Listas

TOP 10: Os melhores Livros da Cassandra Clare.

Um ranking dos melhores livros da Cassandra Clare.

Eu amo a Cassandra Clare, que isso fique claro. Ela é minha autora favorita junto com a Jane Austen e, uma das coisas que eu mais gosto nela, é a perceptível melhoria gradativa na escrita, desde seu primeiro livro até agora.

Desde Cidade dos Ossos, já é notável o quanto ela cresceu como escritora, e isso só me faz admirá-la cada dia mais, porque ninguém começa sendo um exemplo, sim? Me identifico, hahaha.

Por isso decidi estrear um quadro novo aqui no blog, TOP 10 de livros, dessa vez, claro, da Cassandra. Eu só vou falar das séries do mundo Shadowhunter (Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas), deixando de lado também os spins-offs.

Livros das séries

Vamos começar então?

10) Cidades dos Anjos Caídos.

Resultado de imagem para cidade dos anjos caidos

Eu nem queria que esse livro estivesse na lista, sinceramente, haha. Porque para mim ele só não é pior que Cidade das Cinzas, que foi péssimo. Mas como era pra ser um TOP 10 e eu tinha que colocar um dos dois, optei por esse.

Faz bastante tempo que eu li, mas lembro-me a dificuldade de fazê-lo. Nunca fui uma grande fã do Simon e, devido aos acontecimentos do livro anterior, este é muito focado nele.

Para quem não sabe, era para Instrumentos Mortais ser uma trilogia, que teria acabado em Cidade de Vidro, até dá pra perceber um quê de adeus no final dele, mas no fim das contas, Cassandra decidiu-se por continuar a série. Não julgo muito ela, não foi exatamente um trabalho mal feito, só foi um pouco chato no início porque você não sabe muito bem o que vai acontecer, afinal, a maioria dos personagens teve um desfecho satisfatório no livro anterior, tirá-los da calmaria para voltar à desgraça é um tanto desconfortável tanto para o leitor, quanto para a própria autora e personagens.

Primeiro precisamos ter uma noção de como eles estão, claro, para depois irmos descobrindo o que os espera mais para frente, e esse tempo de mudanças foi bastante maçante.

Por esse motivo, Cidade dos Anjos Caídos fica em 10º lugar.

Resultado de imagem para gif gretchen

9) Cidade das Almas Perdidas.

Resultado de imagem para cidade das almas perdidas

Aqui já temos um enredo preestabelecido e noção dos perigos que os protagonistas precisam enfrentar.

Foi bem mais envolvente, mas ainda assim fica atrás dos outros livros, há partes que foram muito prolongadas sem necessidade. E aqui existe um vislumbre melhor do novo vilão dos três últimos livros: Sebastian.

Primeiro vilão que eu amei de verdade. Melhor elemento do livro, sem dúvidas. Ele é carismático e ao mesmo tempo um típico demônio (e isso nem é uma analogia, hahaha), os ataques dele à Clary e sua manipulação em cima de Jace foram os fatores que movimentaram o livro e o tornaram bom. O restante é tudo um tanto dispensável.

Vale o 9º lugar.

Resultado de imagem para katy coraçao gif

8) Cidade dos Ossos.

Resultado de imagem para cidade dos ossos

Há muitos que consideram este o pior livro da Cassandra, não acho que seja injustificado, porque foi o primeiro livro publicado dela, e não há como esperar excelência de uma autora iniciante, mas eu gostei de verdade desse livro.

Eu estava na praia quando comecei a lê-lo e surpreende vocês o fato de eu ter lido ele em uma única madrugada? Eu não consegui largar. Fui me envolvendo com a descoberta daquele novo mundo junto com a Clary e o sono desapareceu. Passei o dia seguinte inteiro dormindo, mas não me arrependi, gostei muito mesmo.

Geralmente primeiros livros de séries são de uma qualidade duvidosa, porque precisa apresentar personagens, enredos, mundos… Aqui funcionou porque desde o início o negócio já começa pegando fogo e com o passar das páginas só melhora. Pode ser que a minha idade, tinha só 13 aninhos quando li, tenha influenciado nessa paixão, mas até hoje tenho muito carinho por Cidade dos Ossos, então não me arrependo de colocá-lo em 8º Lugar.

Resultado de imagem para tá pegando fogo bicho gif Resultado de imagem para nicole bahls gif

7) Cidade do Fogo Celestial.

Resultado de imagem para cidade do fogo celestial

Que livro, meus amigos!

Aqui já começa a parte difícil de apontar pontos negativos, eu adorei esse livro.

Com os dois que vieram antes dele sendo um tanto quanto medianos, não sabia se deveria criar expectativas, mas ele foi muito superior e deu um fim justo à série. Tudo fechadinho, conciso e eletrizante, outro que foi lido em um breve espaço de tempo, dois dias!

Tem uma coisa ou outra que talvez eu faria de forma diferente, porém, não tiro o valor, tudo bem feito com um desfecho verdadeiramente satisfatório para o que foi mostrado nos 5 livros antecedentes.

7º lugar merecido!

Resultado de imagem para selena gomez gif

6) Senhor das Sombras.

Resultado de imagem para senhor das sombras

Outro livrão da porr*.

Ele começa de forma lenta, você demora pra engatar na leitura, mas quando engata… É muito bom. O final então… Nossa, que tiro.

O desenvolvimento dos personagens novos, a aparição de alguns antigos (Tessa e Jem aparecem nesse livro!!!), foi incrível, maravilhoso de ler. Só tem uma coisa que me deixa incomodada desde o primeiro livro, que é a quantidade de shipps existentes nessa série. É tanto casal que você fica confuso e no fim das contas não torce por nenhum, porque é demais pra cabeça. Se você não focar no enredo principal, fica louco ao pensar em quem vai ficar com quem.

Enfim, é um livro excelente, com defeitos, mas ainda assim ótimo de ler. 6º lugar condigno!

Resultado de imagem para gif pandlr

5) Cidade de Vidro.

Resultado de imagem para cidade de vidro

O único livro de Instrumentos Mortais a entrar no TOP 5?? Sim.

É o único que julgo ter calibre suficiente para tanto. Cidade do Fogo Celestial tem um enredo e desfecho ótimos para a série, mas sinto que não chegou na qualidade deste. Não foi só a finalização que se sobressaiu, os plot twists também foram inesquecíveis. Tem um que eu duvido que qualquer um adivinhou. Eu fiquei chocada com o acontecimento, a audácia da Cassandra de colocar aquilo. Na verdade, foi mais de um.

Ela não tem medo de arriscar e acho esse um ponto importantíssimo para essa série, porque chama atenção e faz o interesse crescer, certamente por isso fez e faz tanto sucesso. Vale o 5º lugar.

Imagem relacionada

4) Anjo Mecânico.

Resultado de imagem para anjo mecânico

Aqui sim começamos a falar de perfeição. O primeiro livro da melhor série da Cassandra, e da minha trilogia favorita da vida.

A complexidade dos personagens, dos acontecimentos… Meu Deus, como eu amo tudo isso!

O primeiro livro é o mais fraquinho, mas ainda assim é maravilhoso. Clary e Emma são personagens que acho meio chato de acompanhar, porque tem muitas birrinhas desnecessárias e decisões infantis, Tessa é diferente, mesmo vivendo em uma época bem mais complicada, ela é muito mais admirável e valente que as outras. Isso já ganha muitos pontos comigo. O fato da grande maioria dos outros personagens terem meu coração também é só um extra bem-vindo.

Sem esquecer que aqui tem os incríveis plot twists inimagináveis que a Cassandra nos proporciona.

Enfim, livro espetacular representando nosso 4º lugar.

Resultado de imagem para tulla luana gif pandlr

3) Dama da Meia-noite.

Resultado de imagem para dama da meia noite

Estreando nosso TOP 3 com ele, o primeiro de Artifícios das Trevas, Dama da Meia-noite!!

O fato de diversos personagens das séries anteriores aparecerem regularmente neste já não é motivo suficiente para torná-lo ótimo?

Além disso, também há um enredo interessantíssimo e, lógico, plost twists de explodirem cabeças. Ademais tem uma complexidade da trama, como As Peças Infernais. É subsequente de Cidade do Fogo Celestial, passando alguns anos depois da Guerra Maligna, e nos mostra as graves consequências que Sebastian deixou para trás, após sua morte. Existe toda uma trama que relaciona certos preconceitos dos Caçadores de Sombras com descriminações que temos em nossa realidade também, que eu achei muito válido.

Esse envolve um pouco mais de política que os anteriores, o que não o torna chato, é bastante intrigante e a leitura rende, a princípio me assustei com a quantidade de páginas, mas é justificado pela qualidade desse livro e pelos desenvolvimentos bem feitos. Um 3º lugar é um 3º lugar, não estamos mais aqui de brincadeira!

Resultado de imagem para que hinooo gif

2) Príncipe Mecânico.

Resultado de imagem para principe mecanico

Que livro, que personagens, que reviravoltas! Só de lembrar dessa obra já tenho vontade de chorar.

É aquela história que você se envolve e sofre junto com as pessoas ali retratadas. Triângulos amorosos raramente funcionam, mas Tessa, Will e Jem são um trio tão lindo que você fica até em dúvida quanto à qual casal torcer. Eu sempre tive uma queda maior pelo Will, contudo, Jem também é um ser humano fantástico e eu, no lugar da Tessa, não saberia quem escolher. Não pode ficar com os dois não?

Tudo é muito bem distribuído, com os dramas mais íntimos ou os gerais sendo envolventes da mesma forma. Merecia o primeiro lugar, fiquei balanceada quanto a qual escolher, mas precisei designar aquele que mexeu mais comigo, e nesse ponto, não tem discussão…

Resultado de imagem para pandlr gif

1)Princesa Mecânica.

Resultado de imagem para princesa mecanica

Nesse eu chorei de verdade mesmo. É muito difícil alguma história me emocionar, mas essa…

Esse livro é muito, muito intenso. Aqui nós temos um contato com o vínculo Parabatai, citado desde Instrumento Mortais, muito grande. Quer dizer, desde Anjo Mecânico nós vemos a conexão imensurável que há entre Will e Jem, neste só tem uma situação mais grave, que mexe de verdade com o coração. Mexeu muito com o meu. E eu não confio em pessoas que não ficaram abatidas com a parte a qual me refiro.

Jace e Alec também eram Parabatais, mas era uma coisa meio vaga, as vezes nem parecia que eles tinham todo esse vínculo que a própria união diz ter (SPOILER) Jace morreu em Cidade de Vidro e Alec nem percebeu direito, enquanto quando ocorre o fatídico acontecimento com Jem, Will quase falece junto, só a partir daí que eu entendi verdadeiramente o significado da ligação Parabatai. E digamos que uma parte de mim morreu com a “separação” dos dois.

Tessa fica meio isolada deles o livro inteiro e era incrível ao mesmo tempo desesperador acompanhar essas perspectivas diversas e longínquas. Você quer vê-los juntos a todo custo, mas sabe que para que o desfecho seja bom, eles precisam ficar separados.

(SPOILER) Assim que eu comecei a ler Peças Infernais, me contaram que o Will morria, eu deduzi que seria uma morte em batalha, então fiquei o tempo todo esperando. Realmente não esperava o que aconteceu, me arrebatou de uma forma… Eu chorei muito, quase morri de desidratação de tanto chorar. E como eu disse, é muito difícil me fazer chorar com essas coisas! Foi uma morte digna, mas triste, ainda assim.

Gente, eu nem sei mais como continuar, só indico esse livro. Essa trilogia na verdade, né. Ela é incrível e abrange questões que vão muito além do mundo das sombras. É lindo, impactante e o trabalho mais bem feito da Cassandra. Parece que ela deu alma e coração para isso, então tem todo o meu amor eterno. (SPOILER) Eu te amo Will Herondale, você sempre estará vivo no meu coração!

Resultado de imagem para gif tulla chorando Resultado de imagem para gif gretchen chorando

Mas e vocês? Concordam comigo ou discordam em algum ponto? Comentem, vamos lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: