou lendo atualmente, um físico e um ebook. Desse jeito, posso ler em casa e não preciso ficar carregando um gigante para onde vou.

Mas as vezes é legal ficar ouvido coisas diferentes. Você não precisa ler. Pode apenas escutar. Audiobooks são muito bons para quando você quer fazer algo e escutar alguma coisa ao mesmo tempo. Cozinhar e dirigir é chato para algumas pessoas e, dependendo do caso, pode levar muito tempo. Então você pode fazer algo mais produtivo ao mesmo tempo.

Aprenda a ler mais rápido

Existem milhares de técnicas para isso e ainda quero fazer um post sobre isso. É legal deixar claro que a velocidade com que você lê não vai influenciar no seu entendimento. Nós aprendemos quando crianças a ler devagar, mas isso é péssimo.

Quando você chega na faculdade e dá de cara com aqueles livros de mais de 1000 páginas que precisam ser lidos várias e várias vezes, você percebe que a habilidade de ler super rápido é muito, muito útil. E como você consegue isso? Praticando.

Descubra quanto tempo demorará para ler o livro e use a técnica pomodoro

Todo mundo se distrai. Isso faz parte da natureza do ser humano. Mas isso não significa que seja impossível se concentrar em apenas uma coisa por um tempo.

Essa técnica é bem simples e consiste em usar um cronometro para marcar um período de leitura e um período de descanso. Não vou avançar muito, mas é basicamente 25 minutos de “trabalho” e 5 minutos de descanso. Após quatro ciclos desse, você deve fazer uma pausa de 15 minutos.

A parte de saber quanto tempo demorará para ler o livro é um pouco mais demorada de descobrir. Ache uma página do livro que só tenha texto. Não pode ter nenhuma parte em branco, nem imagens, nem nada. Também não pode ser início e fim de capítulo.

Leia essa página inteira e marque o tempo que levaria. Quando acabar, multiplique esse tempo pelo número de páginas e você terá uma boa média de tempo.

Talvez você leve um pouco mais, talvez um pouco menos, mas é bom para conseguir encaixar na agenda. Essa dica é ainda melhor para livro didáticos que são um horror para ler.

Saiba dos seus compromissos e adeque seus livros a eles

A pior coisa que você pode fazer é ler um livro enorme durante uma semana muito ocupada. Não leia Game of Thrones em época de prova!

Geralmente sabemos antes quando estaremos muito ocupados ou não, por isso, se você acabar um livro agora e está cheio de relatórios para entregar semana que vem, não comece um livro que você sabe que não conseguirá largar.

Escolha aquele que te disseram que é péssimo, aquele de 100 páginas, aquele que você só quer ler novamente.

Divida as leituras em categorias

A maioria das pessoas lê coisas diferentes com propósitos diferentes. No meu caso, leio coisas para a faculdade, outras para o blog e outras só porque quero.

O motivo para separar tudo é que assim você consegue equilibrar as coisas. O ideal, é que você consiga separar tudo e ver se você está deixando as leituras para a faculdade de lado ou se essa categoria está sendo a única nos últimos dias.

Claro que em alguns momentos, você terá que focar mais em algumas coisas. No momento, estou lendo a maioria dos livros pensando no blog, mas isso não significa que não estou lendo outras coisas.

A questão é, você pode e deve focar em algumas coisas durante algum tempo, mas não é nada bom ler só coisas importantes todos os dias de sua vida.

Estabeleça metas

Essa é uma continuação da dica anterior. Para você saber se está lendo aquilo que realmente precisa, é bom saber o que você quer ler durante o mês ou semana.

As minhas metas são bem simples. Ler um capítulo de algum livro relacionado à faculdade e 100 páginas de qualquer outro. 99% das vezes eu leio mais que essas 100 páginas, já que eu leio muitos outros livrinhos pequenos. Acho que se fizermos uma média, eu leio umas 200 páginas por dia.

Talvez isso seja pouco ou muito para você. Talvez você esteja lendo livros maiores e esteja com pressa, ou a faculdade não exija tanto, eu não sei. Essa parte cabe a você.

Criar uma meta de leitura é até simples. Tem que ser algo que caiba na sua rotina, não adianta nada colocar que vai ler 1000 páginas em um dia se você trabalha o dia inteiro e estuda à noite. Mas também tem que ser algo que te dê um pouquinho de trabalho, não vá colocar como meta ler 5 páginas.

Tenha prioridades

Essa dica é a mais complicadinha de falar. Todo mundo faz algumas coisas que não quer fazer. Faz parte da vida. Muitas vezes, estamos em lugares que não gostaríamos de estar. No meu caso, no meu curso na faculdade, tenho duas aulas que considero uma total perda de tempo. Sei que outras pessoas gostam dessas aulas, mas eu não.

Eu estou ciente que, quando chegar a época de provas, terei que estudar mais para essas matérias. Mas em alguns casos, dependendo da didática do professor, vale mais a pena você fazer outras coisas durante a aula e estudar sozinho em casa depois.

Não estou dizendo para você que ainda está na escola não prestar atenção na aula de matemática. Estou falando para você que foi jogado em uma palestra que seu chefe te obrigou a ir, mas que você sabe que não acrescentará em nada na sua carreira.

Não seria mais interessante não prestar atenção nessa atividade e ler alguma coisa que de fato é do seu interesse, que vai fazer de você um ser humano melhor, que te ajudará a entender alguma coisa nova, que renda um post novo no blog ou que simplesmente te divirta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: